TwitterFacebookYoutubeInstagram

Plano de ação e transporte escolar 1Pouco antes de completar 80 dias de gestão, o secretário de Estado da Educação, Natalino Uggioni, acompanhado de comitiva da pasta, cumpre umas das primeiras metas de alinhar plano de ação e apresentar o novo perfil da gestão às equipes das Gerências Regionais de Educação (Gereds). Nesta quinta e sexta-feira, 14 e 15, os encontros foram com servidores das unidades de Blumenau, Jaraguá do Sul e Joinville. Na oportunidade em Joinville, também ocorreu o ato de assinatura do termo do transporte escolar para aproximadamente 2,6 mil alunos da região.

“Nosso trabalho tem uma linha de gestão com base no envolvimento e comprometimento de todos pela causa da educação e com foco em ações pedagógicas. Com os nossos próprios indicadores educacionais, será possível estar mais próximo da realidade da sala de aula, aliás a educação acontece lá dentro e nós direcionaremos o nosso trabalho para quem está dentro dela”, enfatiza o secretário em reunião com as equipes das Geres.

Plano de ação e transporte escolar 4A ideia é realizar um tour em todas as 36 Regionais com o mesmo objetivo de alinhamento de trabalho e também visitar escolas. Até o momento, os encontros foram realizados com as equipes técnicas de Grande Florianópolis, Lages, Criciúma, Chapecó, Blumenau, Jaraguá do Sul e Joinville. “Oportunidades como essas contribuem muito para realização de nossos trabalhos diários. É fundamental estarmos alinhados para fazer uma boa gestão. Foi muito produtivo”, relata a supervisora de Gestão de Pessoas da Gered de Blumenau, Marília Hengers.

Plano de ação e transporte escolar 5Em parceria com o município, o termo do transporte escolar foi assinado pelo secretário e prefeito de Joinville Udo Döhler na manhã de sexta-feira. Com aporte de R$ 1,7 milhão, a previsão é atender 2.691 estudantes da rede estadual em 2019. "O recurso público vem da sociedade e é para ela que nós precisamos prestar o melhor trabalho, assim como garantir a educação para todos. Este ano, a previsão é oferecermos transporte para em torno de 120 mil estudantes", destaca o secretário.

Novos projetos para sala de aula

Após reunião com a equipe da Gerência de Educação de Blumenau na segunda-feira, o secretário visitou o espaço Espaço de Formação e Experimentação em Tecnologias para Professores (Efex), projeto da Secretaria de Estado da Educação em parceria com a Universidade Regional de Blumenau (Furb) e Centro de Inovação para a Educação Brasileira. O Efex visa formar professores da rede estadual por meio de metodologias que buscam inserir o aluno como protagonista no processo de ensino-aprendizagem. Em 2018, participaram 1.024 professores e alunos de licenciatura, entre cursos, formações e visitas.

 “É uma iniciativa maravilhosa e que proporciona aos profissionais da educação justamente o que estamos buscando, novos jeitos de ensinar e motivar os estudantes de querer estar na escola”, diz o secretário.  

A visita também foi no Laboratório Interdisciplinar de Educadores da Furb, onde foram apresentados projetos destinados à disciplina de geografia para os estudos das bacias hidrográficas com materiais de baixo custo como caixa de areia, computador e projetor e um software, que resulta em alto aproveitamento no ensino-aprendizagem.

O outro projeto envolve mesas digitais com tela sensível ao toque, onde vários usuários podem utilizar ao mesmo tempo de modo interativo. Na apresentação ao secretário, foi utilizado conteúdo com mapa e montagem de quebra-cabeça. A partir da visita será agendado novo encontro para articulação de projeto piloto em escolas estaduais de Blumenau. “É visível que ambas ideias podem contribuir e muito aos nossos estudantes, vamos estreitar essa parceria e colocar em prática em breve”, aponta o secretário.

Durante os dois dias participaram do encontro o consultor Educacional, João Alfredo Ziegler, o diretor de Articulação com os Municípios, Osmar Matiola e o gerente de Parceria com Municípios e Apoio aos Sistemas Municipais de Ensino, Luis Eduardo Nunes.