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A situação de emergência decretada pelo Governo de Santa Catarina suspendeu as aulas presenciais nas redes pública e privada até o dia 02 de agosto de 2020, para evitar a propagação do Coronavírus.

Aqui você pode tirar dúvidas sobre os temas relativos à rede educação estadual neste período.

 

 

ÍNDICE

 

 

1. Até que dia as aulas estão suspensas?

2. Qual será o calendário de reposição das aulas? 

3. Como serão as atividades escolares não presenciais? 

4. O que são os Recursos Digitais de Aprendizagem?

5. Como acessar a plataforma do Google Sala de Aula?

6. Caso o aluno não tenha acesso a computador e/ou internet, como os responsáveis devem proceder?

7. Como será feito o controle da frequência do aluno?

8. Como os alunos serão avaliados?

9. Qual o papel da comunidade escolar neste período?

10. A rede estadual de ensino está realizando matrículas e transferências de alunos?

11. Como fica a atuação dos servidores da Educação?

12. A Secretaria está fazendo atendimentos presenciais ao público externo?

13. Como fica a alimentação escolar dos alunos em vulnerabilidade social?

14. Como fica a segurança nas escolas estando elas fechadas?

15. Como ficam os serviços de manutenção que haviam iniciado?

16. As escolas estaduais podem abrir?

 

RESPOSTAS

 

 

 

1 . Até que dia as aulas estão suspensas?

As aulas presenciais em Santa Catarina estão suspensas até o dia 02 de agosto, de acordo com o decreto nº 630/2020. A restrição inclui unidades das redes pública e privada de ensino, municipal, estadual e federal, incluindo educação infantil, ensino fundamental, nível médio, educação de jovens e adultos (EJA), ensino técnico e ensino superior, sem prejuízo do cumprimento do calendário letivo. [Voltar ao índice]

 

2. Qual será o calendário de reposição das aulas?

A Secretaria de Estado da Educação (SED) desenvolveu um conjunto de ações coordenadas envolvendo diferentes canais, ferramentas e processos para aplicação junto à rede estadual de ensino, a fim de prover atividades escolares não presenciais durante o período de isolamento. A criação dessa plataforma buscou a reposição de calendário para alcançar, com a maior abrangência possível, o universo dos 540 mil alunos de escolas estaduais durante o período de isolamento, considerando a necessidade do cumprimento de 800 horas-aula anuais. O debate envolveu, além da SED, o Ministério Público, a União Nacional dos Dirigentes Municipais de Educação (Undime), a Federação Catarinense de Municípios (Fecam) e o Conselho Estadual de Educação (CEE). [Voltar ao índice]

  

3. Como serão as atividades escolares não presenciais?

A estratégia da Secretaria atende a alunos e professores com e sem acesso à internet residencial, combinando formação docente on-line para a adaptação de planos de ensino e uso de ferramentas, site de Recursos Digitais de Aprendizagem da secretaria, banco de cursos e aulas a distância de parceiros e uso de mídias sociais e outros canais já aderidos pelo professor.

A Secretaria de Educação promoveu a enturmação on-line, que é a organização no ambiente virtual das turmas que já existem nas escolas estaduais, possibilitando o encontro entre os alunos e seus professores na plataforma digital Google Sala de Aula. Nessa modalidade, os professores irão adequar seus planos de aula para realizar atividades não presenciais, que podem ser em formato de vídeos, videoconferências, formulários de questões, texto, chats, entre outras iniciativas. O uso de grupos de whatsapp, blogs, mídias sociais, aplicativos e outros recursos também pode fazer parte das atividades para melhorar a interação com os alunos. Avaliações e informes de conteúdo têm as aplicações Professor Online e Estudante Online como base, aplicações já existentes e utilizadas pela comunidade escolar. [Voltar ao índice]

 

4. O que são os Recursos Digitais de Aprendizagem?

Trata-se de uma nova área no site da SED, elaborada pelos técnicos com atividades, orientações e estímulo à aprendizagem em família, como dicas de leitura, filmes, games e solução de problemas, para ocupar de forma produtiva o tempo que os estudantes passarão em casa. A proposta é fornecer alternativas de estudo para orientar os pais e atender os estudantes durante o período de distanciamento social. As atividades propostas têm como objetivo complementar os conteúdos previstos nos planos de ensino dos professores e não serão consideradas como horas-aula no calendário letivo de 2020. [Voltar ao índice]

 

5. Como acessar a plataforma do Google Sala de Aula?

Para acessar o Google Sala de Aula, os alunos e professores podem clicar no menu “Google Apps” no canto direito superior da tela quando estiver no Gmail ou acessar diretamente pelo link. Após entrar na plataforma, o aluno já estará cadastrado na turma com os colegas e o professor terá acesso a todas as turmas e alunos para os quais leciona, então não há necessidade de criar uma nova sala de aula. [Voltar ao índice]

 

6. Caso o aluno não tenha acesso a computador e/ou internet, como os responsáveis devem proceder?

Para alunos da rede estadual sem acesso à internet será realizada a entrega de material impresso. As apostilas com as atividades preparadas pelo professor serão distribuídas ao aluno, pais ou responsáveis em datas e horas agendadas, com um prazo para a entrega na escola. Disparo de mensagens em SMS e um número 0800 para dúvidas, sobre a busca de conteúdos impressos por região, completam o atendimento a esses alunos. [Voltar ao índice]

 

 

7. Como será feito o controle da frequência do aluno?

A frequência dos alunos será registrada no retorno das aulas presenciais, de acordo com a realização das atividades não-presenciais sob orientação do professor, no prazo estabelecido.  [Voltar ao índice]

8. Como os alunos serão avaliados?

A avaliação do conteúdo estudado nas atividades escolares não presenciais ficará a critério do planejamento elaborado pelo docente, podendo ser objeto de avaliação presencial posterior, bem como ser atribuída nota ou conceito à atividade específica realizada no período não presencial. Dessa forma, a Secretaria de Estado de Educação esclarece que compete ao professor definir como serão seus processos avaliativos, com base nos objetivos de aprendizagem. [Voltar ao índice]

 

9. Qual papel da comunidade escolar neste período?

Pais, responsáveis e alunos: devem preparar-se para o início das atividades não presenciais no dia 06/04, a partir de comunicados que serão emitidos por meio de todos os canais de comunicação utilizados pela Secretaria de Estado da Educação. Devem ainda acessar os canais indicados (Google for Education, Estudante Online ou telefone 0800) para instruções dos professores e acesso aos conteúdos de internet.

Professor: Tem papel fundamental pois elabora planos de aula para realização das atividades não presenciais, com materiais de apoio ao estudante. Deve disponibilizar atividades semanalmente tanto nas plataformas on-line sugeridas pela SED quanto enviá-las à escola para entrega impressa a alunos sem acesso à internet. Também será responsável por interagir com os alunos e realizar as avaliações das atividades propostas, notificando a escola sobre os alunos que não estão acessando os materiais disponibilizados.

Escola: Deve disponibilizar atendimento presencial para entrega/coleta dos materiais e identificar os professores sem acesso a computador e internet residenciais, provendo estrutura física para que participem das capacitações e elaborem semanalmente os planos de aula. Também é responsável por organizar com a coordenadoria regional o calendário de entrega de atividades impressas a alunos sem acesso à internet, distribuindo-as e coletando na semana seguinte para os professores. Por fim, deve fazer a busca de alunos que não estão respondendo a nenhum tipo de atividade e organizar as atividades para os estudantes que não participarem por nenhuma das alternativas apresentadas.

Coordenadoria Regional de Educação: É a responsável por prover a formação de gestores e professores oferecida pela SED com apoio do Núcleo de Tecnologias Educacionais, deve concentrar as informações sobre a distribuição de materiais impressos para cada escola e realizar o atendimento de ligações do 0800.  [Voltar ao índice]

 

 

10. A rede estadual de ensino está realizando matrículas e transferências de alunos?

A partir do dia 20/04 estão autorizadas matrículas e transferências de alunos entre as unidades escolares da rede estadual e entre outras redes, desde que haja vaga na escola desejada. A unidade escolar deverá organizar a melhor maneira de receber os documentos necessários. Caso eles sejam enviados de forma digital pelo e-mail institucional da escola, os pais ou responsáveis devem apresentar os documentos originais assim que ocorrer o retorno das atividades presenciais. Em caso de dúvidas, acesse o canal de atendimento da rede estadual de ensino de Santa Catarina, por meio do telefone 0800 644 7890, criado para orientar e tirar dúvidas de estudantes e responsáveis, no horário entre 12h30 e 19h, seguindo a jornada de trabalho das coordenadorias regionais de educação.

 

  

11. Como fica a atuação dos servidores da Educação?

Professores iniciaram as formações online no dia 02/04, mesma data em que as escolas começam a retomar o contato com seus alunos para começar gradativamente as atividades não presencias com os alunos a partir do dia 06/04.

Servidores administrativos do órgão central e das Coordenadorias Regionais de Educação permanecem em atividade, mas o trabalho é remoto, podendo haver casos excepcionais, de acordo com demandas eventuais. Os servidores poderão acessar o sistema remotamente durante o período de isolamento social.

Trabalhadores contratados por empresas terceirizadas que atuam para a Secretaria de Estado da Educação também pararam as atividades. Da mesma forma, os contratados por Associações de Pais e Professores (APPs). A atuação da vigilância patrimonial será mantida. [Voltar ao índice]

 

12. A Secretaria está fazendo atendimentos presenciais ao público externo?

A Secretaria de Estado da Educação estabeleceu medidas de agendamento para o atendimento presencial ao público externo no prédio do órgão central, em Florianópolis. Estão incluídos nas demandas externas serviços como o protocolo geral, equivalência de estudos, certidão de tempo de contribuição, aposentadoria, entre outros. A medida busca reduzir a possibilidade de contágio do Coronavírus.
O atendimento deverá ser solicitado pelo e-mail: Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.. A mensagem eletrônica deverá relatar o assunto a ser tratado no atendimento e um telefone para contato. A SED retornará ao solicitante, marcando data, horário e orientações para que o cidadão compareça ao atendimento presencial. [Voltar ao índice]

 

13. Como fica a alimentação escolar dos alunos em vulnerabilidade social?

A primeira etapa de entrega de kits de alimentação escolar foi realizada entre 16 de abril e 8 de maio, contemplando 50 mil alunos em todo o estado, que receberam a alimentação já adquirida e disponível em estoque. A SED realizou, no dia 22 de maio, o pregão eletrônico para contratação da empresa que fará a separação dos kits da segunda etapa de entrega, abrangendo todos os alunos da rede. Agora o processo está em fase de recursos e a SED está acompanhando o prazo que as empresas participantes têm para se manifestar. Assim que a contratação for efetivada os calendários serão divulgados para cada um dos 548 pontos de entrega.

A aquisição de produtos da agricultura familiar para a alimentação escolar no período de suspensão das aulas têm investimentos do Programa Nacional de Alimentação Escolar (PNAE) e complementação com recursos próprios do Governo do Estado. Em caso de dúvidas, acesse o canal de atendimento da rede estadual de ensino de Santa Catarina, por meio do telefone 0800 644 7890, criado para orientar e tirar dúvidas de estudantes e responsáveis, no horário entre 12h30 e 19h, seguindo a jornada de trabalho das coordenadorias regionais de educação. [Voltar ao índice]

 

14. Como fica a segurança nas escolas estando elas fechadas?

Os vigilantes contratados estarão nos postos de trabalho. O gestor escolar precisa, ao fechar a escola nesse período, verificar o funcionamento correto do alarme, para reduzir a possibilidade de ocorrências. [Voltar ao índice]

 

15. Como ficam os serviços de manutenção que haviam iniciado?

Os serviços e obras que estavam sendo executados, como capina e roçada, podem ser mantidos, conforme o decreto do Governo que permite a execução de obras públicas. [Voltar ao índice]

 

16. As escolas estaduais podem abrir?

A portaria nº 233/2020, da Secretaria de Estado da Saúde, autorizou a partir do dia 08 de abril, o funcionamento e o acesso restritos às unidades escolares de rede pública estadual de ensino e das Coordenadorias Regionais de Educação, exclusivamente para as seguintes atividades: disponibilizar acesso à internet e a computadores aos alunos matriculados e a professores da rede pública estadual que eventualmente o necessitem; realizar a entrega de material escolar e alimentos aos alunos da rede pública estadual, seus pais ou responsáveis; realizar a chamada e admissão de pessoal em caráter temporário; realizar limpeza, conservação e manutenção dos ambientes. A abertura dos referidos órgãos deve se restringir ao estritamente necessário e fica condicionada ao cumprimento de diversas medidas para evitar a transmissão do Coronavírus. [Voltar ao índice]

 


 

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