A- A A+

Curso teve início em maio e tem duração de 80hO Setor de Supervisão de Gestão Escolar da Gerência Regional de Educação (Gered) promoveu na tarde desta sexta-feira, 18, no auditório da Agência de Desenvolvimento Regional (ADR) de Araranguá, mais um encontro quinzenal do Curso Intermediário de Libras.

A formação, que iniciou em maio terá no total 80 horas, oferece atividades presenciais e à distância, sendo ministrada pelo instrutor de Libras na Região, professor Rodolfo Rocha Pirola. No encontro desta sexta-feira as atividades foram com grupos de interação e diálogo, verbos e teatro.

O curso, que tem previsão de encerramento em dezembro, conta com a participação de segundo professor, professores do Atendimento Educacional Especializado (AEE, antigo SAEDE - Serviço de Atendimento Educacional Especializado) e articuladores de Educação Especial da rede regular, os Assistentes Técnico-Pedagógicos.

Leia mais...

Professores dos primeiros e segundos anos do Ensino Fundamental da rede estadual, estiveram reunidos na quarta-feira, 16, no auditório da Agência de Desenvolvimento Regional (ADR), de Taió, para uma formação promovida pela Gerência de Educação. 

Conforme a coordenadora Marcia Peters Busarello, o curso tem como objetivo a socialização de novas ideias de atividades para que os professores aprimorem as práticas pedagógicas, voltadas aos alunos em idade de alfabetização.

Leia mais...

foto TCE RedaçãoIncentivar alunos do ensino médio regular e da educação de jovens e adultos (EJA) da rede pública estadual à reflexão sobre a qualidade dos gastos dos governos e dos mecanismos de combate ao desperdício do dinheiro público, contribuindo para a consolidação de uma cultura de responsabilidade cidadã. Esta é a proposta da quarta edição do concurso de redação promovido pelo Tribunal de Contas de Santa Catarina, com apoio da Secretaria de Estado da Educação.

Como parte do projeto TCE na Escola, o concurso tem como tema Transparência e Cidadania e visa promover o debate sobre a transparência como importante instrumento para que o cidadão possa exercer o controle da gestão pública. Aberto a estudantes do ensino médio (regular e EJA) da rede pública estadual, o concurso tem um público potencial de aproximadamente 228 mil alunos. Os interessados têm até o dia 12 de setembro para redigir os trabalhos em sala de aula, apoiados em atividades que poderão ser orientadas por um professor de qualquer disciplina.

Cada escola escolherá uma redação que será encaminhada à respectiva Gerência Regional de Educação, que fará a escolha da representante para a etapa estadual. A avaliação final, que contemplará as redações das Regionais mais uma do Instituto Estadual de Educação, ficará a encargo do Tribunal de Contas e da Secretaria da Educação. O resultado será divulgado no dia 10 de novembro e a premiação ocorrerá no dia 21 de novembro, em solenidade na Corte de Contas catarinense.

Leia mais...

Estão abertas as inscrições para os Planos de Gestão Escolar para quatro escolas que fazem parte da Gerência de Educação da Agência de Desenvolvimento Regional de Xanxerê. As escolas que terão nova gestão a partir de dezembro de 2017 são a EEB Belermino Victor Dalla Vechia, de Ponte Serrada, EEB Zelindo Carbonera, de Marema, EEB Professor Gazino de Frentas, de Lajeado Grande, e EEB São Caetano, de Xanxerê.

As inscrições devem ser feitas até o dia 24 de agosto no sistema WEBGESC, no portal eletrônico da Secretaria de Estado da Educação (SED). O portal também abriga outras informações, como o Edital nº 1957 que regulamenta o processo de escolha do Plano de Gestão Escolar 2017.

Os planos dos professores inscritos serão avaliados pelo grupo de consultores da SED e, se cumprirem as exigências básicas, serão votados pelos alunos, pais, professores e funcionários. O gestor que tiver seu plano escolhido assume o cargo a partir de dezembro de 2017. Em caso de alguma escola não ter pretendentes ao cargo, um diretor pro tempore será indicado. A eleição ocorre no dia 10 de outubro.

Leia mais...

Gestores professores e alunos das 60 escolas participaram do encontroGestores, professores e alunos das 60 escolas da 20ª Gerência Regional de Educação (Gered) de Criciúma estiveram reunidos no auditório da Agência de Desenvolvimento Regional (ADR) para o III Seminário de Gestão Democrática e o Papel do Gestor.  O curso ocorreu na última quinta-feira, 17, e integra a formação continuada em serviço para gestores de escola.

Com o objetivo de aprofundar fundamentos teórico-metodológicos necessários à prática gestora escolar o grupo ainda acompanha, avalia e reorganiza o Plano de Gestão Escolar. “O seminário vem para efetivar a gestão participativa relacionando a estrutura organizacional com a qualidade da educação escolar e com a democratização do processo de planejamento, execução e avaliação”, explicou a gerente Regional de Educação, Jucilene Fernandes. 

Leia mais...

18 08 Feira Regionalde CiÊncias e Tecnologia SEARA Glauco BenettiO calendário de Feiras Regionais de Ciências e Tecnologia nas escolas do Estado continua a todo o vapor. Depois das feiras realizadas entre os dias 4 e 11 nas regionais de Taió, Ituporanga, Videira, Campos Novos e Timbó, esta semana foi a vez das Gerências Regionais de Educação (Gered) de Concórdia, Seara, Brusque e Ibirama reunirem os projetos multidisciplinares de alunos promovendo a ciência e gerando um desafio a mais para as mentes criativas dos jovens.

Realizadas em 33 diferentes locais em Santa Catarina as Feiras Regionais definem quais serão os três trabalhos destaque que representarão a Gered na Feira Estadual de Ciências e Tecnologia, que acontece nos dias 18 e 19 de outubro, em Florianópolis. De cada localidade são escolhidos um trabalho de alunos do Ensino Fundamental, de Ensino Médio e de Ensino Profissionalizante.

 

Leia mais...

encontro educação especial 16 08 4A Supervisão de Gestão Escolar da Gerência Regional de Educação, por meio da coordenação do Atendimento Educacional Especializado (AEE), promoveu na quarta-feira, 16, no auditório da Agência de Desenvolvimento Regional (ADR) de Araranguá, o IV Encontro da Educação Especial. 

A coordenadora do AEE na Gered Araranguá, técnica Eléria Karine Kunhasky Coelho Comim, explica que o encontro teve como discussão assuntos relacionados à deficiência visual (cegueira), e nos trabalhos em grupo, foram trabalhadas noções em braile (sistema de escrita tátil utilizado por pessoas cegas ou com baixa visão).

Leia mais...

Foto 1 pintura Clementino BrittoDesde o mês de maio foi iniciada na região da Agência de Desenvolvimento Regional (ADR) Canoinhas as pinturas externas das escolas estaduais da região. Com recursos do Governo do Estado por meio da Regional, já foi concluída toda pintura externa da Escola de Educação Básica (EEB) Clementino Britto do Distrito de Santa Cruz do Timbó, em Porto União.

Inicia na próxima semana também a pintura das escolas estaduais Luiz Davet, de Major Vieira, e Gertrudes Muller, de Canoinhas. O secretário executivo regional da ADR, Aloísio Francisco Salvatti, destaca o comprometimento do Estado através da Agência em trabalhar da melhor maneira possível para agilizarem os pedidos e atender as necessidades das escolas. “Além das pinturas também estão sendo realizados pequenos reparos emergenciais, para dar mais segurança e qualidade no ensino”, destaca.

Leia mais...

Médico palestrou com o objetivo de orientar crianças e jovens nos cuidados com a saúde. Foto DivulgaçãoO médico Aldemir Chaves Cunha realizou, nesta semana, nas escolas da rede estadual de ensino da Agência de Desenvolvimento Regional (ADR) de São Joaquim palestras com o objetivo de orientar crianças e jovens nos cuidados com a saúde. A realização das palestras foi intermediada pela Gerência Regional de Educação (Gered) da ADR de São Joaquim.

O palestrante é médico formado pela Universidade de Medicina de Harvard em Ciências Médicas e Fisiatria e Reabilitação - Boston/EUA, entre diversas formações. Atualmente é membro da Organização de Ajuda Humanitária Internacional (MSF - Médicos Sem Fronteiras, afiliado pela França), levando ajuda médico-humanitária a pessoas afetadas por conflitos armados, desastres naturais, epidemias, desnutrição e exclusão do acesso à saúde, em países como África, Paquistão, Índia, Síria, Iraque, Irã e outros. O médico é conhecedor de 43 países e mais de 1460 cidades no mundo.

Leia mais...

Nesta edição os projetos desenvolvidos por duas estudantes catarinenses focaram em Educação e Saúde

Aluna Ana Larissa Pavesi da EEB Padre João Stolte de Botuverá de BotuveráDuas estudantes da Serra e do Norte Catarinense foram as selecionadas para participarem do programa Parlamento Jovem Brasileiro 2017. O resultado foi divulgado pela Câmara dos Deputados na segunda-feira, 14. A iniciativa oportuniza anualmente 50 jovens de 16 a 22 anos para vivenciarem a rotina dos deputados federais, simulando todas as etapas do processo legislativo que este ano será entre 24 e 29 de setembro, em Brasília.

Dos 92 inscritos de Santa Catarina, seis foram selecionados e enviados à Câmara dos Deputados para a etapa Nacional, entre eles as alunas Ana Larissa Pavesi, da EEB Padre João Stolte, de Botuverá, e Maria Luisa Schuller de Abreu da EEM Valmir Omarques Nunes, de Bom Retiro, se destacaram com os projetos criados. “Todos os trabalhos foram excelentes, com projetos de lei abordando a realidade brasileira com observação de problemas que precisam de solução propondo possíveis alternativas para temas de relevância para o Brasil”, diz a coordenadora do programa no Estado, Luzia Madalena Leite.

Com o tema focado em Educação, Ana Larissa Pavesi, de 16 anos, desenvolveu o projeto de Lei Programa de fomento à Associação de Adolescentes para promoção de cursos e debates sobre temas de interesses comuns aos jovens. As ações fundamentadas no projeto têm como propósito de auxiliar e amenizar os problemas enfrentados pelos adolescentes entre 13 e 17 anos, por meio de debates, programas e cursos que promovem a interação dos jovens.

Leia mais...

Governo de Santa Catarina | Secretaria de Estado da Educação
Rua João Pinto, 111 | Centro | Florianópolis | SC | CEP 88010-410
Telefone: (48) 3664-0000
Horário de Funcionamento: das 12 às 19 horas
JSN Boot template designed by JoomlaShine.com

Desenvolvimento:  logo ciasc rodape | Gestão do conteúdo: SED | Acesso restrito