A- A A+

A Gerência de Educação (Gered), da Maravilha, realizou nesta quinta-feira, 8, no auditório da EEB Nossa Senhora da Salete curso de formação para professores da área de Linguagens sobre a Base Nacional Comum Curricular (BNCC). A docente da Unochapecó Marcia de Souza discutiu as competências e habilidades propostas pela BNCC.

No total mais de mil profissionais participarão do curso que foi dividido por áreas sendo a primeira etapa realizada para professores do Ensino Fundamental ministrada pelo docente Élcio José Banberg no dia 25 de outubro, a segunda foi trabalhada pelo docente Elcio Cecchetti para professores das Ciências Humanas no dia 29 de outubro.

No próximo dia 12 de novembro os professores de Ciências da Natureza e Matemática realizam curso com as docentes Luci Teresinha Bernardi e Ana Cristina Confortin e no dia 13 os professores da área de Linguagens participam do curso com as docentes Marinilse Netto e Marisete da Silva Matiello.

O objetivo do curso é estudar, refletir e iniciar o processo de adaptação da BNCC em nossas escolas. Segundo o gerente de Educação Clairton Bernardo, os professores já estudaram em algum momento a BNCC na escola, “o curso que foi separado por áreas para melhor aproveitamento, oportuniza a troca de experiências entre escolas e o estudo teórico e prático da proposta, afirma Clairton.

Sobre BNCC

A Base Nacional Comum Curricular (BNCC) foi homologada no dia 20 de dezembro de 2017. É um documento de caráter normativo que define o conjunto orgânico e progressivo de aprendizagens essenciais que todos os alunos devem desenvolver ao longo das etapas e modalidades da Educação Básica. Conforme definido na Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional (LDB, Lei nº 9.394/1996), a Base deve nortear os currículos dos sistemas e redes de ensino das Unidades Federativas, como também as propostas pedagógicas de todas as escolas públicas e privadas de Educação Infantil, Ensino Fundamental e Ensino Médio, em todo o Brasil.

A Base estabelece conhecimentos, competências e habilidades que se espera que todos os estudantes desenvolvam ao longo da escolaridade básica. Orientada pelos princípios éticos, políticos e estéticos traçados pelas Diretrizes Curriculares Nacionais da Educação Básica, a Base soma-se aos propósitos que direcionam a educação brasileira para a formação humana integral e para a construção de uma sociedade justa, democrática e inclusiva.

Governo de Santa Catarina | Secretaria de Estado da Educação
Rua João Pinto, 111 | Centro | Florianópolis | SC | CEP 88010-410
Telefone: (48) 3664-0000
Horário de Funcionamento: das 12 às 19 horas
JSN Boot template designed by JoomlaShine.com

Desenvolvimento:  logo ciasc rodape | Gestão do conteúdo: SED | Acesso restrito