A- A A+

tabela periódicaCom o objetivo de transformar a aula de Química, em especial o conteúdo da Tabela Periódica, mais atrativa para os alunos do 1º ano do Ensino Médio Inovador (EMI) da EEB Sóror Angélica, a professora Sandra Poletti propôs uma atividade diferenciada, de forma lúdica e comestível.

Sob a supervisão da professora, os estudantes confeitaram 118 cupcakes e os decoraram com pasta americana colorida para melhor identificação e separação dos grupos e famílias dos elementos químicos da tabela. A técnica facilita o aprendizado e torna a aula divertida.

A professora explica que se trata de “uma estratégia que encontrou para desmistificar que a Química é uma ciência “carrancuda” como é conhecida, e provar que o aprendizado da disciplina pode ser fácil e divertido", conta, além de ressaltar que os alunos foram muito bem receptivos com a atividade, já que saíram de um modelo padrão de aprendizado colocando literalmente a mão na massa.

Saiba mais

Na química, os elementos estão dispostos em uma tabela, os critérios usados para organizar os elementos foram estabelecidos com o decorrer do tempo. Um importante passo foi dado no ano de 1869, através do professor da Universidade de São Petersburgo (Rússia), Dimitri Ivanovich Mendeleev (1834-1907), que organizou a tabela em função da massa atômica de seus elementos, estabelecendo assim as famílias e grupos. Lembrando que na época apenas 63 elementos eram conhecidos.

O trabalho desse cientista foi muito importante, a prova disso é que a base da classificação periódica atual é a tabela de Mendeleev, com a diferença de que as propriedades dos elementos variam periodicamente com seus números atômicos e não com os pesos atômicos, como era a classificação feita pelo cientista.

A Tabela Periódica atual é formada por 118 elementos distribuídos em 7 linhas horizontais, cada uma sendo chamada de período, e em 18 famílias ou grupos. Os elementos pertencentes ao mesmo período possuem o mesmo número de camadas de elétrons.

Governo de Santa Catarina | Secretaria de Estado da Educação
Rua João Pinto, 111 | Centro | Florianópolis | SC | CEP 88010-410
Telefone: (48) 3664-0000
Horário de Funcionamento: das 12 às 19 horas
JSN Boot template designed by JoomlaShine.com

Desenvolvimento:  logo ciasc rodape | Gestão do conteúdo: SED | Acesso restrito