A- A A+

12 03 EEB Getúlio Vargas em FlorianópolisNo dia em que completa 79 anos de muita história, o governador Carlos Moisés da Silva, acompanhado pelo secretário de Estado de Educação, Natalino Uggioni, estiveram na Escola de Educação Básica Getúlio Vargas, em Florianópolis, para prestar homenagem. O ato foi marcado pelo encontro de ex-professores e o anunciou de R$ 6,5 milhões para reforma e ampliação da unidade escolar do Saco dos Limões, Sul da Ilha de Santa Catarina.

A escola conta atualmente com 850 alunos do ensino fundamental e médio, e se orgulha de ter sido palco da educação do atual Governador. “Estou muito emocionado de retornar aqui hoje. Na minha lembrança de criança, as salas de aula e os espaços eram bem maiores. O período nessa escola, a educação que recebi aqui, junto com o que aprendi em casa com a minha família, foram fundamentais para a minha formação”, afirmou Moisés, que estudou até a oitava série na instituição durante a década de 1970. Na cerimônia, o Governador  entregou uma placa à EEB Getúlio Vargas e também homenageou a professora Valmira Rodrigues Stopassoli, diretora durante os anos em que ele foi aluno da entidade.

“Hoje fomos agraciados com a notícia de reforma dessa escola. É uma forma de gratidão, mas queremos fazer isso com todos os colégios de Santa Catarina. Temos viajado pelo estado e visto a necessidade de investimentos e é para isso que vamos trabalhar, pelo bem dos nossos alunos e da educação catarinense”, destacou o governador. 

De acordo com o secretário da Educação, o processo licitatório para restauração e ampliação da unidade está em ritmo acelerado. “Queremos assinar o contrato o quanto antes com a empresa vencedora. Assim, podemos iniciar os trabalhos. A obra será muito bem-vinda na escola para melhorar ainda mais o trabalho que nela é desenvolvido”, afirmou Uggioni. O projeto prevê construção de novas salas de aula e um ginásio coberto.

Para a professora Dulce Elena Pinheiro Pereira Vieira, a escola é sua segunda casa. “Iniciei aqui como estagiária em 1996. Depois voltei como professora e fui efetivada em concurso público em 2001. Sou conhecida como mãezona pelo acolhimento que dou aos meus alunos para eles se sentirem bem aqui. A Educação é minha vida. É tudo”, comenta a professora do quinto ano.

Os alunos que estão se formando tem a mesmo sentimento pelo ambiente escolar. “Este lugar é família. As amizades que fiz aqui com professores e alunos vou levar comigo pela vida toda”, destaca Ryan Carlos Bezerra, que quer seguir a carreira militar como Policial. O colega Jhonatan Santos da Silva, que encontrou na escola há apenas dois anos destacou o trabalho dos professores. “O que encontrei aqui diferente das outras escolas que estudei foi a humildade dos professores e a capacidade de ensinar e querer nos deixar preparados para o vestibular”, comenta o aluno que quer seguir os passos do colega.

História

A Escola de Educação Básica foi inaugurada pelo ex-presidente da República Getúlio Vargas em 12 de março de 1940. A cerimônia e a passagem por Florianópolis estão registrados em um de seus diários. Na data, o político plantou uma muda de pau-brasil, árvore símbolo do país e que até hoje ocupa um espaço na área central da escola.

Em homenagem aos 79 anos, o governador Moisés e o secretário Uggioni repetiram o ato, também plantando, no pátio da escola, uma muda de pau-brasil.

Governo de Santa Catarina | Secretaria de Estado da Educação
Rua Antônio Luz, nº 111| Centro | Florianópolis | SC | CEP 88010-410
Telefone: (48) 3664-0000
Horário de Funcionamento: das 12 às 19 horas
JSN Boot template designed by JoomlaShine.com

Desenvolvimento:  logo ciasc rodape | Gestão do conteúdo: SED | Acesso restrito