A- A A+

Workshop setorial da educação faz parte do Plano de Desenvolvimento de Santa Catarina 2030. Foto Thiago Mathendal SEDNesta quarta-feira, 26, foi realizado no Instituto Estadual de Educação (IEE), em Florianópolis, o workshop setorial da Educação. O encontro faz parte do processo de construção do Plano de Desenvolvimento de Santa Catarina 2030 e reuniu diversas entidades ligadas à área da educação catarinense. A elaboração do Plano SC 2030 é coordenada pela Secretaria de Estado do Planejamento com apoio técnico da UFSC.

O encontro começou com o diretor da Secretaria de Planejamento, Norton Flores Boppré comentando o balanço dos 10 workshops já realizados de outras áreas da atuação governamental. Na sequência, o secretário de Estado da Educação, Eduardo Deschamps, fez um balanço da pasta nos últimos anos e destacou que o Plano SC 2030 vai complementar o Plano Estadual de Educação (PEE). “Para desenvolver ações para a educação, precisamos saber qual rumo que o desenvolvimento do Estado vai tomar. Nosso planejamento educacional é bem feito, agora precisamos fazer a união com o de desenvolvimento”, ressaltou.

A secretária adjunta de Educação, Elza Marina Moretto, destacou a importância do evento e da integração dos sistemas de Santa Catarina na continuidade da discussão das grandes pautas que movem o Estado. “Temos o Plano Estadual de Educação até 2024. Agora com o Plano de Desenvolvimento de Santa Catarina 2030 podemos estender as reflexões pelos outros seis anos seguintes”, explicou.

Leia mais...

EEM Bailarina Liselott Trinks no bairro Vila NovaCom investimento de R$ 10 milhões do Governo do Estado em parceria com o Ministério da Educação, o bairro Vila Nova, na região Oeste de Joinville, ganha uma nova unidade de ensino a partir desta segunda-feira, 31. A Escola de Ensino Médio Bailarina Liselott Trinks, inicia o segundo semestre com 780 estudantes matriculados nos períodos da manhã, tarde e noite, tendo capacidade total de atendimento para até 1,4 mil alunos. 

O terreno de dez mil metros quadrados, sendo 5,9 mil de área construída, conta com estrutura diferenciada para melhor qualidade do ensino: bloco pedagógico com 12 salas de aulas, ginásio coberto, auditório para 200 lugares, teatro arena, centro de vivência, espaço de direção integrado com professores, biblioteca com dois pisos, estacionamento amplo. 

Na tarde desta quarta-feira, 26, funcionários da empresa que executou as obras, juntamente com a equipe pedagógica da escola, organizavam o prédio para receber os jovens na semana que vem. “Estamos montando a biblioteca, instalando equipamentos e lavando as dependências do prédio para segunda-feira podermos receber nos nossos estudantes da melhor forma possível”, destaca a diretora Gleci Matielo Tasca. 

Leia mais...

Professores de química, física, matemática, português e inglês da rede estadual de ensino terão formação continuada oferecida pelo Centro de Ciências Tecnológicas (CCT) da Universidade do Estado de Santa Catarina (Udesc) e a Universidade da Região de Joinville (Univille). Os cursos são gratuitos para educadores do ensino fundamental e médio e serão realizados entre os meses de agosto e novembro. 

A iniciativa é resultado de um convênio entre a Agência de Desenvolvimento Regional (ADR) de Joinville, a Gerência Regional de Educação (Gered) e as universidades. A capacitação será para os professores de 57 escolas da região Norte. As inscrições estão abertas pelo site www.cct.udesc.br/formacao2017 e encerram no dia 4 de agosto.

Leia mais...

Participaram professores de educação física de toda a rede de ensino da ADR de PalmitosO Conselho Regional de Educação Física de Santa Catarina (CREF3/SC) realizou, em parceria com a Agência de Desenvolvimento Regional (ADR) de Palmitos o Curso de Formação Continuada Repensando a Teoria/Prática na Educação Física Escolar. O curso iniciou na quarta-feira, 19, e durou três dias, com atividades no auditório da ADR e no Ginásio da EEB Felisberto de Carvalho.

Leia mais...

Feira será realizada nos dias 10 e 11 de agosto no Centro de Eventos Manoel Merchetti em IbiramaEstudantes da rede municipal, estadual e particular, professores e comunidade em geral dos municípios de abrangência da Agência de Desenvolvimento Regional (ADR) de Ibirama poderão participar nos dias 10 e 11 de agosto do evento A Gosto da Leitura – II Feira Municipal do Livro de Ibirama. A feira, que será realizada no Centro de Eventos Manoel Merchetti, é promovida pela Prefeitura de Ibirama.

O evento contará com apresentações teatrais, de música e de dança, oficinas de cubo mágico e maquiagem artística, Espaço Cine Móvel, exposição de miniaturas de aviões, palestras, lançamentos, venda de livros e brinquedos pedagógicos e mostra de artesanato. Os professores terão uma programação voltada ao aperfeiçoamento dos conhecimentos com as oficinas Basta ler para ser um leitor? e A leitura além da palavra escrita. Estudantes do ensino médio poderão assistir uma palestra com dicas de redação para o vestibular.

Leia mais...

Coletiva Sec. Deschamps e Gov. Colombo 86Um novo concurso para contratação de professores e melhorias na infraestrutura foram algumas das ações apresentadas pelo governador Raimundo Colombo e pelo secretário de Estado da Educação, Eduardo Deschamps, em entrevista coletiva nesta terça-feira, 25, em Florianópolis. Os alunos da rede pública estadual retornam às aulas na próxima segunda-feira, 31. O semestre começa com 518.916 estudantes matriculados em 1.073 escolas estaduais. São 40.675 professores atuando na rede estadual.

No evento foi confirmada a realização de novo concurso para contratação de mil novos profissionais, sendo 600 vagas para professores efetivos e 400 para cargos administrativos, como assistentes educacionais, administradores e supervisores escolares. “Essa é uma ação para reconhecer o empenho e o desempenho de todos os trabalhadores da educação. O professor efetivo vai se aperfeiçoando ao longo do tempo, renovando todos os anos o seu trabalho. É um investimento necessário para qualificar cada vez mais a educação no nosso estado, que já tem ótimos resultados. Foi realizado um grande esforço financeiro para isso, porque a área da educação é essencial para desenvolver a sociedade plenamente”, afirmou Colombo.

As inscrições para o novo concurso serão realizadas entre 14 de agosto e 12 de setembro, com a prova ocorrendo em outubro, e os primeiros profissionais aprovados sendo convocados ainda em dezembro deste ano. O concurso terá validade para dois anos, podendo ser prorrogado por mais dois. O secretário Deschamps lembrou que o último concurso para efetivos da educação foi realizado em 2012 com a chamada de cerca de 5 mil professores. “O novo concurso é uma grande conquista, resultado de muito esforço e de muita responsabilidade com o equilíbrio das contas da secretaria e de todo o governo”, afirmou.

Leia mais...

Inscrições para concurso vão até dia 14 de agostoAlunos das escolas públicas de ensino médio do Brasil já podem se inscrever para participar da 4ª edição do Prêmio Respostas para o Amanhã, realizado pela empresa Samsung. Interessados podem se cadastrar até dia 14 de agosto por meio do site www.respostasparaoamanha.com.br.

O objetivo do concurso é estimular e difundir projetos desenvolvidos por estudantes sob coordenação de professores das áreas de Ciências da Natureza e Matemática, acessando os conteúdos curriculares na busca de soluções capazes de resolver os problemas identificados nas comunidades onde vivem.

A proposta pedagógica do Prêmio destaca a importância da temática sustentabilidade na escola, o desenvolvimento da pesquisa no campo científico articulando os conteúdos curriculares com as questões cotidianas, o engajamento de turmas completas valorizando o trabalho colaborativo e em coautoria com toda a classe e a aproximação da escola com a comunidade.

Leia mais...

No IEE, cerca de 6 mil usuários já estão usufruindo da segurança e praticidade do sistema Gmail

Google educação TM 2Dando continuidade à modernização da rede tecnológica das escolas estaduais, o programa Google pela Educação encerrou na última semana, mais uma etapa do processo de migração das contas de e-mail, de professores, alunos e equipe administrativa do Instituto Estadual de Educação (IEE). A parceria com o Google foi lançado em 2015, por meio da Diretoria de Tecnologia e Inovação (DITI), com a implantação inicial em uma escola de cada Regional e no Instituto. 

Este novo passo na implementação do Google no IEE, já está favorecendo diretamente quase 6 mil usuários, que poderão usufruir da segurança e praticidade do sistema Gmail, além de terem disponível toda a série de aplicativos voltados exclusivamente para a educação e interação entre professores e alunos. As ferramentas auxiliam o armazenamento de informações, apresentação de trabalhos e correção de tarefas. As comunidades escolares também estão utilizando os aplicativos que tornam a troca de conhecimento mais dinâmica e próxima da realidade dos estudantes. 

Nesta fase, além da transferência de dados e cadastros, foi realizado um curso de formação para professores e equipe pedagógica da escola, com o objetivo de aprimorar o uso do pacote de funções que esta nova tecnologia disponibiliza. O plano agora é receber opiniões e análises dos usuários para então seguir com o estabelecimento estadual do programa. 

Leia mais...

IMG 0053Para além da ampliação de tempo e do estabelecimento da Educação Integral nas escolas, a formação continuada de docentes e gestores se mostra uma ação fundamental para ampliar as oportunidades de aprendizagem e melhorar o desempenho dos estudantes. Por isso, a Secretaria de Estado da Educação, juntamente com o Instituto Ayrton Senna, realizaram na quinta, 20, e sexta, 21, a formação de cerca de 250 profissionais que atuam nas 15 escolas que oferecem o Ensino Médio em Tempo Integral (EMTI) em Santa Catarina.

“A formação continuada fortalece todo o trabalho quem vem sendo feito ao longo deste ano. Este é um novo modelo e os resultados já aparecem. Nesses encontros gestores e professores trazem suas experiências, ações, resultados e dificuldades. Estamos abertos para ouvir e juntos ampliarmos as conquintas e encontrarmos as melhores soluções”, explica a diretora de Gestão da Rede Estadual, Marilene Pacheco.

Leia mais...

mais de 400 profissioanis participaramA Agência de Desenvolvimento Regional (ADR), de Videira, por meio da Gerência de Educação, mobilizou centenas de professores de todos os sete municípios da região para momentos de formação continuada. Nesta sexta-feira, 21, em parceria com a Escola do Legislativo, foi realizada uma formação com o tema Práticas Pedagógicas para a inclusão da pessoa com deficiência. Na quinta-feira, 20, foi a vez da professora e doutora Júlia Siqueira da Rocha, da Diretoria de Políticas e Planejamento Educacional da Secretaria de Estado da Educação (SED), abordando Adolescências e Juventudes.

Para o secretário executivo Regional, Euro Vieceli, a formação é a base do desenvolvimento educacional. “Valorizar o profissional é também prepará-lo para atuar. Fornecer subsídios necessários para a sua atividade seja executada da melhor forma. O professor ganha, com mais autonomia e confiança, a escola, com profissionais mais bem preparados, e especialmente os estudantes, com maior qualidade no ensino”, afirmou.

Leia mais...

Governo de Santa Catarina | Secretaria de Estado da Educação
Rua João Pinto, 111 | Centro | Florianópolis | SC | CEP 88010-410
Telefone: (48) 3664-0000
Horário de Funcionamento: das 12 às 19 horas
JSN Boot template designed by JoomlaShine.com

Desenvolvimento:  logo ciasc rodape | Gestão do conteúdo: SED | Acesso restrito