TwitterFacebookYoutubeInstagram

Começou nesta segunda-feira, dia 01, mais uma oportunidade de matrícula para alunos novos da rede estadual de ensino. Entre os principais critérios para a matrícula está o zoneamento em que o aluno deve ser inscrito na escola mais próxima da sua residência ou do trabalho dos pais. O prazo final de inscrições é sexta-feira, dia 05.

Os interessados devem procurar as unidades escolares munidos de documentação como a certidão de nascimento ou documentos de identidade, histórico escolar, atestado de vacina ou declaração dos pais/responsáveis do aluno assegurando estar em dia com a vacinação. Em caso de transferência, é preciso o atestado de frequência do estudante. Para alunos do ensino médio e Educação de Jovens e Adultos (CEJA), será necessária também uma cópia do CPF.

ADR Xanxerê

A Gerência de Educação (Gered), de Xanxerê, conta com 48 escolas. Destas, oito Escolas Indígenas Multisseriadas, três escolas em assentamentos, três escolas básicas indígenas e ainda o Centro de Educação de Jovens e Adultos (CEJA).

No ano passado a Gerência atendeu cerca de 15 mil alunos na rede estadual. A expectativa é que neste ano este número seja ainda maior. “Esperamos os alunos que não conseguiram vagas nas escolas que desejam, por conta do zoneamento, os alunos que vem da rede municipal de ensino e também aqueles que vem transferidos de outras regiões para residir em municípios que compreendem a nossa Regional”, explica o Gerente de Educação, Davi Vartha.

Davi considera ainda que todas as escolas estão aptas para o retorno, exceto a Escola de Educação Básica Neusa Lemos Marques que foi incorporada temporariamente a Escola de Educação Básica Joaquim Nabuco.

ACTs

Segundo o gerente,  nesta semana está sendo realizada a distribuição de aulas para os professores efetivos. A partir do final da semana, as escolas repassam à Gerência as vagas para Professores Admitidos em Caráter Temporário (ACT). “Essas vagas serão divulgadas para que os candidatos participem da escolha”, enfatiza.

A escolha das aulas está prevista para os dias 10,11 e 12 de fevereiro, no auditório da Escola de Educação Básica Presidente Artur da Costa e Silva, nos períodos da manhã e tarde. Já o contrato com os ACTs está previsto para o dia 17 de fevereiro, ou seja, na mesma data em que iniciam os professores efetivos. O retorno das aulas está marcado para o dia 22 de fevereiro.

Requisitos para ingresso na rede pública estadual

Ensino Fundamental

Criança com 6 anos a completar até 31 de março de 2016.

Ensino Médio e Educação Profissional

Ensino Médio e Cursos Técnicos Concomitantes ao Ensino Médio: alunos egressos do Ensino Fundamental.

Curso de Magistério: 1ª série: alunos egressos do Ensino Fundamental e 3ª série: alunos com 2ª série do Ensino Médio completo ou egressos do Ensino Médio

Curso Técnico Subsequente (pós-médio): alunos egressos do Ensino Médio ou matriculados na 3ª série do Ensino Médio.

Educação de Jovens e Adultos (EJA)

Ensino Fundamental: 15 anos completos no ato da matrícula.

Ensino Médio: 18 anos completos no ato da matrícula.

Calendário Escolar 2016

Início do ano letivo: 22 de fevereiro de 2016

Recesso escolar: 25 a 29 de julho de 2016

Término do ano letivo: 21 de dezembro de 2016