A- A A+

Projeto, que envolve 75 alunos da escola estadual Dom Orlando Dotti, prevê a leitura e debate em grupo de um livro por mês

DSCN1140A escola estadual Dom Orlando Dotti, em Caçador, lançou na noite da última sexta-feira, 9, seu mais novo projeto extra classe: o Clube do Livro. A iniciativa, que envolve 75 alunos do Ensino Médio, tem como objetivo incentivar o hábito de leitura nos jovens, já que os mesmos passam tempo demais nas redes sociais. O primeiro encontro foi marcado pelo entusiasmo dos estudantes, que receberam apoio da direção da escola e APP (Associação de Pais e Professores).

De acordo com a diretora Irene Maria De Bortolo, o Clube do Livro é um dos projetos elaborados para melhorar a interpretação de texto e escrita dos alunos. “Percebemos essa necessidade em uma reunião de planejamento da escola. Os jovens hoje são muito ligados no celular e isso está os afastando dos livros. E no nosso entendimento a formação de bons leitores é essencial”, afirma.

Na prática, o projeto prevê a escolha de um livro diferente a cada mês para leitura e debate em grupo. Os exemplares serão adquiridos pelos próprios alunos, a um preço especial conseguido através de parceria com uma editora. Para o professor Cassiano Rocha de Lara Picoloto, a iniciativa tem tudo pra dar certo. “A empolgação dos alunos nos deixa animados também. Foram eles inclusive que sugeriram o primeiro título. Agora vamos trabalhar em encontros semanais para que eles tomem gosto e encontrem o prazer na literatura”, conta.

DSCN1132No lançamento do Clube do Livro esteve presente o presidente da APP (Associação de Pais e Professores) da escola Dom Orlando Dotti, Márcio Airton de Souza, que também declarou apoio ao projeto. “A escola tem essa característica de desenvolver bons projetos extraclasse que complementam as disciplinas tradicionais. E os alunos aceitam bem esse modelo. Essa ideia do Clube do Livro é ótima, pois vai ajudar a ocupar o tempo ocioso da garotada com leitura de qualidade”, comenta.

Na opinião da gerente Regional de Educação da 10ª ADR, Dirley Aparecida Antunes Heller, a escola está de parabéns pela iniciativa, pois o trabalho em grupo pode ser um facilitador em tornar a leitura um hábito. “Seja para estudar, manter-se informado ou prazer, o exercício da leitura é fundamental no desenvolvimento intelectual dos alunos”, disse. 

Alunos ressaltam benefícios da leitura

Para o aluno do 2º ano do Ensino Médio e integrante do Grêmio Estudantil da escola, Rudyer Eduardo Padilha, a leitura traz benefícios para a vida. “A leitura me ajuda a entender melhor as matérias de aula, na escrita, na oratória, no entendimento do mundo em geral. A importância dos livros é uma coisa que ouvimos desde pequeno e que aos poucos vamos entendendo que é verdade”, resume. 

Já a aluna Natasha Cardoso acredita que os jovens deveriam dividir melhor seu tempo para ler mais. “Eu também gosto das redes sociais e do bate papo no celular, mas ler um bom livro é algo que me emociona, que mexe com a imaginação, com a criatividade e ajuda a ter argumento para discutir sobre vários assuntos”, conclui a estudante.

Governo de Santa Catarina | Secretaria de Estado da Educação
Rua João Pinto, 111 | Centro | Florianópolis | SC | CEP 88010-410
Telefone: (48) 3664-0000
Horário de Funcionamento: das 12 às 19 horas
JSN Boot template designed by JoomlaShine.com

Desenvolvimento:  logo ciasc rodape | Gestão do conteúdo: SED | Acesso restrito