16 05 RegionalAs equipes da Gerência Regional de Educação da ADR de São Miguel do Oeste e secretarias municipais de educação de sete municípios realizaram na tarde de quarta-feira, 16, o Seminário do Pacto pela Alfabetização na idade certa (PNAIC). O evento, realizado no Centro de Múltiplo Uso de Guaraciaba, teve a participação de 300 professores da rede municipal e estadual com formação de palanque oficial com pronunciamentos, apresentação cultural e palestras proferidas pela Dra. Nilcea Lemes, e o professor e mestre, João Dimas Nazário.

De acordo com o gerente Regional de Educação, Moacir Martello, na região Extremo Oeste, percebe-se forte engajamento do Governo do Estado e municípios para o desenvolvimento da educação.

Para o secretário executivo Regional, Paulo Meneghini, percebe-se que os profissionais de educação da região são verdadeiramente dedicados e comprometidos com a educação das crianças. Meneghini fez referência ao governador, Eduardo Pinho Moreira, que em seus pronunciamentos sempre reforça de que os gastos com educação não representam despesas, mas investimentos.

O Pacto Nacional pela Alfabetização na Idade Certa foi criado pelo Governo Federal em 2012 e tem como principal desafio garantir que todas as crianças brasileiras até oito anos sejam alfabetizadas plenamente. Para isso o PNAIC envolve a participação da União, estados, municípios e instituições de todo o país. Em Santa Catarina há participação de dez mil alfabetizadores. O propósito do programa é universalizar a alfabetização.

Além do secretário executivo da ADR, Paulo Meneghini, a mesa de honra teve participação do gerente de educação, Moacir Martello, coordenadora regional do Pnaic, Beatriz Fátima Naue, das coordenadoras estaduais do programa, Vânia Luz Nana e Patrícia de Simas Pinheiro, dos palestrantes, João Dimas Nazário e Nilcea Lemes Pelandre, vice-prefeito de Guaraciaba, Valdecir Dorigon, e da secretária de educação anfitriã, Roseli Comin.

A abertura do seminário ainda teve apresentação de dança por parte dos alunos do Pré 3 do CEIM Primeiros Passos do município de Guaraciaba. O evento igualmente teve participação de profissionais de educação das unidades de atendimento em educação de Itapiranga e Dionísio Cerqueira.