alunos 1O número de estudantes do ensino médio chegou a 174 mil nas escolas estaduais em 2017. Os resultados positivos foram frutos dos inúmeros projetos que estão dentro das modalidades oferecidas em Santa Catarina, entre elas o Ensino Médio regular, Ensino Médio Profissionalizante (EMIEP), Ensino Médio Inovador (EMI) e Ensino Médio Integral em Tempo Integral (EMITI) ofertadas em cerca de 800 unidades da rede.

Com a diretriz de oferecer oportunidades de construção conjunta de uma educação que valoriza o aprendizado de conteúdos tradicionais, 2017 ampliou a oferta com o Ensino Médio Integral em Tempo integral, finalizando o ano letivo com bons resultados. Ao todo foram atendidos 1.139 alunos em 15 escolas catarinenses. “Do ponto de vista pedagógico, tivemos um resultado fantástico, tendo como base a melhora da média dos alunos, nos projetos integradores que estão sendo feitos, inclusive mudando a realidade da escola. O que ajudou a dobrarmos o número de escolas em tempo integral em 2018, passando de 15 para 34”, destaca o secretário de Estado da Educação, Eduardo Deschamps.

Ensino Médio Inovador (EMI) e Programa de Novas Aprendizagens (PENOA)

Na busca de oportunizar aos jovens a ampliação do tempo escolar, garantindo a formação integral com a inserção de atividades que tornem o currículo mais integrado, é ofertado pela rede estadual de ensino o Ensino Médio Inovador. Em 2017, foram 145 escolas com este modelo no Estado. A modalidade é realizada durante dois ou três dias na semana no contraturno com oficinas voltadas à cultura ou esporte e leitura, escrita e cálculo pelo PENOA, sendo escolhido pelo estudante conforme a dificuldade individual.

Ensino Médio Integrado a Educação Profissional (EMIEP)

O Ensino Médio Integrado a Educação Profissional (EMIEP) enfoca uma concepção de formação humana, tendo como base o trabalho como princípio educativo, a integração de todas as dimensões da vida, visando à formação omnilateral dos sujeitos. Este ano foram atendidos 5.042 mil alunos na modalidade em 47 unidades escolares.

A proposta do EMIEP é integrar as disciplinas técnicas as grandes áreas do conhecimento do Ensino Médio, não sendo apenas uma simples justaposição de disciplinas. A construção da organização curricular do EMIEP deverá assegurar, de maneira integrada, o cumprimento das finalidades para a formação geral e as condições de preparação para o exercício de profissões técnicas.