Santa Catarina Secretaria de Estado da Educação
EEB Elisa Claudio de Aguiar.jpg
  • Banner
Ensinar é se preocupar com o hoje e o amanhã PDF Imprimir E-mail
Seg, 21 de Março de 2016 17:37

Conheça no Nossa Escola, Nosso Futuro os 5 programas que estão mudando o ensino catarinense

GESTÃO ESCOLAR 

261X350 GESTAO EP 5

A diretoria é uma das funções mais importantes na escola. Em 2015 foram apresentados a comunidade escolar os planos de gestão que permitiram a escolha dos diretores de cada uma das escolas estaduais catarinenses.    

Alunos deixaram a sala de aula, pais marcaram presença na escola, professores trocaram o quadro pela cédula e servidores deixaram de lado o trabalho por alguns minutos: tudo por um bom motivo. Todos tiveram a honra de exercer seu direito ao voto e participar democraticamente da escolha do Plano de Gestão Escolar.

Após um longo processo de produção, aprovação, apresentação e votação do Plano de Gestão, o autor do documento mais votado se tornou o diretor da escola. Um processo que criou uma maior proximidade e respeito entre a comunidade, os alunos e gestão das instituições.

Assine nosso canal no YouTube e fique por dentro desse e de outros programas do Estado.

Assista ao vídeo e conheça mais sobre o Pacto pela Educação: Episódio 5 - Gestão Escolar


 

APERFEIÇOAMENTO PROFESSORES

Com mais de 20 mil professores efetivos e, atualmente 9 mil professores Admitidos em Carater Temporário (ACT), a Secretaria de Estado da Educação (SED) investe anualmente em formação inicial e continuada, além de licença para mestrado e doutorado. A Política de Formação da SED prevê 40 horas anuais de aprimoramento profissional aos professores e profissionais da educação.

Em parceria das Gerências Regionais de Educação (Gereds) são realizadas as Formação Continuadas Descentralizadas, com foco nas diferentes áreas, como: Educação Especial, Indígena, Quilombola e Ensino Religioso. Em 2016, a prioridade das formações é a discussão sobre a atualização da Proposta Curricular catarinense e a Base Nacional Curricular Comum (BNCC). Além dessa, as Gereds tem autonomia para realizar outros cursos.

Por meio do Programa Nacional de Alfabetização na Idade Certa (PNAIC) professores do ensino fundamental anos iniciais renovam seus conhecimentos e aprimoram seus trabalhos em prol da alfabetização aos 6 anos. O Programa Nacional de Fortalecimento do Ensino Médio (PNEM) prevê a formação dos professores na última etapa da educação básica.

Em 2016, quem também receberá formação são os diretores. O curso de Gestão Escolar terá encontros presenciais, em cinco polos envolvendo os diretores de escolas de todas as Regionais, e conteúdo a distância. O objetivo é aprimorar os trabalhos dos diretores que atuam na educação catarinense, melhorando os indicadores educacionais do Estado.

Outra ação muito importante desenvolvida para incentivar os professores a seguirem os seus estudos é o afastamento remunerado para professores que quiserem cursar pós-graduação, nos níveis de mestrado e doutorado. Desde 2014, o edital é lançado anualmente no mês de outubro. Podem participar do processo seletivo os servidores pertencentes ao quadro do magistério público estadual, ocupantes de cargo efetivo de professor e de consultor educacional, lotados no âmbito da Secretaria de Estado da Educação.

Além da melhoria do trabalho em sala de aula e do desempenho dos estudantes, outro benefício é a progressão funcional. A cada 120 horas de formação no período de 3 anos, o profissional da educação progride uma letra e, com isso, tem aumento salarial.

Assista o vídeo e conheça mais sobre o trabalho de formação dos professores: Episódio 4: Aperfeiçoamento do professor


 REFORÇO ESCOLAR

REFORCO EP 3

Nem todo o aluno tem o mesmo ritmo de aprendizagem e desenvolvimento. pensando nisso a Secretaria de Estado da Educação desenvolve desde 2013 o Programa Novas Oportunidades de Aprendizagem (PENOA).

O PENOA atende alunos do 3º ao 8º ano do Ensino Fundamental e do 1º do Ensino Médio que apresentam lacunas de conhecimento no processo de leitura, produção textual oral e escrita e cálculo. Só em 2015, o programa recebeu mais de 21 mil estudantes.

Com o apoio de professores capacitados e uma didática envolvente, o PENOA vem garantindo que os alunos consigam superar as defasagens de conteúdo apresentadas em Língua Portuguesa e Matemática, e se manter em dia com o currículo escolar.

Assine nosso canal no YouTube e fique por dentro desse e de outros programas do Estado.

Assista ao vídeo e conheça mais sobre o Pacto pela Educação: Episódio 3 - Reforço Escolar


 INFRAESTRUTURA

infraestrutura

Manter as 1.092 escolas da rede pública estadual bonitas não é tarefa fácil. Muitas unidades escolares são centenárias e a manutenção dos espaços físicos requer grandes investimentos. Por isso, o Governo do Estado foi buscar recurso externo para garantir a manutenção e construção de novas unidades escolares em Santa Catarina.

Com investimento de mais de R$ 600 milhões as escolas estão ganhando cara nova. Estão sendo construídas 30 novas escolas de Ensino Médio e mais oito Centros de Educação Profissional (CEDUPs). Os espaços são amplos e contam com laboratórios, auditórios, refeitórios, biblioteca e modernas salas de aula.

O esporte também está em evidência com a construção de quadras e coberturas de quadras, além de um importante Complexo Esportivo.

As escolas que já tem a sua história também recebem atenção especial. Por meio da revitalização e ampliação as unidades estão com cara nova e os alunos ainda mais felizes em ir para escola.

Conheça as escolas que já estão prontas e as que estão com obras . Clique aqui

Assista ao vídeo e conheça mais sobre o Pacto pela Educação: Episódio 2 - Infraestrutura


ESTUDANTE ON-LINE

estudante-on-line2

A presença dos pais ou responsáveis na vida escolar dos filhos é fundamental para o bom desempenho dos alunos em sala de aula. Verificar periodicamente as notas e a frequência, além de acompanhar a agenda de atividades na escola se tornou mais simples, rápido e fácil com o Estudante Online (estudanteonline.sed.sc.gov.br).

A ferramenta pode ser acessada pelo estudante e seu responsável por meio do número de matrícula e dados pessoais do aluno. No Estudante On-line é possível acompanhar o boletim e as faltas, e ainda imprimir documentos como histórico escolar, declaração da matrícula e atestado de frequência.

Por meio do completo acompanhamento da vida escolar dos estudantes catarinenses, será possível contribuir com a melhoria da educação no nosso Estado.

Assista o vídeo e conheça mais sobre o Estudante On-line: Episódio 1: Estudante On-line

Sabemos que ainda tem muita coisa para ser feita e estamos trabalhando, porque investir em educação é investir em um futuro melhor.

 

Governo de Santa Catarina | Secretaria de Estado da Educação
Rua Antônio Luz, 111 | Centro | Florianópolis | SC | CEP 88010-410 | Telefone (48) 3664-0002 - (48) 3664-0003| sed@sed.sc.gov.br
Resolução mínima 1024x768 pixels