machado de assisA EEB Machado de Assis, em Timbó Grande, realizou no último dia 3 de maio, o Conselho de Classe Participativo do Ensino Médio Integral em Tempo Integral (EMITI). O objetivo foi avaliar o programa que vem sendo desenvolvido desde o início do ano letivo na escola.

Participaram do encontro pais, alunos, conselho deliberativo, conselho tutelar, professores, equipe pedagógica e coordenadores. Foi uma tarde de avaliação e reflexão do caminho percorrido no primeiro bimestre, considerando os desafios, as possibilidades e as conquistas da aprendizagem.

A EEB Machado de Assis é a única na área de abrangência da ADR Videira contemplada com o EMITI, contando hoje com quatro turmas. A implantação desse programa conta com a parceria do Instituto Ayrton Senna, Instituto Natura e Secretaria de Estado da Educação de Santa Catarina.

Desde o anúncio da implantação do EMITI, o município de Timbó Grande recebeu o programa de braços abertos através da diretoria, professores e comunidade escolar. “Acredito no potencial dos alunos e no time que integra a comunidade escolar, que tem sido como uma família. A cada passo estamos obtendo novas conquistas”, disse a diretora Cleudenei Guedes dos Santos Varela.

Para a secretária executiva da Regional de Videira, Girlene Borsoi, o diferencial está no desenvolvimento integral dos alunos, trabalhando intencionalmente as competências socioemocionais para promoção da autonomia. “Apesar da tantas dificuldades, a equipe toda da escola Machado de Assis faz um belíssimo trabalho”, completa a secretária.

A coordenadora regional, Milene Brustolin Cunha, relata que o programa tem um enfoque maior na percepção do aluno, bem como todo o seu contexto social e emocional, para que o mesmo consiga compreender e transformar sua evolução.