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folder RETOMADA DO PROCESSO E (RE) MOBILIZAÇÃO

Em janeiro de 2019, uma nova gestão estadual tomou posse e determinou que a implementação da BNCC/Currículo era uma das prioridades a serem cumpridas pela SED. Iniciou-se, então, nova mobilização das entidades envolvidas no regime de colaboração, com uma meta bem clara e determinada: concluir o processo de construção do documento e atender as necessidades de formação estipuladas para 2019, já que Santa Catarina era o único ente da Federação não havia finalizado o documento em 2018, como previa o cronograma do MEC.

O Termo de Referência (TR), para liberação de recursos do PAR, incluía três frentes de ação:    a) contratação de especialistas/consultores em currículo, b) realização de eventos formativos e de mobilização e c) diagramação e impressão dos materiais curriculares.  Foram então planejados e executados os três seminários previstos, entre abril e agosto de 2019, envolvendo mais de 500 pessoas, assim distribuídas:

  • 472 Professores e Gestores das redes pública Estadual e municipais de Santa Catarina
  • 02 Coordenadores Gerais da BNCC
  • 03 Coordenadores de Etapa da BNCC
  • 01 Coordenadora de Currículo
  • 27 Consultores da BNCC
  • 24 Redatores da SED e UNDIME
  • 01 Articulador da UNCME
  • 02 Articuladores do CEE
  • 07 Técnicos da SED
  • 08 Representantes da Comissão Executiva SED, UNDIME, UNCME, FECAM e CEE

TOTAL: 547 pessoas

 

1º Seminário para a Sistematização do Documento do Currículo Base da Educação Infantil e Ensino Fundamental do Território Catarinense

 

15/04 Encontro BNCCRealizado entre os dias 15 e 17 de abril de 2019, no município de São José, na Grande Florianópolis, o encontro teve como objetivo aprofundar os estudos e finalizar o documento preliminar, a partir dos grupos de trabalho com a seguinte configuração: a) Educação Infantil: Crianças Pequenas, Crianças Bem Pequenas e Bebês; b) Alfabetização; c) Anos Iniciais do Ensino Fundamental; d) Anos Finais do Ensino Fundamental; e, e) Modalidades de Ensino e Temáticas. Os cursistas participaram de uma imersão de três dias, sob a coordenação de consultores das áreas acima citadas e redatores especialistas em Educação Infantil, Alfabetização, Língua Portuguesa, Língua Inglesa, Matemática, Ciências, História, Geografia, Artes, Ensino Religioso, Educação Física, Educação Indígena, Educação Quilombola, Educação de Jovens e Adultos (EJA), Educação para Relações Étnico-raciais (ERER), Educação Especial, Educação do Campo e Educação Ambiental. A arquitetura deste Seminário pode ser identificada no Quadro 1.

Quadro 1 – Conteúdo Programático do 1º Seminário.

conteúdo programático 1º seminário2

Ao final, foi organizado o documento, cujo conteúdo didático-pedagógico foi finalizado pelos redatores e consultores e entregue ao Conselho Estadual de Educação/CEE em junho. Em 17 de julho, os conselheiros aprovaram o Currículo Base da Educação Infantil e Ensino Fundamental do Território Catarinense por unanimidade. Após essa etapa, o foco do projeto passou a ser, então a formação inicial, com a realização de dois seminários, detalhados a seguir.

 

1º Seminário para a Formação dos Formadores do Currículo Base da Educação Infantil e Ensino Fundamental do Território Catarinense

 

26/06 Encontro bncc. 28Neste evento, realizado entre os dias 24 e 26 de Junho, foi organizada uma dinâmica diferente de trabalho, para dar conta da necessidade dos cursistas se apropriarem de todas as especificidades do novo currículo – áreas de conhecimento e diversidades, entre outras. Assim, foram organizados dois grupos:

  • Grupos de 1 a 6 – formados por consultores e redatores, reunindo diferentes áreas pedagógicas no mesmo grupo, permaneceram fixos em seis salas.
  • Grupos de A a F – formados pelos cursistas, com cerca de 80 pessoas cada, realizavam um percurso, em sistema de rodízio, pelos Grupos de 1 a 6, conforme Quadro 2.

Quadro 2 – Distribuição dos Grupos de Trabalho.

Quadro 2 Distribuição dos Grupos de Trabalho

24/06 seminário BNCC

 

 

Nesse percurso, em cada um dos grupos de 1 a 6, foram desenvolvidas atividades de especificidades nas séries iniciais e finais do Ensino Fundamental e campo de experiência do Ensino Infantil.

 

 

2º Seminário para a Formação dos Formadores do Currículo Base da Educação Infantil e Ensino Fundamental do Território Catarinense

 

19 08 seminário bncc. 9Após o 1º seminário de formação, percebeu-se a necessidade de aprofundamento de formação em questões do novo currículo relacionadas ao fazer pedagógico e ao dia a dia nas unidades escolas. Dessa forma, definiu-se que a metodologia o 2º seminário (realizado de 19 a 21 de agosto) seria a mesma do anterior, mas com a formação de grupos de trabalhos com temáticas distintas – Avaliação, Projeto Político-pedagógico (PPP), Formação, Tecnologias para a Aprendizagem e Áreas do Conhecimento.

Esses grupos temáticos (formados por consultores e redatores) ficaram fixos em cinco salas, sendo que os grupos de A a F realizaram rodízio conforme Quadro 3.

Quadro 3 – Grupos Temáticos.

Quadro 3 Grupos temáticos

Cada grupo de A à F foi composto por, aproximadamente, 100 profissionais de todos os grupos do primeiro seminário: Educação Infantil, Alfabetização, Língua Portuguesa, Língua Inglesa, Matemática, Ciências, História, Geografia, Artes, Ensino Religioso, Educação Física, Educação Escolar Indígena, Educação Quilombola, Educação de Jovens e Adultos - EJA, Educação para as Relações Étnicas e Raciais - ERER, Educação Especial, Educação do Campo e Educação Ambiental.