formacoes professores 9A Secretaria de Estado da Educação (SED) prorrogou em uma semana o prazo para os professores da rede estadual preencherem o formulário de certificação do curso de formação pedagógica para o regime especial de atividades escolares não presenciais. Assim, os docentes têm até o dia 7 de junho acessar a avaliação on-line e garantir o certificado com carga horária equivalente a 40 horas.

Capa 8Devido à pandemia da Covid-19, o prazo para inscrições no Parlamento Jovem está prorrogado até o dia 30 de junho de 2020. Os interessados em participar do programa devem fazer a inscrição por meio de ficha eletrônica disponível no site da Câmara de Deputados. Para atender aos estudantes que, com a suspensão das aulas, não têm acesso à internet banda larga nas escolas, um novo canal exclusivo para inscrições foi aberto via whatsapp: (61) 3216-1867, também acessível no link bit.ly/WhatsApp_PJB_2020.

Censo Escolar 2020O período de coleta do Censo Escolar da Educação Básica 2020 começou na quarta-feira, 27, com algumas mudanças causadas por conta da pandemia de Covid-19. Com a suspensão das aulas presenciais, os dados inseridos pelos gestores das escolas públicas e privadas no Sistema Educacenso deve refletir a realidade escolar do dia 11 de março deste ano.

WhatsApp Image 2020 05 28 at 11.34.21O secretário de Estado da Educação, Natalino Uggioni, assinou na manhã desta quinta-feira, 27, a ordem de serviço para o início da reforma geral na Escola de Educação Básica Pedro II, em Blumenau. Ele esteve na unidade de ensino conversando com os gestores e assinou o documento em uma reunião, que contou com a presença de representantes da escola e da empresa contratada para as obras. O encontro também foi acompanhado pelo deputado estadual Ricardo Alba.

49720927073 453e694e08 cA portaria nº 353, publicada pela Secretaria de Estado da Saúde (SES) esta semana, autoriza a retomada dos estágios curriculares obrigatórios e atividades das ligas acadêmicas nas Unidades da SES. A autorização considera as demandas advindas dos alunos e das próprias Instituições de Ensino no sentido da retomada gradativa dessas atividades.

seminário Udesc educação e direitos humanosO Núcleo de Diversidade, Direitos Humanos e Ações Afirmativas (Nudha), vinculado à Direção Geral do Centro de Artes (Ceart) da Universidade do Estado de Santa Catarina (Udesc), promove o seminário “Saberes Sensíveis”, que acontecerá virtualmente de maio a junho, no período matutino. A carga horária é de 20 horas, sendo 4h para leitura, 6h para assistir vídeos e 8h de discussão semanal.

curso mariculturaA portaria 352, de 25 de maio de 2020, publicada pela Secretaria de Estado da Saúde, autoriza a retomada das atividades escolares de ensino presencial, realizadas por estabelecimentos públicos e privados, para a modalidade cursos livres. O documento determina que os estabelecimentos sigam medidas de higiene e segurança para a realização de atividades.

IMG 5100As principais demandas da Educação e os desafios para execução do calendário letivo diante das indefinições provocadas pela pandemia do novo coronavírus foram tema de reuniões no Centro Administrativo na manhã desta terça-feira, 26, entre Governo do Estado, Sistema Acafe e Sindicato das Escolas Particulares do Estado de Santa Catarina (Sinepe). O chefe da Casa Civil, Amandio João da Silva Junior, e os secretários estaduais da Educação, Natalino Uggioni, e da Saúde, André Motta Ribeiro, ouviram os pleitos do setor e apresentaram o panorama da Covid-19 no território catarinense. As demandas serão avaliadas junto às áreas técnicas.

formação BNCC maioO Conselho Nacional de Secretários de Educação (Consed), por meio da Frente de Currículo e Novo Ensino Médio, realizou o 4º encontro formativo de Projeto de Vida do Ensino Médio, nesta quinta e sexta-feira, 21 e 22 de maio. O evento, voltado para professores e gestores escolares, ocorreu por transmissão ao vivo e contou com a participação de três servidores da Secretaria de Estado da Educação (SED) e um integrante do Instituto Federal (IFSC).

inscricoes Enem 2020Os participantes do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) 2020 terão mais cinco dias para se inscrever no exame. O novo prazo, definido pelo Ministério da Educação (MEC) e pelo Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep), será até às 23h59 da próxima quarta-feira, 27 de maio. Após a inscrição, o pagamento do boleto deve ser realizado até dia 28 do mesmo mês.