CIPA 1A Comissão Eleitoral da CIPA da Secretaria de Estado da Educação está recebendo até esta quinta-feira, 21, as inscrições dos candidatos que desejam participar da Comissão Interna de Prevenção de Acidentes – CIPA. Podem concorrer servidores efetivos em atividade que trabalham no órgão central da secretaria. As eleições ocorrem no dia 5 de dezembro no hall do prédio e serão eleitos um representante titular e um suplente. Outros dois membros, um titular e um suplente, serão designados pela SED.

1 2A Secretaria de Estado da Educação (SED) iniciou nesta segunda-feira, 18, em Florianópolis, o treinamento para uso da lousa digital na sala de aula. A capacitação será ministrada ao longo da quinzena, no Instituto Estadual de Educação (IEE), para profissionais dos Núcleos de Tecnologias Educacionais (NTEs) das 36 regiões do Estado.

SeminárioO Seminário Conectando Boas Práticas acontece no mês de novembro em duas cidades catarinenses, Criciúma e Joinville. Organizado pela rede Conectando Saberes, ele tem como objetivo reunir atividades pedagógicas que tiveram um bom resultado em sala de aula, além de promover o enriquecimento do ensino e a valorização do professor. Em seu primeiro ano, o seminário teve cerca de sete mil iniciativas inscritas em todo o Brasil. Serão selecionadas e apresentadas dez práticas em cada localidade.

MakerNTE1Em matéria divulgada no último dia 18 de outubro, a Secretaria de Estado da Educação anunciou que a EEB Zitta Flach, em Chapecó, será a primeira escola do Governo do Estado a ter o Espaço Maker. Foi pensando nisso que o Núcleo de Tecnologia Educacional da região desenvolveu a Formação Maker para seus professores.

120 escolas de sc que irao adotar o novo ensino medio em 2020 20191113 1151515101O Novo Ensino Médio será implementado a partir de 2020 em 120 escolas-piloto de Santa Catarina. O modelo tem uma carga horária maior, currículo mais flexível organizado por áreas do conhecimento, no lugar de disciplinas, e volta-se para necessidades, competências e habilidades essenciais a serem desenvolvidas pelo aluno.

1Nesta terça-feira, 12, o diretor de Enfrentamento de Violações aos Direitos da Criança e do Adolescente, vinculado ao Ministério da Mulher, da Família e dos Direitos Humanos (MMFDH), Clayton da Silva Bezerra, esteve na Secretaria de Estado da Educação (SED) para apresentar aos gestores o Programa do Governo Federal, Criança Protegida. Na ocasião, o diretor explicou que apenas 10% dos casos de abuso, no Brasil, são denunciados para os órgãos competentes. Por isso, é necessário fortalecer o Sistema de Garantia de Direitos e diagnosticar seus problemas para, assim, formular políticas públicas de prevenção dos casos.

imagem para matéria 18 a 22 novNa próxima semana o calendário 2020 de matrículas da rede estadual de ensino entra em uma nova fase. As matrículas para alunos novos estarão abertas de 18 a 22 de novembro de 2019. Serão disponibilizadas cerca de 150 mil vagas para toda rede, de um universo de 520 mil alunos, considerando os estudantes que se formam e abrem vagas.

consed BrasiliaO secretário de Estado da Educação de Santa Catarina, Natalino Uggioni, representou o Consed na reunião técnica realizada pela Unesco para apresentação de estudo sobre os impactos da Difusão da Inteligência Artificial na Educação Profissional. O evento aconteceu nesta sexta-feira, 08, na sede da UNESCO, em Brasília.

1. IBGE 2018Dados da Síntese de Indicadores Sociais (SIS) do IBGE divulgados nesta semana apontam que Santa Catarina foi o estado brasileiro com menor percentual de adolescentes de 15 a 17 anos que não frequentavam a escola (7,8%) em 2018. No Brasil, o percentual foi de 11,8%, ficando com o Acre a maior taxa (17,4%). Santa Catarina também registrou o menor índice nacional de pessoas entre 15 e 29 anos que não estudam nem estão ocupadas (14,1%), 0,6% menos do que em 2016 (14,7%). No Brasil, essa proporção foi de 23% e chegou a 37,2% no estado de Alagoas, por exemplo.

anchieta3Alunos, professores, pais, corpo técnico e gestores das escolas estaduais de Santa Catarina poderão responder, entre os dias 11 e 17 de novembro de 2019, a Avaliação Institucional realizada pela Secretaria de Estado da Educação (SED). O questionário, que está em sua segunda etapa, é totalmente on-line e tem como objetivo identificar os desafios em diferentes áreas de cada escola, a fim de se destacar os setores que precisam de melhorias.