TwitterFacebookYoutubeInstagram

Participaram da cerimônia 48 novos gestores escolares, que comandarão as escolas de 2016 a 2019

10-12 Diretores eleitos na rede estadual de ensino de Criciúma - pequenaSonia Horácio Laureano foi a representante dos 48 diretores eleitos da rede estadual de ensino na abrangência da 21ª Secretaria de Desenvolvimento Regional de Criciúma para  assinar, representando os demais, na última terça-feira, 8, o termo simbólico de posse da nova gestão. O evento, que reuniu todos os novos gestores, ocorreu na Associação Empresarial de Criciúma (ACIC).

A professora, que há dez anos trabalha como diretora, foi eleita para gerir a Escola de Educação Básica Dimer Pizzetti (EEB), de Içara. “Fico feliz de poder voltar, como gestora, à instituição em que sou efetiva. Ainda mais porque agora os diretores são escolhidos por meio de um voto de confiança dos pais, alunos e da comunidade escolar”, completa.

10-12 Diretores eleitos na rede estadual - pequenaAo todo, 48 novos gestores que tiveram seus planos aprovados iniciarão os trabalhos no dia 4 de janeiro de 2016, e permanecerão no cargo até 31 de dezembro de 2019. “É um momento ímpar na educação catarinense. A partir de agora, todos são convidados a acompanhar o desenvolvimento do Plano de Gestão escolhido para cada escola, e contribuir para que o dia a dia nas instituições de ensino fique cada vez melhor”, ressalta a gerente Regional de Educação de Criciúma, Jucilene Fernandes.

Entenda o processo

Com a publicação do Decreto SC nº 1.794, de 15 de outubro de 2013 e das alterações introduzidas pelo Decreto SC nº 243, de 1º de julho de 2015, o Governo do Estado inaugurou uma nova forma de eleição dos diretores escolares na rede estadual de ensino, por meio da seleção do Plano de Gestão Escolar (PGE).

De acordo com a gerente Regional de Educação, este novo processo possibilita mudanças de  paradigma de gestão, valorizando a participação da comunidade escolar no planejamento e na tomada de decisões, no aperfeiçoamento da gestão democrática e na transparência das ações pedagógicas e administrativas.

Em cada Gered foi formada uma comissão regional, que ficou responsável pelas orientações aos diretores de escolas e seus proponentes quanto ao processo de inscrição e escolha do PGE.

 De 3 a 8 de agosto aconteceram as inscrições e postagem do Plano de Gestão no Sistema SISGESC.  Em seguida, no dia 2 de outubro, foram publicados os Planos de Gestão e pareceres, elaborados pelos consultores contratados pela Secretaria de Estado da Educação.

De 5 de outubro a 16 de novembro, foram realizadas as defesas públicas dos PGEs nas escolas e comunidades escolares. Por fim, nos dias 26 e 27 de novembro, foram eleitos os planos com mais votos.