TwitterFacebookYoutubeInstagram

23-02 Formação Mais Cultura na Escola EEB Francisco Tolentin Thiago Marthendal 7 peqPor meio de uma parceria entre o Ministério da Educação (MEC), Organização das Nações Unidas para a Educação a Ciência e a Cultura (Unesco) e a Secretaria de Estado da Educação (SED), foi realizada nesta terça-feira, 23, o primeiro de uma série de encontros sobre o Programa Nacional de Formação em Educação e Cultura.

A reunião, realizada na EEB Francisco Tolentino, em São José, trouxe representantes de algumas das 56 escolas catarinenses que fazem parte do Programa Mais Cultura nas Escolas, organizado pelo MEC e o Ministério da Cultura (MINC). Os membros deste programa, em desenvolvimento desde 2013 e que promove ações nas escolas de integração pedagógica com experiências culturais e artísticas em desenvolvimento nas comunidades locais, farão parte de um grupo que irá nortear o desenvolvimento do novo Programa Nacional de Formação em Educação e Cultura.   

Segundo a representante da Unesco, Vanessa Louise, o objetivo dos ministérios da Cultura e Educação é dar incentivo e continuidade aos projetos já realizados pelos representantes nas escolas. “Pretendemos que a educação seja reconhecida como forma de criação de cultura, e que a cultura local seja incorporada ao dia a dia escolar”, destacou.

Além de reunir os educadores, o encontro promoveu um debate sobre quais serão os princípios político-pedagógicos que orientarão o programa e quais as metodologias que vão orientar e fundamentar as práticas formativas do programa. De acordo com a representante do MEC, Iara Duarte Lins, “os encontros, que terminam nesta quinta-feira, 25, vão culminar em um documento analítico para orientar a construção do Programa Nacional de Formação em Educação e Cultura”.