P 20171109 143736 vHDR AutoBuscando firmar ainda mais o compromisso com a inovação, a Secretaria de Estado da Educação (SED) vai marcar presença este ano no Torneio Regional Santa Catarina de Robótica First Lego League (FLL), promovido pelo Departamento Nacional do Serviço Social da Indústria (SESI). O torneio é uma competição internacional que visa despertar o interesse de crianças e jovens pelas áreas de Ciências, Matemática e Tecnologia.

Representando a Rede Estadual de Educação no torneio estará a Escola de Educação Básica Giovani Pasqualini Faraco, de Joinville. A unidade, com o apoio do Núcleo de Tecnologia Educacional da Gered ,vai participar do desafio que, nesta temporada 2017/2018, tem como tema principal a dinâmica dos fluídos.

Entre as atividades do evento, que vai acontecer entre os dias 24 e 25 de novembro no Centreventos Cau Hansen em Joinville, estão uma série de palestras, oficinas e mesas redondas como a que terá como tema Tecnologia, Inovação e Educação: Pilares para a formação do profissional do futuro. Debatendo sobre educação nesta mesa estará o Gerente de Tecnologias Educacionais e Inovação da SED, Gilson Oliveira Pohl. “Devemos estar sempre atentos a oportunidades como esta para o incentivo a inovação e criatividade de nossos estudantes. Assim como o espaço de inovação EfeX, lançado recentemente em Blumenau, esta iniciativa promove práticas pedagógicas diferenciadas que serão aproveitadas por muito mais tempo no espaço escolar”, destacou Pohl.

O evento

P 20171109 161939 vHDR AutoAo longo do encontro, os times de estudantes vão se unir aos robôs desenvolvidos por eles para apresentar soluções para a questão da água no planeta. A competição de robótica pode ser usada no ambiente escolar, mas não é projetada exclusivamente para esse propósito. Os jovens usam a imaginação e a criatividade para investigar problemas e buscar soluções inovadoras que contribuam para um mundo melhor.

Para se preparar para a competição os alunos participantes da EEB Giovani Pasqualini Faraco receberam a visita de Felipe de Souza Tiozo, que integrou a equipe de robótica SESI Robotic Generation representando a unidade SESI São José do Rio Preto, time que foi campeã do Torneio Internacional da Austrália em 2015.