SED – Secretaria de Estado da Educação

logo-sc

VOCÊ ESTÁ EM

ALIMENTAÇÃO ESCOLAR

  1. Home
  2. /
  3. Pais, Alunos e Comunidade
  4. /
  5. Alimentação Escolar

ALIMENTAÇÃO

ESCOLAR

A alimentação escolar no Estado de Santa Catarina conta com cardápios para escolas geridas por autogestão e terceirizada, cuidadosamente planejados por nutricionistas para atender às necessidades nutricionais dos alunos durante todo o período de permanência na Unidade de Ensino. Neste sentido, a Alimentação Escolar está em concordância com a Estratégia Global para a Promoção da Alimentação Saudável, Atividade Física e Saúde da Organização Mundial da Saúde (2004), com as diretrizes do Programa Nacional de Alimentação Escolar (PNAE/FNDE) bem como toda legislação vigente.

Os cardápios são calculados e determinados de forma a possibilitar autonomia dos escolares, tendo a Educação Alimentar e Nutricional (EAN) como cerne desse processo de ensino e aprendizado, promovendo o autocuidado através de escolhas que sejam mais saudáveis e sustentáveis. 

A Alimentação Escolar visa garantir o Direito Humano à Alimentação Adequada (DHAA) e a Soberania e Segurança Alimentar e Nutricional (SSAN), respeitando as escolhas e perspectivas individuais de alimentação. Há uma variedade de alimentos, selecionados e preparados para possibilitar tanto a satisfação das necessidades nutricionais do escolar no período, quanto para permitir que cada um exerça seu direito de escolha sobre o que lhe é ofertado.

LEGISLAÇÃO

AGRICULTURA FAMILIAR

CARDÁPIOS

→ CARDÁPIOS NAE – Março 2024

Lote 4 - Chapecó, Dionísio Cerqueira, Itapiranga, Maravilha, Palmitos, Quilombo, São Lourenço do Oeste, São Miguel do Oeste, Seara e Xanxerê
Lote 6 - Caçador, Canoinhas, Curitibanos, Ibirama, Rio do Sul e Taió
Lote 7 - Campos Novos, Concórdia, Ituporanga, Joaçaba, Lages, São Joaquim e Videira

PROGRAMA NACIONAL DE ALIMENTAÇÃO ESCOLAR - PNAE

CONSELHO ESTADUAL DE ALIMENTAÇÃO ESCOLAR - CEAE

CONSULTAS

PRODENE

SISTEMA DE ALIMENTAÇÃO ESCOLAR - SISGESC

Mais informações sobre Alimentação Escolar:
Gerência de Alimentação Escolar (GEALI) vinculada à Diretoria de Ensino
Telefone: (48) 3664 0334
Email: nutricao@sed.sc.gov.br

ACESSO

RÁPIDO

PROGRAMAS E
PROJETOS

INFORMAÇÕES
EDUCACIONAIS

Page Reader Press Enter to Read Page Content Out Loud Press Enter to Pause or Restart Reading Page Content Out Loud Press Enter to Stop Reading Page Content Out Loud Screen Reader Support