A- A A+

Udesc Oeste firma parceria com escolas estaduais 5O Programa de Extensão Promoção e prevenção de infecções, intoxicações e desastres naturais do departamento de Enfermagem, da Udesc/CEO,  campus Chapecó, realiza atividades em parceria com a rede estadual de ensino na Gerência Regional da Educação (Gered) Chapecó. O trabalho voltado a Extensão Universitária está ligado à promoção e a prevenção em saúde, considerados pilares para a manutenção da vida saudável.

A consolidação dessa parceria abre espaços para a melhoria nos indicadores de educação pública envolvendo universidade, escola e famílias.  “É, no ambiente familiar, que bons hábitos em  saúde  podem contribuir para a melhoria da qualidade de vida da população em geral. Assim, quando se pode envolver a família no cuidado e promoção da saúde,  o resultado esperado é positivo e continuo”, avalia professor Arnildo Korb do curso de Enfermagem da Udesc.

Entre as atividades realizadas, no dia 5 de maio de 2018,  o Programa de Extensão teve participação nas atividades do  Dia da Família na Escola, no E.E.B Bom Pastor em Chapecó. Os acadêmicos e a mestranda da Udesc realizaram verificação de sinais vitais,  orientaram sobre prevenção de  infecções urinárias e sífilis. Conforme Saionara Barimacker, aluna do Mestrado Profissional do Curso de Enfermagem da Udesc, “explicar dos riscos e das consequências causadas pela sífilis, como as lesões neurológicas graves, faz que com as relações sexuais entre os jovens possam ser mais responsáveis, tanto para evitar gravidez não planejada, quanto para reduzir os riscos de contaminação e de óbito fetal por sífilis congênita”, explica.

O Programa de extensão da UDESC está receptivo a convites para esses trabalhos com as comunidades escolares. Contato: Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo..

nepreA Gerência Regional de Educação, por meio do setor de Ensino, promoveu recentemente um encontro com coordenadores municipais do Núcleo de Educação, Prevenção, Atenção e Atendimento às Violências na Escola.

A ação, coordenada pela Integradora Educacional Francieli da Croce da Silva, teve por objetivo, discutir questões relacionadas a implementação do Núcleo de Educação e Prevenção às Violências na Escola/NEPRE online. Módulo incorporado no sistema Sisgesc da Secretaria Estadual de Educação.

A Secretaria de Estado da Educação informa que as aulas foram ministradas normalmente nesta quinta-feira, 24. Para sexta-feira, 25, devido à paralisação do transporte, as Gerências Regionais de Educação (Gereds) foram orientadas a manter as aulas e avaliar em equipe a situação pontual da região. Sobre as faltas, bem como a reposição das aulas, as equipes gestoras e Gereds deverão propor um calendário de recuperação dos dias parados.

CE2018Ao longo de terça, quarta e quinta-feira, 22 a 24 , foi realizada a Formação Continuada Censo Escolar 2018 – Matrícula Inicial e Migração de Dados, em São Carlos. A iniciativa, da Secretaria de Estado da Educação (SED), por meio da diretoria de Políticas e Planejamento Educacional, reuniu cerca de 100 profissionais de todas as Regionais do Estado.

De acordo com o gerente de Educação de Maravilha, Clairton Bernardo, que representou a secretária de Estado de Educação, Simone Schramm, o objetivo do curso é preparar os profissionais envolvidos na coleta de dados do Censo Escolar do Estado de Santa Catarina, quanto ao Sistema Educacenso e Sistema de Gestão Educacional de Santa Catarina – SISGESC, para a execução da coleta nas funcionalidades on line e migração de dados.

De acordo com a coordenadora do Censo da SED, Déborah Lopes da Conceição Cavalcante, é fundamental os profissionais passarem por formação “Este momento garante a qualidade das informações estatísticas-educacionais, por meio de técnicos capacitados para a orientação e acompanhamento de todas as etapas do processo censitário”, afirma.

Regional CriciúmaDuas professoras da Escola Estadual Salete Scotti dos Santos, de Içara, estão desde a última terça-feira, 22, no Acre, onde representam Santa Catarina na categoria professor da Feira Nacional de Matemática, que prossegue até o dia 25 de maio em Rio Branco. As professoras pertencem ao quadro da 20ª Gerência Regional de Educação (Gered) da Agência de Desenvolvimento Regional de Criciúma e apresentarão o trabalho Uma proposta didática sobre o estudo da Trigonometria de Ciclo. 

Criado pelas professoras Karine Luiz Calegari Morotskoski e Adriane Scussel, o projeto baseou-se em um alinhamento pedagógico com atividades práticas que procuraram demonstrar fatos matemáticos, que geralmente os alunos estudam sem compreender. “Depois de um diagnóstico sobre as dificuldades dos alunos no conteúdo trigonometria, unimos nossas práticas e criamos uma sequência didática para o estudo da trigonometria de ciclo”, explicou a professora Karine, acrescentando que o projeto foi executado em um bimestre e, depois de aplicado um novo diagnóstico, os resultados foram muito positivos. “O reflexo deu-se não apenas nas notas, mas na real compreensão dos conceitos”, concluiu a professora. O trabalho foi apresentado nas feiras regional e estadual e recebeu a indicação para a etapa nacional, junto com outros dois trabalhos catarinenses de Pomerode e Gaspar.

formação gestão escolar 23 05 6A equipe da Gerência Regional de Educação reuniu na tarde desta quarta-feira, 23, no auditório da Agência de Desenvolvimento Regional (ADR) de Araranguá, os diretores das escolas da rede estadual do Extremo-Sul para mais um encontro de formação continuada com o tema “Gestores escolares e o Papel do Conselho Deliberativo”.

As tutoras da formação, Ana Dirce de Vila e Marisete Damiani dos Santos, com apoio do Setor de Gestão Escolar da Gered, explicam que o foco do encontro foi a discussão do Plano de Ação, com ênfase no Projeto Político-Pedagógico e a importância da Legislação vigente referente à gestão financeira dos Programas federais e estaduais, entre eles PDDE (Programa Dinheiro Direto na Escola) e Cartão CPESC (Cartão de Pagamento do Estado de Santa Catarina).

Sec. Simone Schramm e presidente da Fiesc Glauco CorteA secretária de Estado da Educação, Simone Schramm, esteve com o presidente da Federação das Indústrias de Santa Catarina (Fiesc), Glauco José Côrte, para conhecer o Movimento Santa Catarina pela Educação. A conversa também abordou o avanço do programa nas escolas públicas da rede estadual de ensino. O encontro foi nesta quarta-feira, 23, na sede da entidade.

"Como a evasão dos alunos matriculados no programa de Educação de Jovens e Adultos (EJA) é de 70%, uma sugestão recebida foi tornar 20% da grade curricular do EJA com ensino à distância. Agora vamos avaliar", explica a secretária. Outro dado constatado no ensino de adultos, como no regular, é a necessidade de conciliar com o mercado de trabalho. De acordo com a Fiesc, há 500 mil trabalhadores na indústria sem ter concluído o ensino médio.

EEM DEP Nagib Zattar Joinville 1Mais de quatro mil pessoas participaram da Ação Social Festa da Família 2018 promovida pela Escola de Ensino Médio Deputado Nagib Zattar, no bairro Jardim Paraíso, em Joinville. Serviços de documentação, orientações de saúde, exposições, atividades recreativas e esportivas integraram a comunidade no sábado, 19. 

De acordo com a gestora da escola, Rute Ribeiro Hoepfner, o objetivo foi promover a cidadania, aproximar a escola da comunidade e apresentar o trabalho desenvolvido pela equipe. “Foi um dia incrível de muito movimento e alegria entre todos”, afirma a diretora. A escola possui 789 estudantes e 60 profissionais na equipe.

Com o objetivo de avaliar o 1º bimestre do programa Ensino Médio Integral em Tempo Integral (EMITI) será realizada nesta terça e quarta-feira, 22 e 23, a segunda etapa do Curso de Formação - Educação Integral em Tempo Integral. Participarão cerca de 120 profissionais, entre eles as equipes gestoras escolares e regionais do programa.

Este é o terceiro, de seis encontros da formação que também visa fomentar o planejamento das ações para o 2º bimestre, além de promover um momento de troca de experiências das unidades escolares. “Para obtermos bons resultados é fundamental que as equipes pedagógicas estejam apropriadas à proposta e das estratégias de acompanhamento do programa escolar”, destaca a coordenadora de Gestão do EMITI, Sirley Damian de Medeiros.

A Gerência Regional de Educação (Gered) de Araranguá divulga abaixo a lista atualizada dos números de telefones das 42 escolas da rede estadual de ensino da Região, que conta com algumas modificações.

Governo de Santa Catarina | Secretaria de Estado da Educação
Rua João Pinto, 111 | Centro | Florianópolis | SC | CEP 88010-410
Telefone: (48) 3664-0000
Horário de Funcionamento: das 12 às 19 horas
JSN Boot template designed by JoomlaShine.com

Desenvolvimento:  logo ciasc rodape | Gestão do conteúdo: SED | Acesso restrito