A- A A+

IMG 0208Um misto de culturas do mundo sendo trabalhadas com criatividade, interação e aprendizado sobre o Halloween e o Dia dos los Muertos. A ideia partiu do projeto Moda, Arte e Cultura que envolveu cerca de 500 estudantes e resultou no desfile de moda com temática do Dia das Bruxas, no Instituto Estadual de Educação (IEE), em Florianópolis, nesta quarta-feira, 31.

A iniciativa foi dos professores das disciplinas de artes, inglês e espanhol, que trabalharam de forma interdisciplinar os temas ao longo de setembro e outubro com os estudantes do ensino fundamental e médio. "O objetivo de todo o trabalho foi de possibilitar as diferentes formas de utilização de objetos visuais de aprendizagem nas áreas de linguagens e tecnologias, das vestimentas com recursos sustentáveis" , explica o professor de artes, Ricardo Alves.

Com a ideia de desmitificar e conhecer os motivos das festas de Halloween, os alunos conheceram os motivos que leva as comemorações da data, como as cidades enfeitadas, as pessoas fantasiadas, as comidas, bebidas e flores que deslocam o sentido usual associado à morte.

IMG 0232

Para os professores, o modo de criar, desenvolver e produzir roupas relacionadas ao aprendizado do aluno pressupõe uma construção, para elaborar um método que pode não ser o mesmo para todos. Assim aprendendo a história, cultura e conceito da arte.

No Brasil, a cultura de celebrar o Dia de Finados, em 2 de novembro, é diferente da maneira da população do México e alguns países da América Central, além de regiões dos Estados Unidos. "Os mexicanos, como parte de uma cultura de muitas ressignificações, celebram o dia dos mortos com uma gigantesca manifestação popular e festiva. Os mortos, como parte do imaginário coletivo, servem para expor indagações sobre o como se vive: falar sobre a morte é falar sobre a vida", conta.

Os professores responsáveis do projeto foram Ricardo Lucio Alves, da disciplina de artes, Mirian Margarete Largura e Roberta David Pieri, de língua inglesa, Fernanda Beirão e Solange Digiácomo, de língua espanhola.

 

Governo de Santa Catarina | Secretaria de Estado da Educação
Rua João Pinto, 111 | Centro | Florianópolis | SC | CEP 88010-410
Telefone: (48) 3664-0000
Horário de Funcionamento: das 12 às 19 horas
JSN Boot template designed by JoomlaShine.com

Desenvolvimento:  logo ciasc rodape | Gestão do conteúdo: SED | Acesso restrito