A- A A+

A iniciativa da Secretaria de Estado da Educação facilitará o acesso de 246 profissionais da rede

20 09 Site Professor On line adaptado para cegos e deficientes visuaisNa busca de tornar o site mais informativo entre professores, pais e estudantes, o Professor Online, a equipe da Secretaria de Estado da Educação (SED), por meio da diretoria de Tecnologia e Inovação, adaptou a plataforma aos professores cegos e deficientes visuais.

Entre a última terça e quinta-feira, 19 e 21, o primeiro professor a ser apresentado ao sistema é Luiz Amarildo Sagaz, da EEB São Francisco, de Chapecó, um dos 246 da rede estadual de ensino que possui a necessidade e que será beneficiado. As equipes do suporte técnico Professor On-line, do Núcleo de Tecnologias e da Gerência Regional de Educação estão acompanhando o processo.

A lacuna de maior dificuldade para o professor Sagaz era no momento da identificação dos alunos e o registro de presença, o que já foi ajustado devido o sistema estar todo por comando de voz e totalmente didático. “Agora é o momento de adaptação. Já percebi pontos positivos, como o acesso e com certeza irá facilitar o meu trabalho, além de eu conseguir ser mais independente a partir de agora”, conta o professor.

Leia mais...

Foto 1 pedígio de conscientizaºúo ambientalCom o objetivo de lembrar o Dia da Árvore, comemorado na quinta, 21, alunos do 9º ano do Ensino Fundamental, turmas I e II da Escola de Educação Básica (EEB) Irmã Maria Felícitas, de Canoinhas, realizaram nesta sexta, 22, pela manhã, o Pedágio de Conscientização Ambiental.

No centro de Canoinhas, alunos, professores e profissionais da direção entregaram maçãs e poemas aos motoristas que passavam pelo local. “Além de realizar a doação de uma fruta e poemas, os alunos também citaram a importância de se preservar o meio ambiente e as árvores que nos dão os frutos e muito mais", destaca o professor de Ciências, Jorge Medeiros.

Leia mais...

20 09 Seminário marca o início da formação do PNAIC 2017 na Regional de LagunaA Gerência de Educação da 18ª ADR por meio da tutoria de gestão escolar reuniu na última quarta-feira, 20, gestores das 31 unidades escolares que compõem a rede estadual de ensino de Laguna. O encontro visa ampliar e dividir práticas nesta nova fase da educação, e íntegra o curso de Gestão Democrática e o Papel do Gestor ofertado pela Gered aos gestores eleitos pela comunidade escolar.

Durante a formação os educadores debateram o comportamento ético na gestão pública, partindo do princípio que uma gestão pública e equilibrada pressupõe que se estabeleçam regras claras e específicas de conduta para todos os envolvidos nesse processo. E ressaltou que tratar a todos com imparcialidade e eficiência, reflete bem uma conduta ética.

Leia mais...

Feira 1 palmitosAs comunidades escolares de 9 Gerências Regionais de Educação do Estado voltaram a se reunir nesta última semana para promover e destacar os projetos científicos dos alunos da Rede Estadual. Reunidos nas Feiras Regionais de Ciências e Tecnologia, realizadas por quase todas as Gerências, estes trabalhos servem como um desafio e incentivo a mais para as mentes criativas dos jovens.

Realizadas em 33 diferentes locais em Santa Catarina as Feiras Regionais definem quais serão os três trabalhos destaque que representarão a Gered na Feira Estadual de Ciências e Tecnologia, que acontece nos dias 18 e 19 de outubro, em Florianópolis. De cada localidade são escolhidos um trabalho de alunos do Ensino Fundamental, de Ensino Médio e de Ensino Profissionalizante.

Uma das principais funções da escola é incentivar a descoberta e promover a sede pelo conhecimento em crianças e adolescentes de todas as idades. É pensando nisso que as comunidades escolares de todo o Estado trabalham unidas ao longo do ano para desenvolver esta série de projetos multidisciplinares visando participar das feiras locais e por fim da edição estadual.

A próxima, e última, rodada de eventos começam a partir do dia 27 de setembro, em São Miguel do Oeste. Confira um apanhado das feiras realizadas ao longo desta semana.

Leia mais...

Os alunos de dez turmas do 9º ano do Instituto Estadual de Educação (IEE), de Florianópolis, participaram na última segunda, 18, do lançamento do projeto Eleitor do Futuro - Educação para a Cidadania, que contou com a realização de uma palestra sobre política e democracia, distribuição de cartilhas e simulação de uma votação em urna eletrônica com os adolescentes presentes.

IMG 0036A palestra foi ministrada pelo diretor da Escola Judiciária Eleitoral de Santa Catarina (EJESC), desembargador Jaime Ramos, que disse sobre democracia, direitos e deveres dos jovens, além de mencionar a importância da participação política das mulheres, lembrando da campanha do TRE-SC, Mulheres na Política - Elas Podem. O País Precisa.  

O desembargador comentou que os alunos estão ‘antenados com a política’, mas que “não estão muito propensos a participar dela. A nossa função aqui é aflorar neles o sentimento da necessidade de maior participação". Já a cartilha distribuída, intitulada Voto e Cidadania, explica o que é democracia, para que serve o voto, como escolher um bom candidato e também mostra o papel da Justiça Eleitoral.

Leia mais...

Contagem digital alimentação escolar escola Julius Karsten. Jaraguá do Sul. 21092017. Foto Ana CenattiPara tornar o processo de contagem da alimentação escolar mais ágil, econômico e transparente, a Secretaria de Estado da Educação (SED) desenvolveu um aplicativo de contagem automática das refeições servidas aos alunos. Na Regional de Jaraguá do Sul são 29 unidades escolares, cinco delas receberam tablets para a contagem da alimentação.

Na tarde de quinta-feira, 21, a assistente técnico-pedagógico da Gerência Regional de Educação, de Jaraguá do Sul, Isirlene Aparecida Vavassori Sebold, fez a entrega do segundo tablet para a escola Julius Karsten, de Jaraguá do Sul. “No ano passado duas unidades foram selecionadas e receberam dois tablets cada. Neste ano foram mais três escolas que receberam um tablet na metade do ano e agora estamos entregando mais um por causa do grande número de alunos”, explicou Isirlene. Com o tablet, fornecido pelo Governo do Estado, a contagem da alimentação passa a ser feita via QR code.

As escolas estaduais são: EEB Elza Granzotto Ferraz, EEB José Duarte Magalhães, EEB Julius Karsten, e EEB São Pedro de Jaraguá do Sul, e a EEB Felipe Manke, de Massaranduba, foram escolhidas por serem as escolas com o número superior a 900 alunos, requisito que o projeto visa neste primeiro momento.

Leia mais...

Assistentes de Educação (AE) e responsáveis pela secretaria de escola das 28 unidades escolares estaduais de Maravilha participaram na tarde desta quarta-feira 20, da reunião do Censo Escolar 2017 realizada pela gerência de Educação.

Na reunião foi realizada a análise  e avaliação do processo de migração dos dados do Sisgesc (Sistema de Gestão Educacional de Santa Catarina) para o Sistema Educacenso. Também foi realizado o repasse de orientações sobre o módulo  Confirmação da matrícula, sobre o período de retificação do Censo Escolar 2017: a conferência de relatórios, correções ou justificativas.

Leia mais...

1logo 360 Copia2O secretário de Estado da Educação e presidente do Conselho Nacional de Educação, Eduardo Deschamps, participou nesta quinta-feira, 21, no Rio de Janeiro, de mesa redonda no Encontro Internacional Educação 360. O tema em debate foi a Base Nacional Comum Curricular (BNCC). Também participaram da mesa a secretária executiva do Movimento pela Base, Alice Ribeiro, o professor de educação básica Ademir e a diretora da Fundação SM Brasil, Pilar Lacerda.

O documente será base para revisão curricular e projetos político-pedagógico (PPP) das escolas. "A Base vai inspirar o currículo que vai direcionar os PPPs. É uma discussão de muitos anos e a estamos na reta final", destaca Pilar. 

Leia mais...

Alunos pintam muro de escola. Foto Helena Marquardt ADR IbiramaCom criatividade e força de vontade tudo pode se tornar bonito. Que o digam os alunos da Escola de Educação Básica Lindo Sardagna, de Dona Emma, que transformaram um muro em uma verdadeira obra de arte que agora serve de inspiração para moradores de toda a cidade.

No muro, completamente pintado pelos estudantes, é possível admirar desenhos coloridos e até frases sobre igualdade e a importância da leitura. A iniciativa do projeto partiu da professora de Artes, Marizete de Morasi Campos Rizzieri, que conta que a ideia foi totalmente apoiada pela direção, professores de todas as disciplinas e até comunidade.  “Nosso objetivo era viabilizar um olhar diferente do aluno e da comunidade. O muro já estava desbotado e queríamos revitalizar esse olhar”, explica.

Mas a pintura não foi só diversão. Para chegar ao resultado final os estudantes aprenderam mais sobre cores, formas e movimentos artísticos de cada época. Os temas também foram trabalhados e discutidos. Divididos em grupos os alunos  ainda fizeram um esboço em papel daquilo que gostariam de pintar no muro e só depois de todas essas etapas eles foram liberados para mostrar toda a sua criatividade da entrada da escola. “Percebemos que hoje se sentem orgulhosos do trabalho que realizaram, que passam a se rever de outro jeito  como cidadãos e enxergar novas oportunidades”, comenta a professora.

A aluna Carolaine Lieck, do segundo ano, que foi uma das que participou do projeto conta que seu grupo pintou uma menina sentada próxima a livros e gostou da experiência. “Pudemos mostrar todo o nosso empenho e trabalho e temos muito que agradecer aos professores por nos proporcionarem essa experiência”, afirma.

O assessor de direção, professor Adilson Stenghen, ressalta que todos se envolveram e a comunidade vem elogiando o projeto. “Procuramos colaborar em tudo que foir possível e o resultado final ficou maravilhoso, com quem conversamos na rua, as pessoas vem falar desse trabalho”, finalizou.

20 09 Seminário marca o início da formação do PNAIC 2017 na Regional de LagunaA Agência de Desenvolvimento Regional (ADR), de Laguna, foi sede para o Seminário Inicial do Pacto Nacional pela Alfabetização na Idade Certa (PNAIC), nesta terça-feira, 19. O evento reuniu alfabetizadores, técnicos pedagógicos, mediadores e articuladores do Programa Novo Mais Educação (PNME) dos anos iniciais que atuam nas escolas de abrangência da Gerência Regional de Educação. 

A formação do PNAIC 2017 conta com aproximadamente 50 participantes, será de setembro a dezembro, totalizando a carga horária de 100 horas. Serão 40 horas presenciais e 60 horas nas escolas estaduais dos municípios de Laguna,Imbituba, Imaruí, Paulo Lopes, Garopaba e Pescaria Brava, sob responsabilidade da Integradora Educacional e Coordenadora Regional do PNAIC, Sueli Vieira. 

O objetivo do PNAIC é assegurar que todas as crianças estejam alfabetizadas até os oito anos de idade, por isso a importância da participação na formação, atenção e comprometimento dos educadores, para garantir o direito à alfabetização plena de todas as crianças, destacou o Gerente de Educação, Mario Alano.

Leia mais...

Governo de Santa Catarina | Secretaria de Estado da Educação
Rua João Pinto, 111 | Centro | Florianópolis | SC | CEP 88010-410
Telefone: (48) 3664-0000
Horário de Funcionamento: das 12 às 19 horas
JSN Boot template designed by JoomlaShine.com

Desenvolvimento:  logo ciasc rodape | Gestão do conteúdo: SED | Acesso restrito