A Gerência Regional de Educação (Gered), por meio do Setor de Educação Especial, promoveu nesta quarta-feira, 13, no auditório da Agência de Desenvolvimento Regional (ADR) de Araranguá, uma reunião de trabalho sobre o Atendimento Educacional Especializado (AEE) oferecido em 32 escolas da rede estadual de ensino da Região.

Entre os assuntos, estavam as orientações, de acordo com a Política de Educação Especial, sobre a Resolução 100/2016, que traz as diretrizes que norteiam o atendimento nas escolas das necessidades educacionais especiais de alunos com deficiência, transtorno do espectro autista, transtorno de déficit de atenção/hiperatividade e altas habilidades/superdotação.

A reunião contou com a explanação sobre o AEE Altas Habilidades/Superdotação, da assessora do AEE nos pólos localizados em Araranguá, na EEB Eremeta Souza e Turvo, na EEB Jorge Schutz, Ana Paula Ramos. A assessora socializou, entre outros assuntos, as práticas pedagógicas utilizadas no atendimento aos alunos com indicadores de altas habilidades/superdotação, que participam uma vez por semana, no contraturno, de atividades nestes pólos.

Informações referentes às deficiências e transtornos que são trabalhados pelo professor no AEE (autismo, deficiência intelectual e transtorno de déficit de atenção e hiperatividade/TDAH) foram prestadas ao grupo pela professora da Apae de São João do Sul, Edilene dos Santos.

Participaram da reunião, coordenada pela integradora do Setor de Educação Especial, Luciana Baltazar Pereira e pela coordenadora do AEE na 21ª Gered, Eléria Karine Kunhasky Coelho Comin, os assistentes técnico-pedagógicos (ATPs) e professores do Atendimento Educacional Especializado das escolas estaduais do Extremo-Sul.