A- A A+

O Pacto Nacional pela Alfabetização na Idade Certa (PNAIC) está em andamento nas escolas da Unidade de Atendimento de Taió. As reuniões para formação dos professores vão até 28 de maio deste ano.

Estudos demonstram que o número de analfabetos no Brasil é de cerca de 13 milhões, segundo o IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia Estatística). Além destes, 53% dos estudantes atingiram o conhecimento esperado em escrita e 56,1% em leitura para o 3º ano do Ensino Fundamental. Para melhorar este quadro o Ministério da Educação mantém desde 2012 o PNAIC, um programa com a participação da União, estados, municípios e instituições em todo o país.

Seu objetivo é garantir que todas as crianças com até 8 anos de idade tenham direito à alfabetização plena. Isto significa que as crianças até o 3º ano do Ensino Fundamental saibam ler, escrever e realizar as operações matemáticas fundamentais.

Neste esforço nacional, professores das redes estadual e municipal de ensino da Unidade de Atendimento de Taió, vinculada à Gerência de Educação da ADR de Rio do Sul, se unem e promovem estudos com troca de experiências, sob a  coordenação da servidora Nadir Ângelo da Silva, e que atuam em dois grupos, com suas respectivas formadoras.

Os municípios de Rio do Campo e Santa Terezinha alternam os encontros do grupo dos professores que atuam na EEB Pe João Kominek, EEF Dr Waldomiro Colautti, EEF Maestro Heitor Villa Lobos, EEB Dr Fernando Ferreira de Mello, EEF Hercílio Anderle e a EEF Roberto Heinzen. Este grupo tem como formadora a professora Deize Méri Stopa. Nos municípios de Taió e Pouso Redondo recebem os professores da EEB Prof Anair Margarida Voltolini, EEB Pref Arno Siewerdt, EEB Letícia Possamai, EEB Guilherme André Dalri, EEB Leopoldo Jacobsen, EEB Luiz Bertoli e EEF Adele Heidrich, que tem o acompanhamento da formadora Neide Dalmolin.

O supervisor de Gestão Escolar, Adriano Stolf, ressalta a importância de investir recursos e esforços na capacitação dos profissionais que atuam com os estudantes nas primeiras séries do Ensino Fundamental. Stolf afirma que “a base da formação é o aspecto mais importante da vida estudantil”.

A coordenadora regional do PNAIC, Nadir Ângelo da Silva, falando dos objetivos do programa, diz que "contribuir na formação dos professores alfabetizadores para planejar e realizar ações pedagógicas e a aprendizagem de cada criança é a tarefa que assumimos e queremos alcançar”. O encerramento do PNAIC 2018 será dia 28 de maio em Taió, com o Seminário de socialização das práticas realizadas durante a formação.

Governo de Santa Catarina | Secretaria de Estado da Educação
Rua João Pinto, 111 | Centro | Florianópolis | SC | CEP 88010-410
Telefone: (48) 3664-0000
Horário de Funcionamento: das 12 às 19 horas
JSN Boot template designed by JoomlaShine.com

Desenvolvimento:  logo ciasc rodape | Gestão do conteúdo: SED | Acesso restrito