A- A A+

Mais de 500 professores da rede estadual da região e da rede municipal de Itapiranga devem participar do 3º Fórum Regional de Educação que será realizado no Clube Imigrantes em Itapiranga. O evento regional que vai ocorrer na sexta-feira, 27, é organizado pela Gerência Regional de Educação da ADR Itapiranga. A abertura será às 8h15 e a programação prossegue até às 16 horas. 

A palestrante será a professora da cidade de Araranguá, Josi Zanette do Canto, que vai discorrer sobre caminhos, desafios e possibilidades das Tecnologias Digitais de Informação e Comunicação (TDIC) nas escolas. O fórum integra uma das atividades de formação continuada ofertada para os professores da rede estadual de ensino dos cinco municípios da ADR Itapiranga.

Conforme o supervisor de gestão escolar na ADR, Vilson Von Borstel, o fórum ainda terá apresentações culturais por parte de alunos, oficina de tecnologias e relato de projetos por parte de alguns educandários. Vilson entende que as escolas e professores trabalham muito e tem inúmeros projetos que se destacam. Acredita que, o fórum é uma oportunidade de divulgação destas atividades, sendo um evento que torna a escola e o professor protagonistas.

Leia mais...

Projeto envolveu 1.209 alunos de escolas públicas e particulares do Estado, com missões relacionadas ao meio ambiente

Foto 1 desafioOs alunos da EEM Professora Eladir Skibinski, de Joinville, estiveram em Florianópolis para passear e receber um prêmio especial. A escola foi campeã do Desafio Sustentável, projeto da Revista Its que movimentou mais de 1,2 mil alunos de escolas públicas e particulares de Santa Catarina. O objetivo é contribuir para a conscientização ambiental nas unidades de ensino.

Como premiação os alunos ganharam uma viagem para Florianópolis onde puderam conheceram a estrutura do Grupo RIC e assistir palestras. Porém, o grande momento foi a entrega do troféu. De acordo com o professor, André Linhares Medeiros, o Desafio Sustentável representa na consciência de cada aluno o cuidado que devemos ter com a água. “Eles passaram a ter uma visão diferente da conscientização ambiental do que tinham. Eles não reconheciam a realidade da cidade deles e nem a problemática: o abastecimento de água e os rios contaminados. A pesquisa que realizaram ajudou muito nesta criação de consciência”, afirma.

Ao longo da gincana, os alunos mapearam a bacia hidrográfica da cidade onde moram, identificaram ameaças aos recursos hídricos e a elaboraram planos para prevenção de danos, além de criarem ações para motivar a comunidade a respeito da sustentabilidade. “Ficamos surpresos e felizes pela criatividade e pelo engajamento das escolas, a forma que alunos e professores se envolveram para trabalhar o tema da água foi muito proveitoso”, comenta o diretor regional Florianópolis do Grupo RIC SC, Roberto Bertolin.

Leia mais...

20 10 Comissão escolar vistoria obras da nova sede da Escola Ana Gondin em LagunaUma comissão formada pela direção, equipe pedagógica, professores e funcionários da Escola Ana Gondin, de Laguna, vistoriou as obras da nova unidade na tarde desta terça-feira, 17, acompanhada pela gerente de Infraestrutura, Morgana Rodrigues.

A estrutura em concreto e paredes de alvenaria do prédio principal estão concluídas, agora recebem o fundo de selador e a estrutura do telhado. A estrutura do ginásio de esportes também foi erguida e coberta por telhas autoportantes, uma estrutura onde são perfiladas no próprio canteiro de obras e colocada em apenas três dias.

Leia mais...

Nova etapa do Seminário de Gestão Escolar foi realizada na tarde desta quarta-feira, 17, no auditório da EEB Prefeito Luiz Carlos Luiz, em Garopaba, reunindo gestores de abrangência da Gerência de Educação (Gered), de Laguna, onde foram apresentados projetos executados com sucesso em seis unidades escolares.

A EEB Gregório Manoel de Bem, em Laguna, mostrou aos participantes a rádio #Na Escola. Durante os intervalos de recreio e almoço, no pátio agora rola além de brincadeiras, informações variadas e música. Segundo a gestora, Adriana Araújo Lealpor, por meio da rádio os alunos melhoraram as relações e diálogos, ouvem músicas clássicas e MPB e assim estamos construindo um ambiente calmo, reflexivo para volta dos alunos a sala de aula.

Leia mais...

20 10 Estudante de Maravilha participa de vestibular da Fundação Getúlio Vargas no Rio de JaneiroA estudante Valéria Novelo esteve na cidade do Rio de Janeiro no último dia 15 de outubro realizando vestibular pela Fundação Getúlio Vargas. A jovem é aluna da EEB João XXIII, uma das 15 escolas que foi selecionada pela Fundação para indicar aluno com melhor desempenho para prestar o vestibular.

A Fundação Getúlio Vargas entrou em contato com a escola que se distinguiu nos últimos anos pelo seu desempenho no Enem e solicitou a indicação de um aluno com melhor desempenho, a indicação foi da estudante Valéria. A Fundação ofereceu curso on-line de aperfeiçoamento nas áreas de Matemática, Português, Literatura e Redação.

O vestibular foi realizado no último final de semana, a estudante viajou para o Rio de Janeiro acompanhada da professora Raquel Rollwagem, ambas tiveram todas as despesas pagas pela Fundação. A professora participou de reuniões onde participaram professores de outros estados que acompanhavam seus alunos, no total, 49 alunos prestaram o vestibular.

Leia mais...

20 10 Estudante de Jupiá vence concurso de ParódiaCom a interpretação da paródia da música Era um Garoto que como Eu, dos Engenheiros do Hawaii, o estudante Ewalbert Fernandes da 2º série 1 do Ensino Médio vespertino da Escola Maria Madalena de Moura Ferro, de Jupiá, foi classificado em 1° lugar na região no concurso Nutrindo Canções.

Trata-se de uma ação promovida pelas empresas Nutriplus e Risotolândia em parceria com a Secretaria de Estado da Educação (SED) de Santa Catarina, que está premiando 37 alunos da rede estadual de ensino que elaboraram as melhores paródias de músicas com o tema alimentação saudável e adequada.

Leia mais...

20 10 Cedup Vidal Ramos promove reencontroRealizado no último sábado, 14, na sede do Centro de Educação Profissional (Cedup) Vidal Ramos, em Canoinhas, a festa de confraternização reuniu grande número de ex-agricolinos que estudaram na instituição entre os anos de 1976 a 1984.

Os ex-alunos foram recebidos pela assessora de direção, Rosicler Burigo; professor Amilton Froehner; representantes dos alunos egressos Mário Cesar Pereira e pelo ex-diretor geral, o professor Paulo Eduardo Rocha Faria, que prestou uma bela homenagem a todos os presentes.

Leia mais...

reuniúo Bolsa Familia 18 10 3A Gerência de Educação (Gered) de Araranguá, por meio do Setor de Articulação com os Municípios, promoveu na manhã de quarta-feira, 18, uma reunião técnica sobre a gestão do Programa Bolsa Família (PBF), com objetivo de apresentar o programa, legislação, normas, procedimentos, discutir ações intersetoriais (rede de proteção) e prestar apoio institucional aos Municípios, para acompanhamento das condicionalidades das famílias mais vulneráveis inseridas no Programa. 

As informações foram apresentadas pelas técnicas da Diretoria de Articulação com os Municípios da Secretaria de Estado da Educação, membros do Comitê Intersetorial do Estado, Ana Merabe de Souza (Coordenadora Estadual do Programa Bolsa Família na Educação) e Judite da Silva Mattos (Ex-Coordenadora), com a participação da gerente Regional de Educação, Celina Hobold da Rosa e da supervisora educacional Rosmere Macalossi. Entre os convidados estavam Secretários Municipais de Assistência Social, Educação e Saúde, e coordenadores municipais do Programa Bolsa Família nas Prefeituras do Extremo-Sul. 

Leia mais...

logopgeCriado para estimular o desenvolvimento da gestão democrática comprometida com o sucesso escolar, o Prêmio Nacional de Referência em Gestão Escolar concluiu nesse mês sua etapa estadual selecionando alguns dos melhores planos escolares de cada um dos estados da federação. Em Santa Catarina cinco escolas foram selecionadas, sendo uma delas escolhida para participar da próxima etapa do concurso. 

Localizada no município de Ituporanga, a escola vencedora da etapa estadual do prêmio foi a EEF Mont Alvern. A unidade, que atende mais de 600 alunos entre o 1º e o 9º ano do ensino fundamental, foi escolhida entre as quase 200 unidades inscritas, principalmente por sua atuação em conjunto com a comunidade, que participa ativamente em todas as tomadas de decisão da unidade. 

Atuando como diretora da unidade desde 2015, Viviane Rosa Bennert destacou que uma equipe unida de técnicos e professores foi o que tornou possível este trabalho de atenção e interação com a comunidade. “Se eu puder atribuir o bom desempenho da nossa instituição a apenas um fator eu escolheria o trabalho em equipe. Independente do dia, do horário ou do tipo de trabalho, toda nossa equipe trabalha empenhada no sucesso da nossa escola e no bem estar dos nossos alunos”, destacou. 

Leia mais...

O trabalho é desenvolvido na horta escolar da EEB Getúlio Vargas, de Florianópolis

20 10 Professoras e alunos são homenageadosO incentivo ao consumo de alimentos saudáveis se torna multiplicador quando a prática é levada ao ambiente escolar. Essa é uma das propostas do projeto ‘Compotinho: o potinho da compostagem’ da professora Euclídia Cunha Dalsasso que recebeu menção honrosa da Secretaria de Estado da Educação (SED) na tarde desta quinta-feira, 19.

A homenagem, pensada em conjunto ao Dia do professor, 15, e ao Dia Mundial da Alimentação, 16, foi apresentada aos servidores da pasta juntamente com os alunos João Gabriel da Maia e Victória Gomes do 4º ano da EEB Getúlio Vargas, de Florianópolis, que também foram homenageados.

Há quatro anos, quando Euclídia assumiu as atividades na escola, o espaço da horta já existia, porém estava desativado. Com a paixão pela educação alimentar e por ações voltadas ao meio ambiente, colocou em prática a ideia de revitalizar o espaço em um ambiente educativo para aulas práticas. Inicialmente, começou com duas turmas, cerca de 50 alunos, porém com o sucesso do projeto, hoje 260 estudantes participam de atividades semanalmente na horta.

Leia mais...

Governo de Santa Catarina | Secretaria de Estado da Educação
Rua João Pinto, 111 | Centro | Florianópolis | SC | CEP 88010-410
Telefone: (48) 3664-0000
Horário de Funcionamento: das 12 às 19 horas
JSN Boot template designed by JoomlaShine.com

Desenvolvimento:  logo ciasc rodape | Gestão do conteúdo: SED | Acesso restrito