A- A A+

Programa de educação nutricional nas escolas estaduais de Santa Catarina ensina os alunos a escolher alimentos usando as cores

IMG 7132A inclusão de legumes, cereais e frutas nas refeições é um costume que precisa ser reforçado para as crianças. Com o objetivo de incentivar hábitos alimentares saudáveis entre os alunos da rede pública estadual, a Secretaria de Estado da Educação (SED-SC), em parceria com as empresas Nutriplus e Risotolândia, desenvolve o projeto “Colorindo o prato”, pelo qual nutricionistas orientam os estudantes sobre a importância de refeições equilibradas com o uso de ingredientes naturalmente coloridos.

A abordagem ocorre durante os intervalos, quando os profissionais interagem com as crianças por meio de atividades lúdicas, como a montagem de um prato gigante com recortes de alimentos trazidos de casa. A ação busca envolver também os pais com brincadeiras e tarefas para serem avaliadas em conjunto com a família. “Temos relatos de pais que foram incentivados pelos filhosaincluir nas refeições caseiras alimentos saudáveis.Esse é um dos propósitos deste projeto,ampliar e levar para a família novos hábitos”, destaca o diretor deArticulação com os Municípios, Osmar Matiola.

Como funciona

Os alunos recebem um flyer com os principais grupos alimentares que fazem parte da alimentação brasileira, como leguminosas; cereais, raízes e tubérculos; legumes e verduras; castanhas e nozes; água; leite e queijos; frutas; carnes e ovos. 

“O material reforça as propriedades nutricionais desses alimentos com a proposta de sensibilizar os pais ou responsáveis sobre o assunto”, afirma a gerente operacional da Risotolândia, Renata Maluly. Para complementar a atividade, os alunos descrevem a rotina alimentar e fazem uma autoavaliação dos seus hábitos. 

“Nosso objetivo é trabalhar conceitos que ensinem para as crianças a importância de cuidar da saúde através da alimentação. Hoje as famílias estão consumindo mais açúcar, gordura e menos alimentos integrais e naturais”, destaca o gerente de comunicação da Nutriplus, Antônio Valini. “Se iniciarmos desde cedo, eles terão condições de fazer melhores escolhas nutricionais no futuro”, completa.  

Governo de Santa Catarina | Secretaria de Estado da Educação
Rua João Pinto, 111 | Centro | Florianópolis | SC | CEP 88010-410
Telefone: (48) 3664-0000
Horário de Funcionamento: das 12 às 19 horas
JSN Boot template designed by JoomlaShine.com

Desenvolvimento:  logo ciasc rodape | Gestão do conteúdo: SED | Acesso restrito