Apresentação da Conferência aos Gestores e professores
Professores e gestores das escolas da Gerência Regional de Educação (Gered) de Caçador, supervisionada pela Agência de Desenvolvimento Regional de Videira, participaram nesta última sexta-feira, 9, de um curso preparatório para a realização da V Conferência Infanto-Juvenil para o Meio Ambiente.

A capacitação foi desenvolvida por uma comissão da Unidade de Atendimento de Caçador. O encontro teve início às 8 horas com as orientações da Supervisora de Gestão Escolar, Eliane Ribeiro dos Santos, sobre o regulamento de participação e realização da Conferência. Na sequência foi proferida, pela servidora da EPAGRI, Daniela Helena Conorath, uma palestra com o tema Cuidando da água como forma de preservação do Planeta. Para finalizar a manhã, a professora Débora Ceretta Yung apresentou diferentes formas pedagógicas em projetos de Intervenção para abordagem do tema em sala de aula, enfatizando a importância do envolvimento da comunidade escolar visando transformar o local onde vivem.

A Conferência é uma iniciativa do Ministério da Educação (MEC) em conjunto com o Ministério do Meio Ambiente (MMA) e acontecerá em junho. Em Santa Catarina, a Secretaria de Estado da Educação (SED) é a articuladora entre as escolas, envolvendo estudantes de 11 a 14 anos.

De forma pedagógica e participativa, o objetivo da mobilização é reunir estudantes, professores e comunidade escolar para pesquisar, dialogar e refletir sobre as questões socioambientais, a partir da utilização da água pela humanidade. O evento aconteceu em forma de oficina de formação, onde professores e gestores de escolas da rede estadual e municipal, bem como da rede particular de ensino, estiveram presentes.

Segundo a supervisora Eliane Ribeiro dos Santos, a fase escolar deverá ser organizada nas escolas até o dia 31 de março e tem como tema Vamos cuidar do Brasil, cuidando das águas.  “Posterior a fase escolar, acontecerá uma etapa regional em abril e, ao final, delegados serão eleitos para representar a região na fase estadual” finalizou Eliane.