A- A A+

07 06 Semana do Meio Ambiente EEB Ivo Silveira Fotos de Dafnée Canello 67

Dos oito irmãos da família de Adriano Curcio, cinco seguiram o caminho da docência. Adriano, o caçula, escolheu a Química. O professor explica que a vontade de lecionar a disciplina já surgiu na infância, quando usava os laboratórios durante as aulas. O jovem gostava tanto que na hora de escolher qual faculdade fazer não teve dúvida.

Com grande parte das aulas sendo ministradas dentro dos laboratórios e com uma forma diferente de ensinar, Adriano conquistou a simpatia e o carinho dos alunos. “Eu gosto de tornar os estudantes protagonistas das nossas ações, mesmo que tenhamos que dar apoio. Por exemplo, construímos uma tabela periódica de madeira de quatro metros, tudo feito por eles”, destaca.

O professor conta que durante a faculdade comprou 18 livros de Química e hoje restam apenas quatro. “Todos os livros que eu tinha doei para alunos que seguiram para essa profissão. Os que sobraram já têm destino certo também, já prometi que vou dar para uma aluna”, afirma orgulhoso.

Com 25 anos de magistério, Adriano já viu vários alunos se formarem em Química após participarem de suas aulas. Clemilson Augusto de Souza é um exemplo disso. Formado no Ensino Médio em 2003, escolheu a área após ter aulas com o professor. “A Química era uma disciplina como todas as outras, mas quando comecei a ter aulas com o Adriano mudou minha visão. Ele corria atrás das coisas, dava muitas aulas práticas e fazia projetos diferentes. Era um destaque e isso me fez gostar ainda mais da matéria”, explica.

A aluna Eduarda Melo Lemes pretende seguir o mesmo caminho. Com 15 anos a jovem já sabe o que quer estudar na faculdade: química. “Eu sempre gostei da disciplina, mas as aulas interativas, o incentivo do professor e o uso constante do laboratório me influenciaram de certa maneira”, conta.

Horto escolar

Hoje professor da EEB Governador Ivo Silveira, Adriano explica que faz muitos trabalhos interdisciplinares com os alunos e incentiva estudos voltados para a educação ambiental. Em 2012 idealizou na unidade o Horto Escolar, projeto de conscientização para a preservação do meio ambiente. Para a construção do horto foi utilizado um espaço vazio na escola, onde foram plantadas árvores frutíferas, flores, ervas e hortaliças.

O projeto se expandiu e agora a comunidade também participa, recebendo as hortaliças que são colhidas no horto. Os professores e alunos utilizam o espaço para realização de projetos interdisciplinares que abordam os mais variados tipos de conteúdos dentro de suas disciplinas curriculares.

Orgulhoso do projeto, Adriano explica que é satisfatório ver o resultado do seu trabalho. “Eu acredito que ser professor é algo que está no sangue, gosto muito da minha profissão. Eu sinto uma satisfação imensa ao ver meus alunos evoluindo com os projetos que realizamos, tudo que eu faço é por eles”, ressalta.

Governo de Santa Catarina | Secretaria de Estado da Educação
Rua João Pinto, 111 | Centro | Florianópolis | SC | CEP 88010-410
Telefone: (48) 3664-0000
Horário de Funcionamento: das 12 às 19 horas
JSN Boot template designed by JoomlaShine.com

Desenvolvimento:  logo ciasc rodape | Gestão do conteúdo: SED | Acesso restrito