TwitterFacebookYoutubeInstagram

04-12 Gerência de Educação de Xanxerê1 - pequenaNesta sexta-feira, 4, a Gerência de Educação da Secretaria de Desenvolvimento Regional (Gered) de Xanxerê encerrou as atividades do Pacto Nacional pela Alfabetização na Idade Certa, (PNAIC). Neste ano, os trabalhos começaram em julho com cerca de 50 professores, divididos em duas turmas.  O curso somou 80 horas, sendo 60 presenciais e 20 a distância.

De acordo com as tutoras das turmas, Jucela Pinotti e Kátia Colello, o objetivo principal do PNAIC é de alfabetizar as crianças até os oito anos de idade, ou seja, entre o primeiro, segundo e terceiro ano das séries iniciais do ensino fundamental.

“Nos últimos dois meses nós visitamos as escolas e a avaliação é positiva. Ainda temos algumas crianças que não se apropriaram do letramento e da alfabetização, mas são crianças que precisamos observar e acompanhar. Cerca de 90% dos alunos estão alfabetizados”, explica.

04-12 Gerência de Educação de Xanxerê2 - pequenaO trabalho com o PNAIC surgiu ainda em 2013 onde o foco foi linguagens. Em 2014, foram trabalhadas dinâmicas da matemática, neste ano os estudos estiveram em torno da interdisciplinaridade.

O gerente de Educação, Davi Vartha, e a integradora do ensino fundamental, Bernardete de Andrade, enfatizaram que o PNAIC tem apresentado resultados satisfatórios e que o Programa faz um convite para despertar nos alunos o interesse pelo aprender. Estão envolvidas cerca de 29 escolas e 1,6 mil alunos estão sendo contemplados com os resultados do PNAIC.