10Um projeto desenvolvido na Escola de Educação Básica (EEB) Vicente Silveira, na Palhoça, levou aos alunos conhecimentos sobre cidadania, sociabilidade e justiça. O projeto Direitos e Deveres – Compartilhando essa ideia! foi uma iniciativa da professora Luana Helena com a turma do 4º ano do ensino fundamental e teve como base de reflexão a Lei nº 8.069 de 13 de julho de 1990, que dispõe sobre o Estatuto da Criança e do Adolescente.

De acordo com a professora, a proposta da ação foi de reforçar a temática direitos e deveres das crianças e fomentar o debate entre assuntos como família, responsabilidades, solidariedade, compreensão, ética, entre outros.

“O objetivo principal do projeto é proporcionar aos estudantes o aprendizado e convívio com regras de convivência social, construção de significados que lhes permitam elaborar e reelaborar as aprendizagens, construção de uma relação ética e oportunidade de troca de experiências entre as crianças, como meio e com outras pessoas”, explica a professora.

Para alcançar os objetivos propostos no projeto, a professora e os alunos desenvolveram debates e atividades acerca de assuntos como o Estatuto da Criança e do Adolescente, Declaração Universal dos Direitos Humanos, Declaração dos Direitos das Crianças, regras de convivência na sala de aula e combate ao trabalho infantil.

Os alunos realizaram ainda uma visita na Câmara Municipal de Palhoça para conhecer a ligação entre o trabalho desenvolvido pelos vereadores e o dia a dia do cidadão, bem como, apresentar Projetos de Lei pensados em relação a melhorias necessárias para o bom funcionamento da escola.

As atividades foram realizadas por meio de dinâmicas, jogos e brincadeiras que culminaram na confecção de painéis sobre os temas, resolução de situações problemáticas por meio de conversações, pesquisas escolares, uso da linguagem oral e escrita e interpretação de textos e filmes.