A- A A+

07 03 A partir do dia 13 de março, estudantes e educadores poderão inscrever os projetos transformadores que estejam realizando ou que já tenham finalizado dentro e fora de suas escolas. Em 2019, o 5ª edição do Desafio Criativos da Escola conta com uma novidade: a viagem de premiação será internacional. Todas as etapas do processo serão realizadas pelo site

Para comemorar esta edição, os sete grupos selecionados irão para um destino surpresa e terão um intercâmbio com alunos e alunas de diferentes partes do mundo. Neste sentido, a premiação busca ampliar ainda mais o movimento de mudança pelas mãos de crianças e jovens.

Até o dia 30 de junho, então, poderão ser enviadas iniciativas transformadoras que tenham sido realizadas por estudantes do Ensino Fundamental ou Médio, lembrando que não há limite de projetos por educador ou educadora orientadora e que as ações podem estar vinculadas a escolas públicas, privadas, organizações não-governamentais, coletivos, movimentos, associações comunitárias, entre outros.

As iniciativas inscritas serão avaliadas a partir dos seguintes critérios: protagonismo, empatia, criatividade, trabalho em equipe e potencial de transformação social.

Para apoiar quem ainda vai começar um projeto, o Criativos da Escola disponibiliza um material de apoio voltado a educadores criado a partir dos quatro verbos: sentir, imaginar, fazer e compartilhar. Ainda que as ações inscritas na premiação não precisem seguir estes passos, o material apresenta ferramentas e estratégias para auxiliar no processo de elaboração dos projetos.

Além disso, é possível contar também com o Jogo Criativos da Escola – A missão, formado por um conjunto de cartas criado para inspirar e engajar ainda mais os estudantes.

Mais sobre o Criativos da Escola

O Criativos da Escola encoraja crianças e jovens a transformarem suas realidades, reconhecendo-os como protagonistas de suas próprias histórias de mudança. O protagonismo, a empatia, a criatividade e o trabalho em equipe são os pilares centrais deste projeto que busca envolver e estimular educandos e educadores de diferentes áreas no engajamento e na atuação em suas comunidades.

A iniciativa faz parte do Design for Change, movimento global que surgiu na Índia e está presente em 65 países, inspirando mais de 2,2 milhões de crianças e jovens ao redor do mundo.

Saiba mais pelo site.

Governo de Santa Catarina | Secretaria de Estado da Educação
Rua Antônio Luz, nº 111| Centro | Florianópolis | SC | CEP 88010-410
Telefone: (48) 3664-0000
Horário de Funcionamento: das 12 às 19 horas
JSN Boot template designed by JoomlaShine.com

Desenvolvimento:  logo ciasc rodape | Gestão do conteúdo: SED | Acesso restrito