TwitterFacebookYoutubeInstagram

Seis professores da Universidade Estadual de Virgínia – Virginia Tech – chegam a Joinville nesta quinta-feira, 4, para desenvolver a capacitação do programa O Caráter Conta. Os educadores iniciam uma agenda de trabalho nas escolas das redes estadual e municipal além de contatos com entidades da sociedade civil organizada.

Nesta quinta-feira, às 10h30, a comitiva fará uma visita a Secretaria Municipal de Educação e na quinta-feira, 3, às 17 horas, uma visita a Agência de Desenvolvimento Regional (ADR) de Joinville.

O curso de capacitação para 250 professores das redes estadual e municipal de Joinville acontece na próxima semana, nos dias 7, 8, 10 e 11 de março. Desenvolvido em unidades de ensino desde 2004, O Caráter Conta tem sido responsável por diferentes iniciativas pedagógicas.

Seis pilares da formação da personalidade são trabalhados com as crianças e jovens: sinceridade, responsabilidade, zelo, senso de justiça e a cidadania. “O programa ajuda os educadores a desenvolver formas de fortalecer os valores éticos e que formam a personalidade”, explica Sonia Terezinha Paul, consultora educacional da Gerência Regional de Educação (Gered).

A coordenação do programa em Joinville é da educadora Susanna Bender, do Instituto de Estudos e Pesquisas Sociais (IEPES). O Tem apoio da Gerência Regional de Educação, da Secretaria Municipal de Educação, do Sindicato Patronal do Comércio Varejista de Joinville e Região, do Sindicato dos Empregados no Comércio de Joinville e Região e do Sicredi Empresarial.

Programação

A capacitação inicia na segunda-feira (7/3) e encerra na sexta-feira (11/3). O treinamento será desenvolvido no auditório da Faculdade Anhanguera, no bairro Glória, das 8h às17h30, com intervalo para almoço. O projeto é desenvolvido em escolas nos Estados Unidos, em países da América Central e, no Brasil, foi desenvolvido pelo Instituto Josephson de Ética.