Evento irá reunir estudantes de 11 a 14 anos das escolas municipais estaduais e particulares da regiãoMobilizar a comunidade escolar para realizar processos educativos, por meio da participação social, sobre a dimensão socioambiental da água, com vistas a fortalecer a educação ambiental na educação básica e propiciar atitude responsável e comprometida com as questões locais e globais, e de processos voltados para a melhoria da relação ensino-aprendizagem é o objetivo da Conferência Nacional Infantojuvenil pelo Meio Ambiente. Neste ano, a temática é Vamos cuidar do Brasil, cuidando das águas. A fase Regional acontece em Xanxerê, nos dias 17 e 18 de abril na Unoesc de Xanxerê.

O evento é organizado pela Agência de Desenvolvimento Regional de Xanxerê, Unoesc, Epagri e Sesc, com o apoio da Secretaria de Estado de Desenvolvimento Econômico e Sustentável (SDS) e é destinado para estudantes de 11 a 14 anos das escolas estaduais, municipais e particulares.

A programação inicia na terça-feira, 17, às 19h30, no auditório do Bloco E, com palestra para os acadêmicos da Unoesc com o tema Água: de bem comum a produto Mercantilizado. A palestra será proferida pelo professor Luiz Fernando Scheibe da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC).

Já na quarta-feira, 18, a programação inicia as 7h30 com café da manhã. Às 8h acontece a abertura oficial e logo após iniciam os trabalhos com apresentação do espetáculo Perguntas que não fiz ao Rio com Tend”Arte Contação de Histórias de Joaçaba. Às 10h acontece a palestra  O homem no ciclo da água com o professor Luiz Fernando Scheibe. Durante a tarde a programação contempla a apresentação e escolha dos projetos da Conferência.