TwitterFacebookYoutubeInstagram

08-12 Educadores de Taió e região  - pequenaO evento, que reuniu 130 educadores da rede pública estadual, foi realizado no Campus da Unidavi, de Taió, na última sexta-feira, 04. O encontro foi organizado pela Gerência Regional de Educação (Gered) em parceria com as secretarias municipais de educação, e teve como finalidade encerrar o Programa realizado em 2015, em forma de palestras, envolvendo gestores, orientadores de estudos e professores alfabetizadores que participaram da formação durante o ano.

A servidora da Gered de Rio do Sul, Fabia Peron, ministrou uma palestra onde abordou a questão da importância do Pacto Nacional pela Alfabetização na Idade Certa (PNAIC), para melhoria da aprendizagem das crianças dos anos iniciais.

Conforme o gerente de Educação, Moacir de Melo, dentre as ações do PNAIC estão um conjunto integrado de programas, materiais e referências curriculares e pedagógicas, que são disponibilizados pelo Ministério da Educação (MEC) e que contribuem para a alfabetização e o letramento, tendo como eixo principal a formação continuada dos professores alfabetizadores.

08-12 Educadores de Taió e região2  - pequenaO secretário Regional, Tiago Maestri, ressaltou que além dos estudantes, o professor também sai ganhando, pois tem esse momento para se capacitar e poder repassar e aplicar esse conhecimento para o aluno. “O objetivo é que o processo de ensino aprendizagem aconteça e todo o conhecimento adquirido se aplique em sala de aula, trazendo bons resultados para os alunos que ficam mais motivados em aprender”, destacou.

O Pacto Nacional pela Alfabetização na Idade Certa é um acordo formal entre Governo Federal, estados e municípios, a fim de firmar o compromisso de alfabetizar crianças nas séries inicias do ensino fundamental. Isso quer dizer que até os oito anos de idade as crianças precisam ter a compreensão do funcionamento do sistema de escrita, a fluência da leitura e o domínio de estratégias de compreensão e de produção de textos escritos. As ações apoiam-se na formação continuada presencial para os professores alfabetizadores e seus orientadores de estudo, materiais didáticos e de apoio pedagógico, avaliações e gestão.