Reunião teve foco no Plano de Intervenção Pedagógico. Foto DivulgaçãoA Gerência de Educação (Gered) de Araranguá, por meio da coordenadora regional do Programa Nacional pela Alfabetização na Idade Certa (PNAIC), Ana Dirce De Vila, reuniu na tarde desta terça-feira, 10, no auditório da Agência de Desenvolvimento Regional (ADR) de Araranguá, os 13 coordenadores locais do Programa nos Municípios do Extremo-Sul.

A reunião de trabalho teve foco no Plano de Intervenção Pedagógico, que está sendo elaborado em âmbito Regional, a partir dos dados dos diagnósticos realizados nas escolas da rede pública de ensino, municipal e estadual. O Plano desenvolvido nas escolas de maior vulnerabilidade da região objetiva elevar os índices de desempenho escolar das crianças no primeiro ciclo de alfabetização. Foi realizado um mapeamento pensando nas possibilidades de execução do Plano de Intervenção, com ações emergenciais dentro da sala de aula.

Segundo a coordenadora regional, gestores municipais e escolares têm papel fundamental no PNAIC. Ana Dirce destaca que essa não é apenas uma dimensão formal do Programa, mas traduz o reconhecimento da parceria que efetivamente se tem materializado nas diferentes regiões do país em torno de uma meta comum: mobilizar esforços para assegurar a alfabetização de todas as crianças no período dos três anos que compõem o ciclo de alfabetização.