A V Conferência Nacional Infantojuvenil pelo Meio Ambiente (CNIJMA) é uma iniciativa do Ministério da Educação (MEC) em conjunto com o Ministério do Meio Ambiente (MMA) e será realizada em junho de 2018. Nesta edição, o tema Vamos cuidar do Brasil Cuidando das Águas, está sendo construído a partir de quatro momentos: na escola, etapa regional, etapa estadual e etapa nacional.

Na região de São Lourenço do Oeste, a mobilização nas escolas aconteceu recentemente e abrangeu instituições de ensino da rede estadual, municipal e privada. Os projetos levados à público na etapa escolar, da qual participaram estudantes de 11 a 14 anos, ou seja, do 6º ao 9º ano, seguem para a etapa regional que será realizada na próxima terça-feira, 17, em evento que inicia às 13h30, no Auditório do Sicoob, em São Lourenço.

A coordenadora da ação na região, supervisora da Gerência Regional de Educação (Gered) Joana D’arc Sutili, percorreu a região para acompanhar a realização dos trabalhos durante a primeira etapa da Conferência e salienta que ficou maravilhada com projetos tão bem elaborados pelos estudantes em prol da conscientização pela preservação das águas que enfatizaram inclusive ações de preservação da mata ciliar.

O evento da próxima semana reunirá todos os trabalhos apresentados na etapa escolar. Os melhores serão eleitos para representarem a região na etapa estadual. A Conferência, em suas diversas etapas, tem o propósito de reunir estudantes, professores e comunidade escolar para pesquisar, dialogar e refletir sobre as questões socioambientais, a partir da utilização da água pela humanidade que depende da sua disponibilidade, da realidade socioeconômica e cultural, das formas de captação, tratamento e distribuição.