A- A A+

joinville governador e ministro da educacao conhecem projeto de ensino medio em tempo integral de escola O governador Raimundo Colombo acompanhado pelo ministro da Educação, José Mendonça Bezerra Filho, e o secretário de Estado da Educação, Eduardo Deschamps, visitaram na manhã desta segunda-feira, 15, no Bairro Iririú, em Joinville, a Escola de Educação Básica Annes Gualberto. A unidade oferece ensino médio em tempo integral para 92 alunos do primeiro ano, com o acompanhamento de 17 professores. Os projetos e a estrutura foram apresentados. O secretário de Educação, Eduardo Deschamps, também acompanhou a visita.

“A educação é o vetor mais importante, fundamental e com a maior capacidade de transformação. A proposta do plano nacional de educação é começar ano que vem o modelo do ensino médio em tempo integral, nós antecipamos. Santa Catarina foi um dos primeiros. Já tínhamos experiências anteriores, mas agora é consolidado, os desafios hoje se impõem, porque se vê toda uma desestruturação da sociedade, um aumento da violência, então é preciso proteger, criando princípios, valores e capacitação técnica”, disse o governador.

Com apoio do Instituto Ayrton Senna e Instituto Natura, o ensino médio em tempo integral de Santa Catarina é resultado de um edital do Ministério da Educação com a Secretaria de Estado da Educação. Além da ampliação do tempo de aulas, das 7h30 às 17h15, o diferencial está na formação multidisciplinar dos jovens.

“É um projeto que cada vez mais se expande e assegura um padrão de qualidade educacional extremamente elevado, além de combater o grande problema que existe na educação que é a evasão escolar. O jovem, muitas vezes, quando está fora da escola é vítima da violência e outras protagoniza o ambiente de violência. Escola em tempo integral, além de garantir educação de boa qualidade, no ponto social resguarda e protege os jovens”, salientou o ministro.

Para o secretário de Estado da Educação, Eduardo Deschamps, o ensino integral não trata apenas de ampliar o tempo que o jovem permanece na escola. “O modelo oferece uma proposta atrativa com a integração de conteúdo. É uma grande proposta que queremos ampliar ainda mais em Santa Catarina, principalmente com as novas escolas que estamos inaugurando”, enfatizou.

No programa, as disciplinas tradicionais são integradas em quatro áreas de conhecimento: Matemática, Linguagens, Ciências Humanas e Ciências da Natureza, unindo teoria e prática em diferentes matérias. Além disso, os núcleos articuladores trabalham o desenvolvimento dos jovens: projeto vida, voltado ao mundo do trabalho e à psicologia; estudo orientado e projeto de intervenção e pesquisa, com atenção aos aspectos emocionais e cognitivos dos estudantes. Em Santa Catarina, o ensino médio integral é ofertado em 15 escolas.

A professora de português, Luizilda Lúcia Silvéria, destacou que a proposta apresentou um novo jeito de ensinar a partir da necessidade de manter o adolescente motivado. “Para o estudante a escola precisa ter um significado maior do que apenas receber uma mera transmissão de conteúdos. É preciso que ele se reconheça como protagonista da sua vida, criando para si uma história de vida, de sucesso e realizações. É possível fazer educação de qualidade na escola pública, uma educação que qualifica e não quantifica”.

“Eu estudo nesta escola há nove anos. O ensino integral é diferenciado. O ensino até então era padronizado e agora além de ficar mais tempo na escola temos atividade diferentes com a preocupação e foco no aluno, no que se aprende. Temos projeto de vida que é algo que nos orienta para ser uma pessoa melhor, com responsabilidades e conhecimentos”, contou o aluno Andress Espindola.

Em Joinville, a EEB Presidente Médici, no Bairro Boa Vista, também contempla esta modalidade com 120 estudantes.

Governo de Santa Catarina | Secretaria de Estado da Educação
Rua João Pinto, 111 | Centro | Florianópolis | SC | CEP 88010-410
Telefone: (48) 3664-0000
Horário de Funcionamento: das 12 às 19 horas
JSN Boot template designed by JoomlaShine.com

Desenvolvimento:  logo ciasc rodape | Gestão do conteúdo: SED | Acesso restrito