A- A A+

Villaggio Grando 31

Para o professor Gil Karlos Ferri a escola é muito mais do que matérias e notas, é uma parte da vida. E foi durante essa parte da vida que ele decidiu a profissão que queria seguir: a docência. O motivo foi a possibilidade de trabalhar em constante contato com as pessoas e o conhecimento. O curso escolhido foi História, disciplina que hoje leciona na EEB Padre Antônio Vieira, no município de Anita Garibaldi.

O grande diferencial das aulas de Gil são as atividades extraclasses, desenvolvidas por meio de projetos e visitas que causam grande impacto no desenvolvimento dos alunos. “O maior impacto que uma saída de campo pode ter é dar oportunidades para que os alunos ampliem sua visão de mundo e conheçam iniciativas que possam motivá-los a melhorar a sociedade onde vivemos”, explica.

Os alunos aprovam a iniciativa das aulas diferentes de Gil. Para a estudante Eduarda Amorim, do 2º ano do Ensino Médio, as aulas são muito produtivas. “As nossas saídas são muito boas para o conhecimento que adquirimos, tanto na escola, quanto fora dela”, conta.

História & Vitivinicultura

Levando em conta a ideia de transformar a escola em uma experiência inesquecível para a vida dos alunos, o professor Gil idealizou em 2015 o projeto História & Vitivinicultura, que consiste na realização de visitas guiadas a empreendimentos vitivinícolas da região, no qual os alunos desenvolvem tarefas antes, durante e depois das saídas a campo.

Durante as visitas guiadas aos empreendimentos os estudantes aprendem sobre como funcionam as vinícolas e sobre aspectos históricos e socioeconômicos da região.

De acordo com o professor, o conhecimento extraclasse do aluno faz toda a diferença no aprendizado como um todo. “Em uma experiência como a do projeto História & Vitivinicultura, por exemplo, fica mais fácil explicar conceitos e mediar informações que foram observadas pelos próprios estudantes durante as atividades”, ressalta.

Governo de Santa Catarina | Secretaria de Estado da Educação
Rua João Pinto, 111 | Centro | Florianópolis | SC | CEP 88010-410
Telefone: (48) 3664-0000
Horário de Funcionamento: das 12 às 19 horas
JSN Boot template designed by JoomlaShine.com

Desenvolvimento:  logo ciasc rodape | Gestão do conteúdo: SED | Acesso restrito