A- A A+

Governador e Secretário de Estado da Educação inauguram escola em GaropabaO governador Raimundo Colombo, o vice Eduardo Pinho Moreira e o secretário de Estado da Educação, Eduardo Deschamps, inauguraram nesta terça-feira, 23, a Escola de Educação Básica Prefeito Luiz Carlos Luiz, no Bairro Ambrósio, em Garopaba. O investimento de R$ 10,7 milhões, do Pacto pela Educação, possibilitou a construção de cinco blocos em seis mil metros quadrados.

A nova unidade conta com 12 salas de aula; sete laboratórios (dois de informática, matemática, química, física, biologia e línguas); ginásio de esportes; teatro de arena e auditório com capacidade para 161 pessoas. A escola possui ainda centro de convivência com área de alimentação e biblioteca, além do setor administrativo e sala dos professores. “É um ganho em qualidade com uma estrutura completa. Um investimento que dá oportunidades de um grande desenvolvimento na educação aos jovens. O que estamos fazendo é aquilo que é essencial para um governo: criando um mecanismo para evolução da nossa sociedade. E a Educação é o vetor mais importante, fundamental e com a maior capacidade de transformação”, disse o governador.

Leia mais...

IMG 0066Na tarde desta terça-feira, 23, a Secretaria de Estado da Educação, por meio da Diretoria de Articulação com os Municípios deu posse os 14 novos membros do Conselho Estadual de Alimentação (CAE). Nos próximos quatro anos os integrantes ficarão responsáveis por monitorar e fiscalizar a execução dos recursos viabilizados para a área de acordo com Plano Nacional da Alimentação Escolar (PNAL). 

De acordo com o diretor de Articulação dos Municípios, Osmar Matiola, um dos papéis fundamentais do CAE é o monitoramento dos recursos regidos no Programa Nacional de Alimentação que proporcionou grandes avanços nos últimos quatro anos de mandato. “A equipe do Conselho é um meio eficaz das políticas públicas do Brasil que fiscaliza o direito da alimentação nas escolas”, ressalta.

A equipe do CAE é composta por dois representantes de cada segmento, sendo eles: poder executivo, sociedade civil, pais de alunos, profissionais do magistério e suplentes das mesmas áreas.

Matiola também destaca os significativos avanços do último mandato. “Com o trabalho desses profissionais em campo, tivemos um salto positivo nas novas licitações realizadas para agricultura familiar levando ao cumprindo o previsto pelo Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação alcançando os 30% prevista do FNDE. Além de ampliarmos o quadro de nutricionistas o que qualifica os cardápios, inclusive os adaptados as especificidades de cada região”, enfatiza.

Leia mais...

Promovido pela equipe escolar da EEB Nossa Senhora da Conceição com o apoio da Coordenadoria Regional de Educação da Grande Florianópolis, o II Seminário de Educação Inclusiva: A Escola aprendendo com as diferenças no olhar em Transtorno Espectro Autista será no próximo dia 1º de junho. Com o objetivo de proporcionar um momento de atualização de ensino e aprendizado aos profissionais da educação especial e inclusiva da rede estadual, o encontro será ministrado no Instituto Estadual de Educação a partir das 8h.

De acordo com o coordenador pedagógico do evento, Adakciel Tiago Martins Braz, o seminário será um espaço de encontro para os educadores socializarem suas pesquisas e interagir com outros pesquisadores da área. “Será uma oportunidade de passar conhecimentos importantes acerca do tema, que poderão contribuir no planejamento de ensino de cada professor”, afirmou.

Leia mais...

Foto para siteO Dia da Gratidão nas Escolas foi lembrado na rede estadual de ensino em Caçador. Na última sexta-feira, 19, várias escolas realizaram atividades alusivas ao tema, com o objetivo de ensinar aos estudantes sobre gratidão e como praticá-la, promovendo uma relação mais cordial entre as pessoas.

Na escola Graciosa Copetti Pereira, por exemplo, o assunto foi tema de reflexão com os alunos nas salas de aula. Além disso, uma comitiva da escola se deslocou até a Agência de Desenvolvimento Regional (ADR), e fez uma surpresa ao recepcionar o secretário executivo, Imar Rocha, com música e poesia. “A gratidão e a gentileza são princípios trabalhados em nossa escola. E essa foi uma forma que encontramos da agradecer a ADR e a Gerência de Educação pelo apoio que nos são sempre", explica a diretora, Elza Maffioletti.

Também participaram da homenagem o professor de música, Valdecir Ramos, a assistente pedagógica da escola, Priscila Gomes, e os alunos Franciuiliam de Oliveira e Ana Carolina Sauer da Silva, do 9º e 7º anos, respectivamente.

Leia mais...

1111A equipe do Núcleo de Tecnologia Educacional (NTE) da Grande Florianópolis promoveu a primeira web conferência aos diretores regionais. Realizada na manhã da última quinta-feira, 18, a web foi assistida por mais de 100 gestores escolares.

De acordo com a coordenadora Regional, Elizete Soares Geraldi, o objetivo da reunião foi de divulgar os trabalhos do NTE, além de destacar questões como: a internet na escola: CIASC X MEC (roteador, modem e telefonia IP); a atuação do NTE nas escolas; formação continuada (Curso Introdução a Educação Digital); Professor Online.

Interessados podem assistir a web no link: https://www.youtube.com/watch?v=cpDwD7xzKt8.

Segunda edição do evento gratuito Educação Fora da Caixa leva a Florianópolis referências em inovação, gamificação e co-aprendizagem, dias 2 e 3 de junho

Marketing de impulsoProfessores de todas as áreas estão convidados para mais uma edição do Educação Fora da Caixa. O evento nacional que reuniu em 2015 mais de 350 educadores para discutir a inovação na educação está de volta a Florianópolis. A segunda edição, com inscrições abertas, ultrapassa fronteiras e amplia a abrangência para o Encontro Internacional de Inovação na Educação – Educação Fora da Caixa, que será realizado em 2 e 3 de junho de 2017, no Centro de Inovação ACATE, em Florianópolis, Santa Catarina.

Nos dois dias de imersão, os participantes conhecerão cases de empreendedorismo e inovação na educação de outros países, como Canadá, Uruguai e Inglaterra. As experiências brasileiras integram as temáticas dos painéis, com participação de Instituto Ayrton Senna, Fundação Lemann, Centro de Inovação na Educação Brasileira, Sebrae, Universidade Federal de Santa Catarina, entre outras iniciativas. Rodas de aprendizagem simultânea servirão de estímulo à interatividade entre educadores e painelistas. Confira a programação completa.

Leia mais...

Nesta terça-feira, 23, a partir das 10h 30min, o governador Raimundo Colombo junto do secretário de Estado da Educação, Eduardo Deschamps, inaugura mais uma escola da rede estadual, a EEB Prefeito Luiz Carlos Luiz, em Garopaba, localizada no bairro Ambrósio. Por meio do Pacto da Educação o investimento do Governo do Estado foi de R$ 10,7 milhões.

A nova escola com capacidade para até 700 alunos iniciou as atividades no mês de março deste ano e conta com cerca de 530 estudantes de ensino Médio, atendidos nos turnos matutino, vespertino e noturno. 

Edificada em cinco blocos, a estrutura disponibiliza em seus mais de 6 mil metros quadrados de área construída: 12 salas de aula; sete laboratórios (dois de informática, matemática, química, física, biologia e línguas); ginásio de esportes; teatro de arena e um auditório com capacidade para 161 pessoas. O prédio possui centro de convivência com área de alimentação e biblioteca, além da área reservada ao setor administrativo e professores.

Na última semana, a Gerência Regional de Educação (Gered) de São Lourenço do Oeste, por meio do setor de Ensino, promoveu mais um encontro do curso para Gestores Escolares intitulado Gestão Democrática e o Papel do Gestor II. O encontro reuniu gestores de 11 unidades escolares situadas de abrangência da Regional.

O curso, que se estende ao longo do ano letivo, contará com 100 horas de formação, sendo 52 horas presenciais e 48 horas à distância no ambiente colaborativo de aprendizagem e-Proinfo. 

Leia mais...

DSCN5199A turma do 7º ano da Escola de Educação Básica Padre Antônio Vieira, de Anita Garibaldi, teve uma aula diferente na tarde desta quarta-feira, 17, quando foi realizada uma visita ao município de Celso Ramos.

A saída a campo fez parte da aula de história, onde os alunos aprenderam um pouco mais sobre a cultura italiana da região. Os estudantes foram recebidos no Sítio Roncador pelos proprietários Angelir e Angela Burigo, que mostraram as diversas ferramentas, móveis e objetos do cotidiano dos antigos colonos italianos.

Durante a visita, os estudantes participaram de uma palestra com Ivo Delorenzi, migrante italiano que participou da colonização do município de Celso Ramos e possui vasto conhecimento sobre o assunto abordado. Conversaram também com a professora Jussara de Farias Bom que desenvolve projetos voltados à preservação e resgate da cultura italiana.

Leia mais...

Equipe da Lourdes Lago antes do embarqueAs atletas da Escola de Educação Básica Professora Lourdes Lago, de Chapecó, irão representar o Brasil no Campeonato Mundial Escolar de Futebol Feminino. A competição será realizada em Praga, capital da República Tcheca, nos dias 21 a 29 de maio. As jovens embarcaram nesta sexta-feira, 19, e chegam ao destino no domingo.

A delegação é composta por 16 atletas que fazem parte da Associação Desportiva Lourdes Lago (ADELL), projeto coordenado pelo professor Amauri Giordan desde 2010. “A equipe está muito focada para a competição. É um orgulho e um grande compromisso poder representar o país”, afirmou.

A capitã da equipe, Julia Daltoé, ressalta que a alegria e a união movem o time. “Dentro de campo não vai faltar raça e vontade de vencer”, destacou.

Leia mais...

Governo de Santa Catarina | Secretaria de Estado da Educação
Rua João Pinto, 111 | Centro | Florianópolis | SC | CEP 88010-410
Telefone: (48) 3664-0000
Horário de Funcionamento: das 12 às 19 horas
JSN Boot template designed by JoomlaShine.com

Desenvolvimento:  logo ciasc rodape | Gestão do conteúdo: SED | Acesso restrito