TwitterFacebookYoutubeInstagram

09-12 Aluna Raquel Kafer e professora Vera Girardi - pqnaOs vencedores catarinenses da 11ª Olimpíada Brasileira de Matemática (OBMEP), divulgados no último dia 27, receberão no total 2.763 prêmios, dentre eles se destacam 38 com medalhas de ouro, sendo que no ano passado foram apenas 22. Serão premiados também 94 vencedores com medalhas de prata, 253 bronze e 2.378 com menção honrosa. A competição tem como objetivos incentivar o estudo da matemática e revelar talentos de todo o Brasil.

Pelo terceiro ano consecutivo a aluna searaense, Raquel Amanda Kafer, é medalhista da Olimpíada Brasileira de Matemática das Escolas Públicas (OBMEP). A adolescente de 14 anos já foi medalha de bronze, prata e nesta edição conquistou a medalha de ouro (nível 2 - 8ª a 9ª séries), ficando em 7º no Estado e em 70º no âmbito nacional, dentre 17,9 milhões de inscritos. Foram inscritas 47,5 mil escolas de 5.538 cidades (o que corresponde a 99,48% dos municípios de todo o País).

09-12  Vinicius José Vicenzi EEB Pe Izidoro Benjamin Moro - pequenaOutro medalhista de ouro é o estudante Vinicius José Vicenzi, da EEB Pe. Izidoro Benjamin Moro, de Lindóia do Sul.

Raquel destaca que pretende continuar disputando a OBMEP nos próximos anos, durante o ensino médio. “Eu sempre gostei de números e de ajudar meus colegas nas lições. Quero ser professora de matemática”, declara a aluna.

A professora de matemática, Vera dos Santos Girardi, destaca que a evolução da aluna na competição é um exemplo e incentivo para os outros alunos da EEB Raimundo Corrêa. “Os alunos de todas as salas perguntam sobre a competição e como fazer para participar. Isso se tornou um grande incentivo à matemática”, explica.

Os 6.501 medalhistas da OBMEP 2015 serão convidados a participar do Programa de Iniciação Científica (PIC Jr.), que será realizado ao longo de 2016. Os prêmios serão entregues em 2016, em datas que serão divulgadas oportunamente pela Atividade do Instituto Nacional de Matemática Pura e Aplicadas IMPA.

Confira no site a relação de todos os vencedores http://www.obmep.org.br/.