Um passeio rico em cultura, gastronomia e empreendedorismo rural

12 06 empreendedores rurais7“Ampliar horizontes traz novas perspectivas para o ser humano” – com esta frase a professora Neli Bastezini Kronbauer, mestre em Educação e Ensino, coordenadora do curso de especialização em Desenvolvimento Regional sustentável – UNIEDU/FUMDES, da Unochapecó de São Lourenço do Oeste, deu início ao relato de um passeio realizado pelos cursistas e docentes pela rota Encantos Rurais no interior do município de Quilombo. O curso é ofertado em parceria com a Secretaria de Estado da Educação, com apoio da Agência de Desenvolvimento Regional.

“Foi pensando em ampliar horizontes e conhecer de perto as ricas potencialidades de nossa região no meio rural, que no dia 02 de junho de 2018, a turma embarcou para um passeio rico em cultura, gastronomia e empreendedorismo rural”, destacou Neli.

Durante o passeio que teve início ainda pela manhã, os visitantes tiveram a possibilidade de conhecer e degustar produtos orgânicos e artesanais, além de desfrutar de lindas paisagens. Segundo a professora Neli, a rota encanta, de início, pela receptividade dos moradores e, posteriormente, pela organização e qualidade empenhada na produção de vinho, de mel, de panificados, de destilados, também pela valorização cultural, como gastronomia e resgate histórico das famílias pioneiras.

“Não há como não se  encantar com o roteiro. A cada visita nos foi dada a oportunidade de conhecer uma história e admirar os seus atores pela ousadia, pela capacidade de empreender e pela vontade de evoluir sem perder a simplicidade” - enfatiza.

Integrantes do grupo salientam que durante o passeio, foi possível concluir que o desenvolvimento regional ocorre com a união de esforços, de pequenas ações que ao longo do tempo se tornam grandiosas, tendo na essência, o ser humano e sua vontade de melhorar o meio em que vive.

Para a turma que está no 10º mês do curso, a ação possibilitou o aprimoramento do que é discutido em sala de aula já que possibilitou aos cursistas, a identificação de inúmeros conceitos estudados em sala que ganham vida na prática.

Bolsas de Estudo

Ao todo, foram ofertadas 25 vagas para candidatos que atenderam aos requisitos para obtenção de bolsa, sendo eles: ter cursado o ensino médio em unidade escolar da rede pública ou em instituição privada com bolsa parcial ou integral; residir no mínimo há dois anos no Estado de Santa Catarina e estar prioritariamente atuando no serviço público em território catarinense.

As aulas são ministradas na modalidade presencial, na Unochapecó, extensão de São Lourenço do Oeste, quinzenalmente, nas sextas à noite e aos sábados durante todo o dia até dezembro de 2018.

O objetivo da formação é qualificar os profissionais das mais diversas áreas para a análise dos processos que limitam o desenvolvimento regional e para a busca de soluções aos problemas sociais, econômicos, ambientais e político-institucionais existentes nos municípios da região de São Lourenço do Oeste, e, por extensão, a toda a sociedade.

Ainda, o curso busca fornecer subsídios teóricos e práticos que promovam a qualificação de profissionais que atuam ou poderão atuar em instituições públicas, partindo da identificação, da problematização e da construção de alternativas com vistas à melhor qualidade de vida aos aqui residentes.

Valor da bolsa

O valor da bolsa de estudos repassada pela Secretaria de Estado da Educação é de R$ 750,00 mensais. Deste montante, o estudante beneficiado deve repassar à Unochapecó R$ 428,00.