A- A A+

14 11 Escolas da Regional de Araranguá recebem orientaçõesOs diretores e assessores das 42 escolas da Gerência Regional de Educação (Gered), de Chapecó, estiveram reunidos na última sexta-feira, 10, para receber orientações sobre o cronograma de matrículas/2018 e para analisar o andamento do processo de avaliação da aprendizagem deste ano.

O período de novas matrículas para o ano letivo de 2018 inicia em 30 de novembro e encerra em 11 de dezembro de 2017. Segundo a gerente Regional da Educação, Maria de Lurdes Seben, são aplicados dois critérios para novas matrículas. “O primeiro critério estabelece que os pais devem procurar as escolas mais próximas a sua residência e o segundo critério é a proximidade com o trabalho dos pais”, explica a gerente.

Para efetivação da matrícula os pais/responsáveis deverão apresentar obrigatoriamente nas escolas a via original e fotocópia da certidão de nascimento / carteira de identidade, atestado de frequência, comprovante de residência atualizado, uma foto 3 x 4,  carteira de vacinação e histórico Escolar (no prazo de 30 dias).

As rematrículas foram realizadas até o dia 26 de outubro na plataforma online da Secretaria de Estado da Educação e nas unidades escolares. “Os pais que não realizaram a rematrícula no prazo podem procurar as escolas até o final do ano para atualizar o cadastro dos filhos e efetivar a vaga”, explica a gerente Regional de Educação, Maria de Lurdes Seben.

Sistema de avaliação

Os alunos da rede estadual de ensino de Santa Catarina estão encarando uma novidade neste ano: o fim do exame final. A recuperação das notas deve ser a cada bimestre, a média passou a ser seis. No encontro da última sexta-feira (10) foi avaliado o andamento da nova forma de avaliação levando em conta os avanços da aprendizagem e a recuperação paralela durante os bimestres.

“Os professores receberam orientações sobre o sistema de avaliação para o encerramento do ano letivo. No Conselho de Classe devemos levar em conta os critérios de desempenho e comprometimento do aluno, seguindo os conceitos de uma avaliação formativa e democrática”, explica a gerente Maria de Lurdes.

A mudança estimulou a realização de um cronograma de capacitação das equipes pedagógicas durante o ano, para ampliar o conhecimento sobre as resoluções 183 e 189/SC, que estabelecem diretrizes operacionais para a avaliação do processo ensino-aprendizagem. “Estamos focados em proporcionar ensino de qualidade, com avaliação formativa para promover a aprendizagem integral dos alunos”, destaca a secretária Executiva da Agência de Desenvolvimento Regional de Chapecó, Astrit Savaris Tozzo.

Governo de Santa Catarina | Secretaria de Estado da Educação
Rua João Pinto, 111 | Centro | Florianópolis | SC | CEP 88010-410
Telefone: (48) 3664-0000
Horário de Funcionamento: das 12 às 19 horas
JSN Boot template designed by JoomlaShine.com

Desenvolvimento:  logo ciasc rodape | Gestão do conteúdo: SED | Acesso restrito