Horto medicinal da EEB Arnaldo Moreira DouatMenta e capim-limão são duas das espécies cultivadas pelos alunos no horto medicinal da Escola de Educação Básica Arnaldo Moreira Douat. Localizada no bairro Costa e Silva, em Joinville, a unidade proporciona um aprendizado interdisciplinar para os estudantes do ensino fundamental e ensino médio. As aulas ocorrem em sala e externamente para relacionar a teoria com a prática.

Ao associar pesquisas com experiências no horto didático de plantas bioativas, o projeto Farmácia Viva na Escola valoriza o conhecimento sobre ervas medicinais com as turmas do ensino médio. “Com o auxílio dos professores, os alunos compreendem a importância da química orgânica e relacionam o princípio ativo das plantas com o impacto no organismo”, explica o professor Júlio Michels. Além de pesquisas, os estudantes realizam o plantio de mudas e produzem tinta orgânica a base de terra.

Outro projeto desenvolvido é o Sobre Meio Ambiente, com foco nos estudantes do primeiro ao quinto ano. O incentivo à mudança de hábitos alimentares e promoção do cultivo de alimentos orgânicos são resultados da horta escolar. “Com estas iniciativas, esperamos dos nossos alunos que sejam protagonistas da aprendizagem, porque tem a oportunidade de interagir com o conhecimento obtido em sala de aula”, fala a gestora Evaílde Doriani Miranda Lopes.

Educação ambiental

A Agência de Desenvolvimento Regional (ADR) e as Secretarias de Agricultura e Meio Ambiente (Sama) de Joinville e São Francisco do Sul, assinaram o termo de cooperação técnica para incentivar hortas orgânicas em escolas. A parceria integra as ações para estimular hábitos alimentares saudáveis, contribuir com o ensino aprendizagem e o meio ambiente. Com o termo, as escolas contam com um técnico para orientar na escolha de local, o plantio e a colheita. Neste ano, 34 escolas da região Norte já realizaram o curso.