A- A A+

Laboratório da EEB Cecília Ax. Foto Monize Freiberger Leite ADR IbiramaDesde que assumiram o cargo, em fevereiro desse ano, os multiplicadores do Núcleo de Tecnologias Educacionais (NTE) da Agência de Desenvolvimento Regional (ADR) de Ibirama já reestruturaram totalmente e colocaram em funcionamento laboratórios de informática de 15 escolas estaduais. A EEB Cecília Ax, de Presidente Getúlio, foi a beneficiada mais recente.

O multiplicador Ademir Schwarzrock explica que os laboratórios não vinham sendo utilizados por diversos motivos como falta de alguns equipamentos, manutenção e até atualizações de sistema, mas aos poucos o NTE conseguiu garantir que os espaços possam receber os estudantes para fins pedagógicos. “Com isso garantimos o uso desses equipamentos e ferramentas que são fundamentais para o processo de aprendizagem”, destaca.

A Escola Indígena de Educação Fundamental Vanhecu Patté, em José Boiteux, foi uma das beneficiadas com a reestruturação feita pelo NTE e ganhou um laboratório de informática que agora é utilizado diariamente pelos alunos. O diretor da unidade, Rodrigues Pinto Reis, conta que os computadores mudaram a rotina das aulas e até a motivação dos estudantes. “Agora  os professores fazem os projetos e os alunos podem pesquisar no laboratório, com isso  percebemos até mais animação deles em estarem vindo para a escola”, relata.

Formação para professores

Além de garantir que a estrutura física dos laboratórios ofereça condições adequadas de uso, os profissionais também têm trabalhado na formação dos professores apresentando ferramentas inovadoras que auxiliam no processo educacional . “Procuramos  fazer com que eles reflitam sobre o papel do professor na escola e mostrar que os projetos humanos são atos coletivos”, completa a multiplicadora Monize Freiberger Leite.

As formações estão sendo oferecidas desde e seguem até novembro em todas as escolas.

Governo de Santa Catarina | Secretaria de Estado da Educação
Rua João Pinto, 111 | Centro | Florianópolis | SC | CEP 88010-410
Telefone: (48) 3664-0000
Horário de Funcionamento: das 12 às 19 horas
JSN Boot template designed by JoomlaShine.com

Desenvolvimento:  logo ciasc rodape | Gestão do conteúdo: SED | Acesso restrito