A- A A+

Voluntario Anderson BiondoUma das maiores competições escolares do mundo, a ‘Olimpíada Internacional Mathématiques Sans Frontieres’ (OIMSF), apresentou neste mês de junho os vencedores da edição 2017. Entre as escolas campeãs de Santa Catarina uma foi destaque por ter duas turmas medalhistas de ouro no evento.

Localizada na cidade de Irani, a Escola de Educação Básica (EEB) Dom Feliciano Cesar da Cunha Vasconcelos realizou um trabalho de parceria entre direção, professores e voluntário para estabelecer excelência no tema.

A ideia da participação no evento partiu do voluntário, e ex-aluno, Anderson Lucas Biondo, que ao descobrir a OIMSF propôs que a escola fizesse parte da competição. “Na internet eu conheci a Olímpiada e então passei a fazer um trabalho de apoio com os estudantes, com simulados e atividades para prepara-los para a prova”, destacou Anderson.    

Criada em 1989 pelo Ministério da Educação da França, a competição envolveu mais de 200 mil alunos de 28 países, sendo 30 mil brasileiros. A prova é aplicada em 9 diferentes idiomas.

Leia mais...

O curso de pós-graduação em Práticas Pedagógicas Interdisciplinares e de Garantia de Direitos obteve aprovação da Secretaria de Estado de Educação. Os 25 alunos do curso serão contemplados com bolsa de estudos mensal, a ser paga pelo Artigo 171/FUMDES, no valor de R$ 750,00. O mesmo será ofertado pela Unoesc, pois, esta obteve o credenciamento junto ao Governo do Estado. As aulas presenciais e quinzenais ocorrem na cidade de Iporã do Oeste e o período de inscrição online vai até o dia 10 de julho.

Conforme o supervisor de políticas e planejamento educacional da ADR, Hugo Bohnemberger, os candidatos à bolsa devem residir nos cinco municípios da regional de Itapiranga e comprovar residência em SC pelo período mínimo de dois anos.  “O público alvo são os profissionais que atuam nas áreas das políticas públicas e na educação”, explica.

As inscrições devem ser realizadas de maneira online e informações complementares podem ser obtidas junto à Gerência de Educação da Itapiranga.  

Leia mais...

Dia da Cidadania escola Julius Karsten. Jaraguá do Sul. 24062017. Foto DivulgaçãoCom o objetivo de  prestar orientações e serviços à população foi realizado na escola estadual Julius Karsten, em Jaraguá do Sul, o Dia da Cidadania no último sábado, 24. Durante toda manhã foram prestados serviços, como testes de saúde, oficinas, distribuição de mudas, pintura facial e contação de histórias.

Todos que participaram do Dia da Cidadania tiveram a oportunidade de participar de uma pesquisa para identificar as necessidades e expectativas dos moradores do bairro Rau.

Leia mais...

DiogoCom o apoio das mídias tecnológicas, foi desenvolvido com alunos do 9º ano o Projeto Gênero Textual: reportagem, durante as aulas de Língua Portuguesa da EEB Pedro Simon, em Ermo, pertencente a Gerência de Educação de Araranguá.  

Segundo a professora da disciplina, Fábia Mattos de Borba, o objetivo era analisar e identificar a reportagem, seus aspectos e características, motivando os alunos para o estudo deste gênero, e produção e edição de reportagens. “A pesquisa de campo foi elencada pelos alunos como o ponto mais difícil. Ocupamos tempo no estudo do gênero, na elaboração de perguntas para a pesquisa de campo, rascunhos, reestruturação e digitação. Como ponto positivo desta proposta aponto que todos os alunos participaram das atividades, houve superações e conseguimos belos produtos finais”, explica. 

A aluna Andressa Rodrigues Lino dividiu sua experiência no projeto utilizando as mídias tecnológicas. “Desde o ano passado é através desta ferramenta que realizamos trabalhos, produções textuais, fichas de leitura, assistimos vídeos educativos, e sempre há algum exercício deixado pela professora. No começo foi difícil acostumar, alguns de meus colegas tiveram dificuldades. Fazer os trabalhos no Classroom com prazo determinado é uma boa maneira de trabalhar com as responsabilidades de cada um de nós. Preferimos fazer os trabalhos virtuais do que cartazes e trabalhos com a caneta”, avalia.

Leia mais...

Participaram das festividades pais alunos funcionários e comunidade escolarDiversas atividades, como a confecção de bandeirinhas, cordões e decorações em geral foram realizadas nas escolas da rede estadual da Agência de Desenvolvimento Regional (ADR) de Maravilha. Durante a última semana. No sábado, 24, as escolas promoveram festas juninas em comemoração ao dia de São João.

Brincadeiras, apresentações de dança e música e barraquinhas de comida típicas fizeram parte da programação das festividades. Representantes da gerência de Educação da ADR de Maravilha acompanharam as festas e destacaram a participação de muitos pais, alunos, professores e comunidade escolar.

reuniúo Gered1Sob a coordenação do gerente João Valdemir Patinho, a equipe de servidores da Gerência Regional de Educação, de São Lourenço do Oeste, esteve reunida na tarde de sexta-feira, 23, para avaliação das ações realizadas neste ano. Cada setor teve a oportunidade de apresentar o resultado de seu trabalho. Além disso, foram discutidas questões para o aprimoramento dos trabalhos prestados pela Gerência.

Para o gerente João Patinho o encontro faz parte do calendário de ações anuais da Gerência, onde estão previstas reuniões com toda a equipe para integração entre os setores, para socialização de ideias e avaliar se o planejamento estratégico está sendo cumprido.

Leia mais...

1DSC 0048Para aprimorar o atendimento aos alunos com algum tipo de deficiência, a Gerência Regional de Educação de Seara promoveu nesta sexta-feira, 23, uma formação com 13 professores que atuam no Atendimento Educacional Especializado (AEE). A professora Eni Giotto que atua há 25 anos na área foi responsável por socializar atividades e a produzir materiais pedagógicos adaptados. 

“Acreditamos que os professores vão voltar mais inspirados ainda para colocar em prática e criar modelos e brincadeiras educativas adequadas às necessidades dos alunos. Este é o nosso objetivo, aproximar e delinear uma prática pedagógica e de funcionamento no AEE de forma comprometida com o Programa Pedagógico do Estado de Santa Catarina”, destaca o integrador educacional da ADR de Seara, Paulo Roberto Dalla Valle..

Leia mais...

Campeonato é realizado até dia 25 de junhoO Instituto Estadual de Educação (IEE) recebe entre os dias 23 e 25 de junho o Campeonato Estadual de Ginástica Rítmica, Torneio Estadual de Ginástica na categoria adulto, Copa Estreante e Jogos Escolares de Santa Catarina (Jesc). O evento é realizado pela Federação de Ginástica de Santa Catarina (FGSC) em parceria com a Associação Desportiva do Instituto Estadual de Educação (ADIEE), IEE, Universidade do Estado de Santa Catarina (UDESC) e Fundação Municipal de Esportes de Florianópolis, com apoio da empresa Bilu.

A primeira fase da competição foi realizada na manhã desta sexta-feira, 23, e teve como campeã a atleta e aluna do IEE Vanessa Ferreira, de 16 anos. Segundo a vencedora, o evento abre muitas portas para jovens atletas. “A vitória é gratificante porque vemos o resultado de muito esforço e treinamento. Esse campeonato é muito importante porque nos dá oportunidade de mostrar o que aprendemos”, conta.

Leia mais...

IMG 20170617 WA0005Todos os anos as festas de São João, tradicionais Festas Juninas ou Julinas, movimentam a rede de ensino nos meses de junho e julho. As típicas vestimentas, comidas, bebidas e brincadeiras reúnem e divertem os alunos e toda a comunidade escolar. Na EEB Sete de Setembro, em Água Frias, oeste do estado, as cores que predominaram o evento foram o branco e verde em homenagem a equipe de futebol Chapecoense.

Segundo a gerente Regional de Educação, Maria de Lurdes Seben, todo o ano a festa junina dessa escola têm um tema de decoração. “O motivo da escolha foi o carinho que a população de Águas Frias e região sentem por esse time e também por ser um exemplo de superação na história de Santa Catarina”, explica.

Leia mais...

Alunos criaram um Clube de Sustentabilidade chamado Bio GuardiansOs alunos do 1º ano do ensino médio da Escola de Educação Básica Jovino Lima, de Mafra, promoveram na manhã desta quinta-feira, 22, uma rodada de discussões sobre o tema Agressão à água em nosso município.

O evento faz parte do Desafio Sustentável promovido pela revista its, com apoio do Governo de Santa Catarina, por meio da Fundação do Meio Ambiente (Fatma). Trata-se uma gincana sobre assuntos relacionados com a sustentabilidade que envolve escolas de todas as regiões de Santa Catarina. Na etapa 2017 o tema que vem sendo trabalhado é a água.

Os alunos da escola criaram um Clube de Sustentabilidade, chamado “Bio Guardians”, para cumprir as três missões propostas pelo desafio, sendo a primeira realizar um mapeamento da situação da água na casa, escola, cidade e bacia hidrográfica da cidade.

Leia mais...

Governo de Santa Catarina | Secretaria de Estado da Educação
Rua João Pinto, 111 | Centro | Florianópolis | SC | CEP 88010-410
Telefone: (48) 3664-0000
Horário de Funcionamento: das 12 às 19 horas
JSN Boot template designed by JoomlaShine.com

Desenvolvimento:  logo ciasc rodape | Gestão do conteúdo: SED | Acesso restrito