Concurso estimula melhorias no ambiente em que os alunos se alimentam. As sete unidades com melhores propostas ganharão troféus e TVs 39’’

Risotolandia Maria Luiza Jesus Vilela Daniel Queiroz 18.outubro.2018 22Comer com regularidade, com atenção e em boa companhia são princípios previstos no Guia Alimentar da População Brasileira e que passaram a ser ainda mais reforçados nas escolas de Santa Catarina com o concurso Bons momentos são feitos para dividir, promovido pelas empresas Nutriplus e Risotolândia, em parceria com a Secretaria de Estado da Educação (SED).

Os 107 projetos, inscritos pelas unidades estaduais de ensino até o mês de setembro, trazem ações práticas para tornar o recreio dos estudantes mais agradável junto aos colegas, cumprindo os princípios da Comensalidade. As sete escolas ganhadoras receberão os prêmios - um troféu e uma TV de 39" para cada vencedora.

premiação concurso alimentação 31 10 9Escolas de diferentes regiões como Araranguá, Florianópolis, Brusque, Chapecó, Curitibanos, Joinville e Lages foram destaque no concurso.  Duas escolas estaduais da da Regional de Araranguá, tiveram seus projetos classificados, entre elas a EEB Abel Esteves de Aguiar, de Praia Grande, com o tema Alimentação saudável: alimente-se dessa ideia, que conquistou o primeiro lugar e recebeu um televisor e a EEB Morro Chato, de Turvo, com o tema Comer, comer!!! Comer para viver melhor, que obteve a segunda colocação e recebeu um troféu.

Em Florianópolis, os estudantes da Escola de Aplicação do Instituto Estadual de Educação (IEE), também participaram do concurso. Maria Luiza Jesus Vilela, 3º ano, do ensino fundamental, conta que gosta de comer comida e sabe que é importante não jogar nada fora, porque tem muita gente passando fome no mundo e é preciso respeitar a comida que se tem.

A entrega da premiação foi realizada pela gerente operacional da Risotolândia (empresa que fornece alimentação nas escolas estaduais da Região), Grasiane S. Paganini, em ação acompanhada pela gerente regional de educação da Agência de Desenvolvimento Regional (ADR) de Araranguá, Celina Hobold da Rosa, pela integradora da 21ª Gered, Rosmere Macalossi e pela técnica Glads Terezinha da Silva Farias. “Parabéns a todas as escolas participantes e em especial aos dois projetos vencedores. Esta é mais uma importante ação que desperta a consciência da alimentação saudável nos alunos da rede estadual”, diz.

Entre as ações desenvolvidas nas unidades escolares, inseridas no projeto estavam palestra com nutricionista, saídas de campo, cultivos na horta, visita à feiras, lanches cooperativos, entre outras. Os critérios de escolha dos vencedores foram coerência das ações com o tema proposto, clareza, originalidade e criatividade. Os trabalhos eram inéditos e foram especialmente elaborados para o concurso.

De acordo com Renata Maluly, nutricionista da Risotolândia, além de suprir as necessidades biológicas, a alimentação é uma prática repleta de sentido no âmbito da vida. “O ato se alimentar carrega valores simbólicos e aspectos subjetivos como prazer, lembranças, solidariedade e alegria”, afirma. Ela destaca que o objetivo do concurso é também trabalhar esse lado emocional das refeições no ambiente escolar.

Sobre o concurso:

• As inscrições foram feitas entre 02 de abril e 15 de setembro, conforme regulamento divulgado nas escolas.
  • Participaram escolas públicas estaduais de ensino médio e fundamental atendidas pelas empresas que prestam serviço de alimentação escolar ao Governo do Estado.
  • Os projetos devem ser inéditos, desenvolvidos pela equipe pedagógica com a participação dos alunos exclusivamente para o concurso.
  • A escolha dos ganhadores segue a avaliação de critérios como coerência das ações com o tema proposto; clareza originalidade e criatividade.
  • A divulgação das escolas vencedoras e entrega da premiação ocorrerá entre outubro e novembro de 2018.
  • Como premiação serão entregues TVs 39” a sete escolas, uma para cada lote atendido pelas empresas Nutriplus e Risotolândia; além de 09 troféus da Risotolândia e  para os melhores projetos registrados por GEREDs e Unidades de Atendimento no estado.

Confira as escolas da Risotolândia premiadas com uma TV 39’'

Regional Florianópolis

EEB Nossa Senhora

Regional Araranguá

EEB Abel Esteves de Aguiar

Regional Brusque

EEB Ivo Silveira

Segue a lista das escolas atendidas pela Nutriplus, que receberam a TV e troféu

Regional Joinville

EEF Prof. Osmarina Batista Betkowski

Regional Chapecó

EEB Cristo Rei

Regional Curitibanos

EEB Urbano Salles

Regional Lages

EEB Leovegildo Esmério da Silva

Segue a lista das escolas atendidas pela Nutriplus, que receberam somente troféu. Cada uma representa uma GERED.

Regional Chapecó

EEB Dr. Serafim E Bertaso (Nova Itaberaba)

Regional Xanxerê

EEB Aparicio Julio Farrapo (Xanxere)