A- A A+

Uma competição de paródias incentiva estudantes da rede pública estadual a desenvolver bons hábitos alimentares e ainda exercitar a criatividade

Nutrindo cançõesO concurso Nutrindo Canções, promovido pelas empresas Nutriplus e Risotolândia em parceria com a Secretaria de Estado da Educação (SED) de Santa Catarina, irá premiar 37 alunos da rede estadual de ensino que elaborarem as melhores paródias de músicas com o tema alimentação saudável e adequada.

A iniciativa faz parte de um projeto de educação nutricional desenvolvido pelas empresas, que são responsáveis pelas refeições servidas nas escolas estaduais e buscam conscientizar os estudantes sobre a importância de manter bons hábitos alimentares. “Esse é mais um projeto que vai permitir que os jovens relacionem a alimentação saudável de maneira prática, lúdica e com algo que se identificam, no caso a música”, ressalta o diretor de Articulação com os Municípios da SED, Osmar Matiola.

"Sabemos que a música está no dia a dia dos alunos e possibilita a expressão de emoções, sentimentos e do pensamento crítico. Além disso, contribui nos aspectos cognitivo, afetivo e social, podendo ser usada como ferramenta para reflexão de conteúdos", explica o gerente de comunicação da Nutriplus, Antônio Carlos Valini.

"Considerando a facilidade de memorização e interpretação das canções presentes no cotidiano dos estudantes, a nossa proposta é utilizar a música como ferramenta na abordagem do tema alimentação saudável, com o intuito de despertar a curiosidade dos estudantes e auxiliar na memorização e na compreensão da importância de uma alimentação adequada", reforça a gerente operacional da Risotolândia, Renata Maluly.

Quem pode participar

As inscrições para o concurso estão abertas até 30 de junho para estudantes do quinto ao nono ano do ensino fundamental e podem ser feitas individualmente ou em duplas na secretaria das escolas. Mais de mil unidades de ensino estão aptas a participar do projeto, sendo que apenas um candidato por escola será selecionado para a etapa estadual.

As paródias serão avaliadas pela coerência com o tema, clareza e organização das ideias, originalidade, criatividade e mensagem apresentada. Outros critérios serão vocabulário utilizado; regras gramaticais; e destaque na apresentação da música, que deve ser gravada em vídeo. Os autores das 37 melhores paródias serão premiados com um headphone supra auricular sem fio com tocador de MP3 cada.  

Nutrindo canções

Governo de Santa Catarina | Secretaria de Estado da Educação
Rua João Pinto, 111 | Centro | Florianópolis | SC | CEP 88010-410
Telefone: (48) 3664-0000
Horário de Funcionamento: das 12 às 19 horas
JSN Boot template designed by JoomlaShine.com

Desenvolvimento:  logo ciasc rodape | Gestão do conteúdo: SED | Acesso restrito