Em visita ao parque alunos estudaram sobre funcionamento dos brinquedos. Foto Gered ADR TimbóUma atividade que envolve Física, estudo ao ar livre, diversão, brinquedos radicais e muito aprendizado. Assim é o projeto Física no Parque, desenvolvido pelo professor Fábio Gomes Miranda, em parceria com o Beto Carrero World. A atividade é voltada para os alunos do 1º ano do Ensino Médio da EEB Professor Júlio Scheidemantel, de Timbó, e EEB Osvaldo Cruz, de Rodeio, ambas escolas pertencentes à Gerência Regional de Educação (Gered) de Timbó.

De acordo com o professor Fábio, as viagens de estudo são uma tendência na educação e têm objetivo de contribuir no processo de ensino. “É preciso motivar os alunos a estudarem, promovendo estratégias didáticas e atraentes”, explica.

Foi pensando nisto que surgiu a ideia do projeto Física no Parque, que tem como proposta levar os alunos para conhecerem o parque temático Beto Carrero World, instalado na cidade de Penha, e trabalhar ao ar livre as disciplinas de Física, Matemática e Sociologia.

“Essa viagem de estudo permitiu aos alunos um intercâmbio cultural, no qual amplia horizontes, enrique experiências e proporciona a interação entre teoria e prática, não apenas com diversão, mas com análise científica e técnica”, destaca o professor.

Durante a visita ao parque, os alunos participaram de uma palestra com os engenheiros do local, que apresentaram informações técnicas e curiosidades a respeito do funcionamento dos principais brinquedos, bem como esclareceram dúvidas dos jovens.

Após a apresentação, os estudantes foram divididos em grupos e cada um estudou um brinquedo, desenvolvendo na prática os cálculos da mecânica cinemática e dinâmica, como velocidade e tipos de força que atuam no brinquedo, bem como nas pessoas que estão nele.

Estudantes produziram maquetes para apresentar resultados dos estudos. Foto Gered ADR TimbóTodo o estudo feito durante a viagem foi levado para a sala de aula, onde os alunos debateram sobre o aprendizado, elaboraram apresentações, fizeram maquetes e puderam explanar sobre o trabalho para toda a comunidade escolar.

Algumas apresentações contaram com a presença de profissionais do Beto Carrero World, que visitaram as escolas para acompanhar o trabalho executado pelos alunos.

O gerente comercial do parque, Alex Bonareti, explica que o projeto desenvolvido pelo professor Fábio é diferente e muito interessante. “Nós mobilizamos nossa equipe de engenheiros, que se preparou para receber os jovens e repassar as informações referentes ao conceito de física mecânica que estava aplicado nos brinquedos. Quando visitamos as escolas, foi emocionante ver o resultado desse trabalho e o que os alunos absorveram. Com esse projeto, ficou mais fácil aprender Física”, ressaltou.

Para a gerente regional de Educação da ADR de Timbó, Claudete de Fátima Bauer, o que mais chamou a atenção quando o professor Fábio apresentou o projeto à Gered, foi o envolvimento entre o aprendizado e a diversão. “A atividade proporcionou aos nossos alunos o ensinamento além da sala de aula. Nos alegra saber que os professores de nossas escolas estão inovando e buscando oferece às crianças e aos jovens uma maneira diferente e mais divertida de aprender”, destacou Claudete.