CDETambém chamado de Conselhos Escolares é um órgão colegiado, constituído por representantes de todos os segmentos da comunidade escolar (pais, alunos, membros do magistério e diretor/a), que toma decisões sobre as dimensões administrativa, financeira e político-pedagógica da escola. É uma forma de gestão na qual a direção é compartilhada por um conjunto de pessoas com igual autoridade.

Tem a finalidade de assegurar a participação de todos os segmentos nas decisões da escola, acompanhando a aplicação dos recursos e discutindo prioridades. Além disso, o Conselho avalia a atuação da escola na execução do projeto político-pedagógico, bem como participa das discussões sobre assuntos de interesse da comunidade escolar.

O CDE, eleito a cada 2 anos (no mês de março dos anos ímpares), é constituído por um número de no mínimo 5 e no máximo 21 conselheiros de acordo com a realidade de cada escola. A legislação assegura a proporcionalidade de 50% ao segmento pais/alunos e 50% ao segmento de magistério/servidores.

Os Conselheiros Escolares tem como principais atribuições:

1. Representar seu segmento discutindo, formulando e avaliando internamente propostas a serem apresentadas nas reuniões do Conselho;
  2. Promover reuniões com seu segmento, a fim de discutir questões referentes à organização e ao funcionamento da escola, bem como o encaminhamento de sugestões e proposições ao CDE;
  3. Participar das reuniões ordinárias e extraordinárias sempre que convocados;
  4. Orientar e coordenar os seus segmentos visando à eleição de seus representantes do Conselho;
  5. Divulgar as decisões do Conselho aos seus pares;
  6. Colaborar na execução das medidas definidas no CDE, desenvolvendo ações no âmbito de sua competência, entre outras.

Curso de Formação de Conselheiros Escolares

Com o objetivo de estimular e fortalecer a participação dos conselheiros escolares na gestão democrática da escola, o Ministério da Educação, em parceria com as Secretarias de Educação, promove o curso de formação de conselheiros escolares. O curso é destinado a estudantes que tenham atuação no Grêmio Estudantil, membros das Associações de Pais e Professores (APPs) e funcionários que atuam na unidade escolar que ainda não têm conselho e no município que ainda não dispõe da lei de criação aprovada.

As turmas serão compostas de no mínimo 40 cursistas. O critério para distribuição das vagas será garantir, preferencialmente, a presença de todos os segmentos: gestores, pais, professores, funcionários, alunos e pessoas da comunidade que são conselheiros dos conselhos escolares/APP e ou Grêmio Estudantil. Para a pré-inscrição é necessário ter CPF e e-mail.

O curso terá duração de 40 horas, sendo 28 horas em ambiente virtual de aprendizagem e 12 horas distribuídas em três encontros presenciais, durante o período de aproximadamente 60 dias. Os encontros presenciais acontecerão no município em que está sendo oferecido o curso.

Mais informações sobre o curso podem ser obtidas com os articuladores.

Clique aqui e veja o contato dos articulares

Lista de contatos nas Gerencias Regionais de Educação

Mais informações:
Gerência de Parceria com os Municípios e Apoio aos Sistemas Municipais de Ensino (GEPAM) vinculada à Diretoria de Articulação com os Municípios (DIAM)
Telefone: (48) 3664 0166