foto TCE RedaçãoOs 228 mil alunos do ensino médio regular, Magistério Integrado à educação profissional, Inovador, Tempo Integral e Educação de Jovens e Adultos (EJA) da rede pública estadual terão mais prazo, até o dia 22 de setembro, para elaborar redação no formato de crônica sobre o tema Transparência e Cidadania, do Projeto TCE na Escola.

Cada escola escolherá uma redação que será encaminhada à respectiva Gerência Regional de Educação (Gered). Por sua vez, a Gered selecionará uma redação, dentre as que forem enviadas pelas escolas de sua jurisdição, sendo classificada para a etapa estadual.

A avaliação final, que contemplará as redações das 35 Gereds, uma do Instituto Estadual de Educação e mais uma da Coordenadoria da Grande Florianópolis, ficará ao encargo do TCE/SC. O supervisor do Instituto de Contas, conselheiro Herneus de Nadal, destaca a participação dos professores na elaboração do material.

“O sucesso do projeto só vai ser possível de ser alcançado se nós tivermos a participação efetiva, determinada dos nossos professores e também, logicamente, dos participantes do concurso, dos alunos. Isso leva ao jovem que está lá no Ceja (Centro de Educação de Jovens e Adultos) ou que está no ensino médio regular, uma noção exata de como funciona um órgão de controle externo, que no caso é o Tribunal de Contas”, diz. Herneus de Nadal afirma também que o tema da redação Transparência e Cidadania está em sintonia com o atual momento do país.

O resultado dos vencedores será divulgado no dia 12 de novembro e a premiação ocorrerá no dia 21 de novembro, em solenidade na TCE/SC. Os cinco primeiros colocados e seus professores receberão um notebook e farão uma viagem a Florianópolis, para participar da cerimônia de entrega da premiação, além de outras atividades culturais.

Os alunos poderão estar acompanhados de um dos pais ou responsável. Os colegas de turma do estudante classificado em primeiro lugar serão contemplados com a mesma viagem à capital. As cinco escolas dos estudantes vencedores ganharão um kit de livros de literatura, um notebook e um projetor portátil.  E os 37 finalistas da etapa estadual receberão uma menção honrosa. O conselheiro Herneus de Nadal acredita que o TCE na Escola incentiva a participação da sociedade no controle social.

Mascotes

Uma novidade desta quarta edição do concurso são dois personagens juvenis – um MC e uma DJ – criados pela Assessoria de Comunicação Social do TCE/SC. O nome das mascotes será escolhido por enquete na internet e os estudantes têm três opções de nomes para cada personagem. Para o MC, as opções são: Call Kulê, Tody Olho e Soul Fiscal; e para a DJ, os internautas poderão escolher entre Ana Liza, Cida Dan ou Isa Mina.

Todas as informações para professores e alunos sobre o IV Concurso Estadual de Redação estão disponíveis no hotsite do Projeto TCE na Escola, criado especialmente para o concurso. O espaço virtual contém o regulamento, vídeo com orientações, apresentação em PowerPoint, notícias, galeria de fotos, contatos e a enquete para a escolha do nome dos personagens especialmente criados para o concurso, além de links para artigos e textos sobre o tema Transparência e Cidadania.

Confira o cronograma com as novas datas:

Banner Chama Concurso resumido