A- A A+

Equipe da SED participou do Torneio de Robótica. Foto DivulgaçãoA equipe de Tecnologias Educacionais da Secretaria de Estado da Educação (SED) participou nesta sexta-feira, 24, do Torneio de Robótica FIRST® LEGO® League, realizado em Joinville. O evento, que teve como tema a Hydro Dynamics, é uma competição internacional e tem como representante da rede estadual de ensino a EEB Giovani Pasqualini Faraco, de Joinville.

Além do torneio em si, a programação conta ainda com palestras, oficinas, mesas redondas, Festival de Robótica Mirim, Hackthon Teen e Exposição de Robótica Educacional e Empresarial. A equipe da SED participou do evento  oferecendo oficinas de Confecção de Vídeos, Utilização de Quiz como Ferramenta Pedagógica de Ensino, apresentação do EFEX, utilização da Sala Web e a apresentação do Plano de Estadual de Inovação Tecnologia Educacional (PEITE).

O gerente Gilson Pohl representou a equipe na mesa redonda sobre Tecnologia, Inovação e Educação: pilares para a formação do profissional do futuro. “Devemos estar sempre atentos a oportunidades como esta para o incentivo à inovação e a criatividade de nossos estudantes. Assim como o espaço de inovação EfeX, lançado recentemente em Blumenau, esta iniciativa promove práticas pedagógicas diferenciadas que serão aproveitadas por muito mais tempo no espaço escolar”, destaca.

Leia mais...

post facebook 2 novas cores 01Os estudantes que forem participar do vestibular da Universidade Federal de Santa Catarina tem agora mais uma oportunidade para se preparar para o teste com o Aulão UFSC 2018. Promovido pelo Pró Universidade, o encontro gratuito vai acontecer em Blumenau no dia 2 de dezembro e em Florianópolis no dia 3.

Para realizar a inscrição, o aluno deve acessar o site www.prouniversidade.com.br e preencher seus dados. É necessário imprimir o comprovante e levá-lo no dia do evento. O Aulão é gratuito, e como forma de ingresso, além do comprovante, os alunos terão de doar 1 kg de alimento não perecível (exceto sal). Os alimentos arrecadados serão doados para instituições filantrópicas de cada região.

Realizado anualmente pelo Pró Universidade em parceria com a Secretaria de Estado da Educação, o encontro vai contar com a presença de professores especialistas no vestibular da UFSC que vão oferecer dicas dos conteúdos mais recorrentes na prova que acontece nos dias 9, 10 e 11 de dezembro.

Em Florianópolis, o Aulão UFSC acontece no domingo 3, às 13h, no auditório Garapuvu do Centro de Cultura e Eventos da UFSC, Campus Trindade. Já na cidade de Blumenau, o Aulão ocorre no sábado 2, no Colégio Pedro II, às 8h.

Leia mais...

O IV Seminário Gestão Democrática e o Papel do Gestor - Relatos de Experiência 2017 será na próxima terça-feira, 28, a partir das 8 horas, no Centro Universitário - Católica, em Jaraguá do Sul.  O evento tem como objetivo socializar as ações de dimensão pedagógica do Plano de Gestão Escolar, desenvolvidas nas Unidades Escolares.

Serão 15 diretores que apresentarão as ações com ênfase numa experiência da dimensão pedagógica com o foco na função social da escola, que é a aprendizagem com sucesso dos seus alunos.

Leia mais...

foto 6A EEB Benjamin Carvalho de Oliveira, de Ipumirim, será a primeira escola da Regional de Seara a ter o Ensino Médio em Tempo Integral. Nesta quinta-feira, 23, foi realizado ato para apresentação da proposta para a comunidade escolar.

Serão duas turmas do ensino médio, aproximadamente 60 alunos beneficiados. Os alunos permanecem na escola das 7h30 às 17h com intervalo do almoço. De acordo com a gestora da escola, Sandra Anater, os alunos terão aulas diferenciadas, com elaboração de projetos científicos e atividades transformadoras para a comunidade, com destaque para metodologias inovadoras em parceria com Instituto Airton Senna.

Leia mais...

encontro EMTI Osvaldo Nocetti 1A quinta-feira, 23, foi marcada na educação catarinense pelo Seminário Saberes e Práticas de Educação Integral. Cerca de 300 professores e gestores das escolas da rede pública estadual que oferecem o Ensino Médio Integral em Tempo Integral (EMITI) estão reunidos em Balneário Camboriú para trocar experiências sobre boas práticas de educação integral e fazer a avaliação deste primeiro ano do Programa em 15 escolas catarinenses. O evento teve a presença da presidente do Instituto Ayrton Senna, Viviane Senna, do secretário de Estado da Educação, Eduardo Deschamps, o presidente do Instituto Natura, David Saad e o presidente da FIESC, Glauco José Côrte.

Para Viviane, o Brasil já ganhou muitas corridas, mas agora é preciso ser campeão na educação. "Nossas crianças estão na corrida da vida e precisam da melhor equipe e do melhor carro. Estamos aqui para comemorar a construção do nosso melhor carro que é a educação integral. Ele tem que ser o mais poderoso para que, junto com nossa melhor equipe, todos vocês, nossos pequenos pilotos possam vencer", evidencia a presidente do Instituto Ayrton Senna ao falar aos educadores. Viviane comentou sobre as mudanças ocorridas em diferentes áreas e destacou as voltadas para educação. "Nossas crianças precisam de outras habilidades além da aprendizagem cognitiva, como as socioemocionais. É possível desenvolvê-las adequando com o conteúdo já trabalhado nas escolas. O conceito de integral vai além da permanência dos estudantes por mais tempo nas escolas é desenvolver a pessoa como um todo, pois elas em um nível de desafio maior para enfrentar", finaliza.

O secretário Deschamps destaca que o EMITI em Santa Catarina é um programa exitoso. "Estamos fazendo um trabalho de avaliação junto com gestores escolares, professores e, principalmente, estudantes para verificar os avanços e os resultados tem sido muito positivos. Uma primeira análise realizada com dados do primeiro bimestre mostrou que, nas 15 escolas que adotam a proposta, o desempenho dos estudantes foi, em média, 12% superior em matemática e 9% em Língua Portuguesa, quando comparado a outras escolas da rede. Outro destaque é a queda da evasão escolar", comenta.

Leia mais...

Ação teve por objetivo o aprimoramento do processo de ensino aprendizagem. Foto DivulgaçãoA Gerência Regional de Educação (Gered) da Agência de Desenvolvimento Regional (ADR) de São Lourenço do Oeste promoveu nos dias 21 e 22 um Seminário de Socialização de Trabalhos entre as instituições da rede estadual de ensino.

A ação teve por objetivo o aprimoramento do processo de ensino aprendizagem através da integração entre os profissionais da educação dos sete municípios da região. Na ocasião, cada instituição levou a público o resultado positivo de projetos desenvolvidos durante o ano, que foram fundamentais para a melhoria do ensino. “Cada instituição desenvolve ao longo do ano várias ações, entretanto, foi realizada uma pré-seleção onde a própria instituição elegeu a que iria apresentar no Seminário”, explica a integradora de Ensino da Gered, Francieli da Croce da Silva.

A supervisora de Ensino, Inês Sabka, uma das coordenadoras do evento, destaca que o Seminário possibilita a troca de informações entre as instituições. “Por meio deste encontro, cada instituição tem o contato com o que foi desenvolvido em outras escolas e pode dessa maneira, implementar em seu ambiente escolar, o que mais se adapta à sua realidade”, ressalta a supervisora, enaltecendo que a integração é um dos processos mais positivos para o aprimoramento da educação.

Leia mais...

Os diretores das 16 escolas da rede estadual de ensino estiveram reunidos na Agência de Desenvolvimento Regional (ADR), de Taió, na última sexta-feira, 17, com a equipe da Gerência de Educação. A finalidade do encontro foi avaliar as ações em andamento e as que foram executadas durante o ano letivo. 

Na abertura dos trabalhos, o gerente de Educação, Moacir de Melo, abordou sobre as eleições para novos diretores que ocorreu nos dias 13 e 14, em três unidades de ensino da Regional: na EEF Adele Heidrich, de Taió que teve Clei Tamanini como proponente; na EEF Hercílio Anderle, de Taió, Jozineide Campregher e na EEB João Küchler, de Santa Terezinha, Josane Küchler. Alunos, pais, professores e funcionários da escola tiveram direito a voto. As unidades de ensino estavam com gestores temporários, já que não houve candidato em 2015, quando o Governo do Estado adotou a escolha de diretores através de eleições válidas por quatro anos.

Leia mais...

Caminhada envolveu todos os alunos da escola. Foto DivulgaçãoA escola estadual Dante Mosconi, em Caçador, promoveu nesta segunda-feira, 20, uma caminhada de conscientização contra a violência. A ação faz parte de um projeto que vem sendo trabalhado com os estudantes há três meses, em parceria com o Instituto Inspiração e com o Centro de Referência de Assistência Social (Cras).

Com faixas e cartazes, todos os alunos da escola se envolveram na atividade. A caminhada percorreu as principais ruas do bairro Gioppo, com o objetivo de sensibilizar a sociedade com relação ao tema. “As crianças e jovens serão os adultos de amanhã. Ações como essa ajudam no desenvolvimento deles como cidadão de bem, que não aceitam qualquer tipo de violência”, avaliou o diretor Giovani Camargo.

Para o orientador pedagógico, Paulo Gonçalves, a atividade ajudou a chamar a atenção não só para a violência escolar. “Sabemos que a violência é cometida de várias formas na sociedade, inclusive exploração sexual. É preciso refletir sobre o tema para evitar que essas situações aconteçam”, disse.

Leia mais...

22 11 Visita equipe pernambuco SED IEE Thiago Marthendal 30A Educação Estadual de Santa Catarina está servindo de exemplo, ao longo desta semana, para duas equipes de Pernambuco que vieram conhecer projetos desenvolvidos nas áreas do ensino fundamental e médio, além de programas voltados a alimentação, gestão e inovação. Durante os dias de visita os profissionais, acompanhados do secretário de Estado da Educação de Pernambuco, Frederico da Costa Amancio, irão participar de palestras e visitas técnicas em uma série de escolas.

Divididos para poder acompanhar ao máximo as atividades desenvolvidas pela Secretaria de Estado da Educação (SED), os gestores educacionais da região Nordeste do país começaram os trabalhos nesta terça-feira, 21, conhecendo o funcionamento do Sistema de Gestão Educacional de Santa Catarina (Sisgesc) que administra e agrupa uma série de dados educacionais como a lotação de professores da rede pública estadual; transferências e matrículas dos alunos; histórico das escolas entre outros.

Em um segundo momento a equipe participou também de uma série de reuniões e formação sobre o aplicativo CEIAS de contagem da alimentação, que esta sendo implantado em Santa Catarina. Visando tornar o processo de contagem da alimentação escolar mais ágil, econômico e transparente o sistema identifica cada estudante por meio de código de barras ou QRcode. 

Leia mais...

Evento envolveu os 1.200 alunos da escola. Foto DivulgaçãoA EEB Paulo Schieffler, de Caçador, envolveu os 1200 alunos no Cultural Game, um quiz de perguntas e respostas, organizado pelos professores. O evento foi realizado na última sexta-feira, 17, nos três períodos de aula. Com ampla participação dos estudantes e com finalidades pedagógicas, a ação foi um sucesso.

Realizado pela escola há mais de 15 anos, o Cultural Game exigiu conhecimentos gerais em todas as disciplinas e trabalho em equipe. “Cada ação pedagógica consiste em repensar tempos, espaços e formas de aprendizagem na relação do desenvolvimento humano, como alternativa que busca superar os limites impostos pelo currículo escolar”, avalia a direção da escola.

Governo de Santa Catarina | Secretaria de Estado da Educação
Rua João Pinto, 111 | Centro | Florianópolis | SC | CEP 88010-410
Telefone: (48) 3664-0000
Horário de Funcionamento: das 12 às 19 horas
JSN Boot template designed by JoomlaShine.com

Desenvolvimento:  logo ciasc rodape | Gestão do conteúdo: SED | Acesso restrito