Formação Empreendedora 2Os servidores da rede estadual de ensino começaram nesta terça-feira, 18, a formação para aplicar o Programa de Educação Empreendedora nas salas de aula. Os 35 educadores — entre professores, coordenadores pedagógicos e técnicos — serão capacitados pelo Sebrae durante os próximos três dias em Florianópolis. O termo de cooperação técnica foi assinado na manhã desta terça pelo secretário de Estado da Educação, Natalino Uggioni, e pelo diretor superintendente do Sebrae-SC, Carlos Henrique Ramos Fonseca.

Prêmio Inovação Fapesc

Chapecó é uma das cidades com mais participantes desta edição do Prêmio Inovação Catarinense - Professor Caspar Erich Stemmer, realizado pela Fundação de Amparo à Pesquisa e Inovação de Santa Catarina (Fapesc). Mas um detalhe chama a atenção: a maior parte dos candidatos são representantes de escolas públicas. São professores e alunos concorrendo nas categorias Professor Inovador e Jovem Inovador. O resultado será divulgado na próxima quarta-feira durante cerimônia em Florianópolis, a partir das 18h30.

Uniedu 4O governador Carlos Moisés e o secretário da Educação, Natalino Uggioni, anunciaram investimentos de R$ 206,4 milhões em 2020 para bolsas a estudantes de graduação, especialização, mestrado e doutorado pelo Programa de Bolsas Universitárias de Santa Catarina (Uniedu). No mesmo ato, realizado nesta segunda-feira, 17, em Florianópolis, foi apresentada a nova regulamentação do Uniedu, que vai permitir o atendimento de mais estudantes.

lutoA Secretaria de Estado da Educação (SED) manifesta profundo pesar pela perda dos jovens Wellington Felipe Alves de Araújo e Matheus Bueno de Andrade, 15 anos, ambos alunos do Ensino Médio na Escola de Educação Básica Ruth Lebarbechon, em Água Doce, que morreram após um acidente com a van em que viajavam, na BR-153, no mesmo município. O fato, ocorrido no final da tarde de sexta-feira, também vitimou o motorista da van, Adilson Pereira, 48 anos. A secretaria transmite condolências aos familiares e à comunidade escolar.

A perda da professora Claudia Regina da Costa, que atuava na EEB Professor Oswaldo Cabral, em São José, é sentida por toda a comunidade. Ela morreu no último sábado, após complicações em um procedimento cirúrgico. A Secretaria de Estado da Educação se solidariza com a família e a escola e manifesta os pêsames.

14-02 Curso ChapecóCerca de 20 professores e diretores que atuam em escolas indígenas da região de Chapecó participaram nesta semana de um seminário para debater os desafios da educação escolar indígena. O evento ocorreu na quarta-feira, 12, na sede da Unochapecó e contou com a presença da professora doutora Helena Alpini Rosa, servidora da Secretaria de Estado da Educação (SED).

PECIMA chamada para a primeira reunião de pais da EEB Professor Ângelo Cascaes Tancredo, nesta quinta-feira, 13, lotou o ginásio da escola de Palhoça que aderiu ao modelo cívico-militar proposto pelo MEC. O encontro foi o momento de a direção da escola apresentar para os responsáveis por 612 alunos o regulamento da unidade de ensino. Este foi o primeiro passo de uma série de ações que fazem parte da implementação do modelo, nesta e em mais duas escolas estaduais catarinenses.

Capa 2020 4Os professores que lecionam na educação básica da rede pública de ensino podem se inscrever para um curso de aperfeiçoamento de oito semanas no Canadá. O objetivo é que os docentes possam desenvolver projetos de intervenção pedagógica para aplicação em sala de aula. O curso é promovido pelo Colleges and Institutes Canada – CICan.

Capa 2020 3Estão abertas as inscrições para a 16ª Olimpíada Brasileira de Matemática das Escolas Públicas (OBMEP) de 2020. A competição envolve a participação de escolas das redes pública e privada de todo o país. As escolas devem fazer o cadastro dos estudantes mediante o preenchimento da ficha de inscrição, disponível na área restrita do site da OBMEP. Os estudantes que desejam participar da edição 2020 devem fazer a inscrição diretamente com o professor na escola. O prazo estende-se até as 23h59 do dia 20 de março.

IMG 0039A Secretaria de Estado da Educação (SED) recebeu representantes do Sindicato dos Trabalhadores em Educação (Sinte) para a primeira reunião de 2020, na tarde de segunda-feira, 10. O encontro realizado na Sala Bete Anderle teve como tema a reposição salarial para o magistério na rede estadual de ensino.

Novos Caminhos. 1As diretrizes nacionais para potencializar a educação profissional e tecnológica em Santa Catarina foram tema de uma reunião entre a Secretaria de Educação (SED) e representantes de coordenadorias regionais, realizada na tarde desta segunda-feira, 10, em Florianópolis. A partir de março, 2.150 vagas devem ser ofertadas em educação profissional em 18 cidades de SC, por meio do Programa Novos Caminhos.