A- A A+

06 11 Escola de Criciúma Barão

Para valorizar a história da Escola de Educação Básica  (EEB) Barão do Rio Branco, em Urussanga, foi criado o Centro de Memória que mostra a trajetória da escola por meio de objetos, fotografias e documentos desde a década de 20. A iniciativa é fruto de uma parceria com a Universidade do Extremo Sul Catarinense (Unesc), por meio do Grupo de Pesquisa História e Memória da Educação (GRUPEHME) e  Centro de Memória e Documentação  (CEDOC).

O secretário-adjunto da Secretaria de Estado da Educação Gildo Volpato, e a gerente de Educação de Criciúma, Jucilene Antônio Fernandes, visitaram a escola nessa segunda-feira, 5, para conhecer o projeto. "Este é um gesto de valorização da história local e regional que proporciona aos estudantes enriquecimento cultural. Sempre apoiaremos iniciativas como essa", afirma Volpato.

Idealizado pela professora Dra. em Educação Giani Rabelo, investigadora da Linha de Pesquisa Educação, Linguagem e Memória, o  projeto Preservação e Conservação do Patrimônio Educativo da EEB Barão do Rio Branco (Urussanga/SC): O Arquivo Histórico como Lugar de Memória, visa organizar o acervo documental mais antigo.

Segundo Giani, a partir deste projeto que surgiu a ideia de criar o memorial da escola por interesse da equipe diretiva escolar. "Foi possível localizar uma documentação fundamental para o estudo da história dessa instituição e de sua cultura escolar e sua valorização e preservação significa o fortalecimento da identidade da comunidade escolar", explica a professora.

O trabalho iniciou em 2017, com a classificação,  higienização,  pequenos reparos e inventariação dos documentos. Estudantes  do ensino médio foram envolvidos por meio do Programa de Iniciação Científica - Pibic Júnior, do CNPq.   

Este ano, quatro alunos do 1º ano do ensino médio realizam atividades de conservação e preservação do acervo documental escolar, sendo orientados pela professora de sociologia da escola Juliana Geraldi Yamaguti, pela professora Drª Giani Rabelo pela gestora Simone Nogueira Feltrin.

O término da organização do Centro de Memória está previsto para 2019, mas já está aberto para visitação da comunidade.

Paralelamente a esta iniciativa, a professora de sociologia da escola, Juliana Geraldi Yamaguti desenvolve o projeto Educação Patrimonial - “conhecer para preservar”: seu arquivo documental, sua história e sua memória, que busca priorizar a história e memória do município de Urussanga. "É uma maneira de mostrar à comunidade escolar que um arquivo é vivo e não morto como muitos ainda pensam. Arquivos contam histórias", destaca a professora Juliana.

--

Mais sobre o projeto Unesc

A EEB Barão do Rio Branco faz parte do Centro de Memória da Educação do Sul de Santa Catarina - virtual (CEMESSC). O referido centro é coordenado pelos membros do GRUPEHME e envolve as 27 escolas mais antigas da rede estadual de educação do extremo sul catarinense. O referido centro  conta com um acervo digital composto por documentos textuais, iconográficos e objetos museológicos identificados e digitalizados ou fotografados que se encontram nas escolas ou que circularam no âmbito escolar.

A implantação do CEMESSC teve início no ano de 2009 e sua implantação foi autorizada pela Secretaria de Educação do Estado de Santa Catarina, por meio do Termo de Convênio Nº 19.010/2011-1, firmado entre este órgão governamental e a Universidade do Extremo Sul de Santa Catarina - UNESC, uma vez que os documentos originais pertencem às escolas estaduais do sul catarinense.

Os objetivos do CEMESSC estão contribuir para o fortalecimento de uma cultura científica voltada à história da educação junto às comunidades escolares, oportunizar a construção da história dos estabelecimentos escolares de forma interativa, entre diversos outros.

Governo de Santa Catarina | Secretaria de Estado da Educação
Rua João Pinto, 111 | Centro | Florianópolis | SC | CEP 88010-410
Telefone: (48) 3664-0000
Horário de Funcionamento: das 12 às 19 horas
JSN Boot template designed by JoomlaShine.com

Desenvolvimento:  logo ciasc rodape | Gestão do conteúdo: SED | Acesso restrito