Foi realizada na tarde desta terça-feira, 13, no auditório da Gerência Regional de Educação de Canoinhas, a seleção de projetos na modalidade Escola e Estudantes da primeira edição do concurso Escola Promotora de Saúde, com o tema Todos contra o  Aedes aegypti. A ação foi lançada pelo Governo do Estado de Santa Catarina através da Secretaria de Estado da Educação (SED), em parceria com a Secretaria de Saúde. Diversas escolas estaduais pertencentes a região da ADR Canoinhas se inscreveram com seus alunos e projetos.

Segundo a Assistente Técnico Pedagógica Telma Peixer, os projetos visam colaborar na prevenção e combate ao mosquito transmissor da dengue, febre de chikungunya e da febre do zika vírus. “Este concurso visa promover dentro e fora das escolas conhecimento mais aprofundado acerca da prevenção e combate ao mosquito, se articulando com a temática da educação ambiental e da saúde”, destaca Telma.

Na etapa regional participaram escolas de cinco municípios, sendo oito escolas participantes: Escolas de Educação Básica (EEB) Irmã Maria Felícitas, EEB Júlia Baleoli Zaniolo e EEB Rodolfo Zipperer, de Canoinhas; EEB Estanislau Schumann, de Bela Vista do Toldo; EEB Luiz Davet, de Major Vieira; EEB Antônio Gonzaga, de Porto União; e EEB General Osório e Frei Menandro Kamps, de Três Barras.

Durante a tarde foi selecionado apenas um projeto na modalidade Escola e dois projetos da modalidade Estudantes, um em cada categoria, para participar da etapa estadual. Foram escolhidos os melhores trabalhos em cada categoria, conforme critérios específicos do concurso, realizado pela SED.

A comissão julgadora, em âmbito regional foi composta por profissionais especializados, entre eles: representante do Núcleo de Prevenção a Violência na Escola (NEPRE). Gerência Regional de Saúde, Gerência Regional de Educação, professora de Artes, assessor de imprensa da ADR Canoinhas e jornalista. No âmbito estadual, a comissão julgadora será definida pela Secretaria de Estado da Educação.

A partir da escolha da região, na etapa estadual, a comissão fará a seleção de três projetos na modalidade Escola e três projetos de cada categoria na modalidade Estudantes, classificando-os como primeiro, segundo e terceiro colocados.

Os estudantes do Ensino Médio, organizados em grupos, participaram do concurso com a elaboração de produto de Comunicação Social nas categorias  Impresso, com a produção de uma publicação, no formato de revista ou de informativo, e  Audiovisual, com a produção de um vídeo no formato jornalístico ou de entretenimento.

As escolas  inscreveram um projeto, contemplando uma experiência educativa já desenvolvida, em desenvolvimento ou a ser desenvolvida, para a prevenção e o combate ao Aedes aegypti, articulando a temática da educação ambiental e da saúde. O Projeto pode ser desenvolvido no Ensino Fundamental (anos iniciais e anos finais) ou no Ensino Médio.

Escolhidos na Regional de Educação de Canoinhas para final, na Etapa Estadual

Estudante

Audiovisual: Escola de Educação Básica Júlia Baeloli Zaniolo, de Canoinhas

Impresso: Escola de Educação Básica Rodolfo Zipperer, de Canoinhas

Escola

Projeto: Escola de Educação Básica Antônio Gonzaga, de Porto União

Premiação na Etapa Estadual

A divulgação dos premiados, sendo três finalistas, serão conhecidos no dia 04 de julho de 2017, e o resultado será publicado no hotsite do concurso:  www.sed.sc.gov.br/educacaoesaude

Os premiados na etapa estadual na Categoria Estudante classificados em primeiro lugar (Audiovisual e Impresso) receberão um equipamento de  tablet  para cada um dos cinco alunos e para o professor orientador, diploma nominal, placa com o Título de Aluno Promotor de Saúde, além da publicação do material (em forma de  iBook) nas redes oficiais do Governo do Estado de Santa Catarina. A equipe classificada em segundo e terceiro lugar receberão diploma nominal, placa com o Título de Aluno Promotor de Saúde e a publicação do material.

Na Categoria Escola (Projeto) serão premiados os três melhores recebendo como premiação um equipamento de computador completo para cada escola, placa nominal diplomando com o título Escola Promotora de Saúde, e também a publicação dos projetos nas redes oficiais do Governo.