A- A A+

formação google 3Na medida em que o professor passa a ver as evoluções tecnológicas como novas aliadas, os recursos pedagógicos se ampliam na interação com os alunos e nas formas de ensino aprendizagem. Com o objetivo de despertar e instigar um novo olhar do professor está sendo desenvolvido na Gerência Regional da Educação (Gered), de Chapecó o curso de Formação em Google.

O projeto é uma iniciativa do Núcleo de Tecnologias Educacionais (NTE) da Gered Chapecó, que busca oportunizar formação para diretores das escolas da rede estadual, equipe pedagógica, assistentes de educação e professores sobre as ferramentas da Google. Nesta primeira etapa está envolvendo 130 profissionais de quatro escolas: EEB Saad Antônio Sarquis, EEB Tancredo de Almeida Neves, EEB Cordilheira Alta e EEB Professor Nelson Horostecki.

O curso tem como coordenadoras as professoras Cristiane de Oliveira Fiorentini e Jussani Derussi.  Cristiane explica que os professores passam a conhecer e explorar as ferramentas do Google, para desenvolver novas atividades em sala de aula e extraclasse. “Os professores aprendem a explorar as ferramentas do Google, com compartilhamento nas nuvens, criação de arquivos compartilhados em textos e fotos, organização de agenda, questionários e formulários e também fazem Hangouts”, explica.

A professora de língua portuguesa e literatura da EEB Saad Sarquis, Greici Sampaio, já está aplicando os novos conhecimentos com os alunos. Ela foi desafiada a usar as novas ferramentas, e está desenvolvendo um trabalho extraclasse com os alunos, para despertar o interesse na pesquisa.

Com o uso do Google documentos, os estudantes do terceiro ano estão construindo um texto coletivo sobre as percepções que tiveram na leitura do livro Vidas Secas de Graciliano Ramos. “Temos que aliar o conhecimento com as novas tecnologias para desenvolvermos um novo olhar, que não tenha somente texto no quadro, mas que também traga a tecnologia para auxiliar no processo de ensino aprendizagem”, destaca a professora Greici.

A gerente de Educação, Maria de Lurdes Seben, destaca que o curso será oferecido em outras escolas. “São 12 horas de curso presencial e 8 horas à distância. Os professores tem demonstrado interesse, por isso iremos levar o curso para outras escolas, para que todos possam ter a oportunidade de capacitação”, enfatiza a gerente.

Governo de Santa Catarina | Secretaria de Estado da Educação
Rua João Pinto, 111 | Centro | Florianópolis | SC | CEP 88010-410
Telefone: (48) 3664-0000
Horário de Funcionamento: das 12 às 19 horas
JSN Boot template designed by JoomlaShine.com

Desenvolvimento:  logo ciasc rodape | Gestão do conteúdo: SED | Acesso restrito