As avaliações em larga escala e suas contribuições ao processo de ensino e aprendizagem
Na prática educativa o processo avaliativo é um importante subsídio às políticas educacionais e à retomada do ensino e da aprendizagem, na medida em que fornece informações sobre os estudantes, professores e escolas, atuando, assim, como respaldo na construção de Projetos Políticos Pedagógicos, na certificação e na seleção.
As avaliações em larga escala são externas às instituições escolares avaliadas e abrangem todo o sistema de ensino, ou seja, todas as escolas deste sistema que atendam aos requisitos mínimos de participação. São planejadas e executadas por agentes externos às escolas. No Brasil, o INEP, autarquia federal vinculada ao Ministério da Educação, é responsável pela execução das principais avaliações em larga escala.
Na maioria das vezes, o foco dessas avaliações é a aprendizagem dos estudantes com a finalidade de fornecerem resultados genéricos para os sistemas de ensino. A partir dos aspectos avaliados, estes resultados possibilitam a compreensão do funcionamento da educação no conjunto do sistema.
Devido a parâmetros metodológicos consolidados, os resultados de tais avaliações podem ser comparados entre as regiões, estados, municípios, escolas, zonas urbana ou rural, mantenedoras públicas ou privadas, etapas de ensino, etc.
Estas avaliações são produzidas para a prestação de contas à sociedade, assim como para orientação de políticas públicas educacionais e planos de ação. Além disso, seus resultados podem ser utilizados pela escola na sua avaliação institucional e pelos educadores na avaliação do processo de ensino e aprendizagem, contudo, elas não invalidam ou eliminam outras formas de avaliar produzidas no âmbito escolar.
No Brasil, as avaliações em larga escala, com foco na educação básica, se desenvolvem no âmbito federal, estadual e municipal. As principais avaliações nacionais em larga escala, exames nacionais e avaliações internacionais são:
1. AVALIAÇÃO ESTADUAL
Avaliação do Ensino Médio Integral em Tempo Integral - Esta avaliação tem a finalidade de realizar diagnóstico do Ensino Médio de Santa Catarina, fornecendo indicativos sobre a qualidade do ensino ofertado, visando subsidiar a (re)formulação de políticas públicas estaduais com vistas à melhoria da qualidade, da equidade e da eficiência do ensino.
Teve início no ano de 2018 com uma avaliação diagnóstica envolvendo 132 escolas, dentre elas, foram incluídas 12 escolas com oferta do EMITI e 12 escolas que não ofertam o programa para servir de parâmetro para analisar o impacto do Programa EMITI no processo ensino aprendizagem.
- Aplicações realizadas:
- Início de 2018: 1ª série do Ensino Médio (Avaliação de Entrada)
- Final de 2018: 1ª série do Ensino Médio (Avaliação Somativa)
- Final de 2019: 2ª série do Ensino Médio (Avaliação Somativa)
- Ano de 2020 : Avaliação suspensa em decorrência do Covid-19
- Componentes curriculares
- Língua Portuguesa
- Matemática
- Ciências Humanas e Sociais Aplicadas e
- Ciências da Natureza e suas Tecnologias
- Escalas de proficiência:
- Língua Portuguesa e Matemática
- Escala Saeb, de 0 a 500 pontos (média 250 e desvio-padrão 50)
- Ciências Humanas e Sociais Aplicadas e Ciências da Natureza e suas Tecnologias
- Escala própria, de 0 a 1.000 pontos (média 500 e desvio-padrão 100).
- Língua Portuguesa e Matemática
2. AVALIAÇÕES NACIONAIS - SAEB
Sistema de Avaliação da Educação Básica SAEB é coordenado e elaborado pelo INEP, é um conjunto de avaliações externas em larga escala que permite realizar diagnóstico da educação básica brasileira e de fatores que podem interferir no desempenho do estudante.
Por meio de testes e questionários, aplicados a cada dois anos na rede pública e em uma amostra da rede privada, o Saeb reflete os níveis de aprendizagem demonstrados pelos estudantes avaliados, explicando esses resultados a partir de uma série de informações contextuais.
O Saeb permite que as escolas e as redes municipais e estaduais de ensino avaliem a qualidade da educação oferecida aos estudantes. O resultado da avaliação é um indicativo da qualidade do ensino brasileiro e oferece subsídios para a elaboração, o monitoramento e o aprimoramento de políticas educacionais com base em evidências.
As médias de desempenho dos estudantes, apuradas no Saeb, juntamente com as taxas de aprovação, reprovação e abandono, apuradas no Censo Escolar, compõem o Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (Ideb).
- Portaria nº 271, de 22 de março de 2019: Estabelece as diretrizes para a realização do sistema de avaliação da educação básica - Saeb no ano de 2019
- Portaria nº 366, de 29 de abril de 2019: Estabelece as diretrizes de realização do Sistema de Avaliação da Educação Básica (SAEB) no ano de 2019
- Portaria nº 497, de 18 de agosto de 2020: estabelece nova redação aos artigos 20, 21 e 23 da Portaria nº 366, de 29 de abril de 2019.
- Portaria nº 458, de 5 de maio de 2020: institui normas complementares necessárias ao cumprimento da Política Nacional de Avaliação da Educação Básica.
- Portaria nº 328, de 5 de maio de 2020: define o regime de parceria com Distrito Federal, estados e municípios para realização do Saeb
Apresentaçôes dos Resultados da Edição do SAEB 2019
- IDEB e SAEB (363 KB)
- SAEB e IDEB Conceito (190 KB)
- 1 - Divulgação Brasil - IDEB - 2019 (44 KB)
- 2 - Divulgação Regiões - UFs IDEB - 2019 (362 KB)
- 3.1 - Divulgação Anos Iniciais - Municípios - 2019 (9.44 MB)
- 3.2 - Divulgação Anos Finais - Municípios - 2019 (8.79 MB)
- 3.3 - Divulgação Ensino Médio - Municípios - 2019 (1.95 MB)
- 4.1 - Divulgação Anos Iniciais - Escolas - 2019 (1.46 MB)
- 4.2 - Divulgação Anos Finais - Escolas - 2019 (1.11 MB)
- 4.3 - Divulgação Ensino Médio - Escolas - 2019 (159 KB)
Links INEP
- Apresentação | Resultados das aplicações amostrais para 2º e 9º ano do ensino fundamental
- Boletim da Escola – Saeb 2019 (Sistema)
- Resultados Brasil, estados e municípios – Saeb 2019 (planilha)
- Painel Educacional Estadual e Municipal
- Press Kit Saeb 2019
Índice de Desenvolvimento da Educação Básica - IDEB - Reúne, em um só indicador, os resultados de dois conceitos igualmente importantes para a qualidade da educação: o fluxo escolar e as médias de desempenho nas avaliações.
Acesse 2019/2020:
3. ENADE
"O Exame Nacional de Desempenho de Estudantes (Enade) avalia o rendimento dos concluintes dos cursos de graduação. Integra o Sistema Nacional de Avaliação da Educação Superior (Sinaes)."
4. EXAMES NACIONAIS
Exame Nacional do Ensino Médio - ENEM - Avalia o desempenho dos estudantes concluintes do 3ª Série do Ensino Médio, e seus resultados podem contribuir para o aluno acessar a Educação Superior.
Exame Nacional para Certificação de Competência de Jovens e Adultos - ENCCEJA - A participação no Encceja é voluntária e gratuita, destinada aos jovens e adultos residentes no Brasil e no exterior, inclusive às pessoas privadas de liberdade no Brasil e no exterior, o Encceja pode ser realizado para pleitear certificação no nível de conclusão do ensino fundamental e ensino médio.
5. AVALIAÇÕES INTERNACIONAIS
Programa Internacional de Avaliação de Estudantes - PISA - No Brasil, a coordenação do Pisa é responsabilidade do Inep; é uma iniciativa de avaliação comparada, aplicada de forma amostral a estudantes matriculados a partir do 7º ano do ensino fundamental na faixa etária dos 15 anos. O objetivo do Pisa é produzir indicadores que contribuam para a discussão da qualidade da educação nos países participantes, de modo a subsidiar políticas de melhoria do ensino básico
Estudo Regional Comparativo e Explicativo - Coordenado pelo INEP, uma avaliação desenvolvida pelo laboratório Latino Americano – LLECE – acontece de 7 em 7 anos.
1º Caderno: As avaliações em larga escala e suas contribuições ao processo ensino aprendizagem
(1.87 MB)
2º Caderno: as Avaliações de Educação Básica de todas as Gerências Regionais de Educação
Mais informações
Gerência de Avaliação da Educação Básica e Estatística Educacional vinculada à Diretoria de Políticas e Planejamento Educacional
Telefone: (48) 3664-0104
Email: Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.